quarta-feira, 25 de novembro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Aos 4 de julho ou Em 4 de julho?

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

A leitora Keylla de Carvalho Fontoura envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Qual é o correto usar: 'aos 4/5/15' ou 'em 4/5/15'?".

Envie sua dúvida


1) Uma leitora indaga, em síntese, qual é a forma correta de se dizer ou escrever: aos 4/5/15 ou em 4/5/15?

2) Na lição de Napoleão Mendes de Almeida, em nossos dias, diz-se, com naturalidade, "em julho" e "em 1789", e se pergunta "em que dia?", de modo que, para tal autor, não se fala "a julho", nem "a 1789", e não se pergunta "a que dia?". Por esses motivos, para ele, haver-se-á de dizer em catorze de julho, e não a catorze de julho.

2) Em sentido oposto, alinhando exemplo de Camilo Castelo Branco, assegura Vitório Bergo que a cinco de maio se trata de "legítima expressão portuguesa, equivalente a no dia cinco".

4) Eduardo Carlos Pereira, de igual modo, sem proceder a qualquer distinção, exemplifica com "aos vinte de janeiro". Esse mesmo autor acrescenta, em lição apropriada para os meios jurídicos, que "na linguagem forense se diz: Aos 24 dias do mês de abril".

5) Júlio Ribeiro, por seu lado, não apenas admite, e em mais de uma passagem, o uso da preposição a em tais casos, mas chega a preconizar a omissão do artigo (a 14 de março, a 18 de maio, a 2 de maio, a 4 de janeiro), acrescentando que, "quando se põe clara a palavra dias, também se usa do artigo: Aos doze dias do mês de janeiro".

6) Lembra Alfredo Gomes, sem condenação alguma e com aprovação implícita, ser "conhecida a 'fórmula própria de autos e processos judiciários e outros': aos dez dias do mês de abril do ano...".

7) Partindo de dois exemplos - "Fernando Pessoa nasceu a 13 de junho de 1888" e "Fernando Pessoa nasceu em 13 de junho de 1888" - observa Arnaldo Niskier, sem quaisquer comentários adicionais, que "as duas construções estão corretas".

8) E acrescenta também como possíveis duas outras: a) "... nasceu no dia 13 de junho"; b) "... nasceu aos 13 dias do mês de junho".

9) Ante as divergências entre os gramáticos, pelo vetusto princípio de que, na dúvida, há liberdade para o usuário, o melhor é ter como corretas todas as seguintes expressões: a) "Nasceu em 4 de julho"; b) "Nasceu a 4 de julho"; c) "Nasceu no dia 4 de julho"; d) "Nasceu aos 4 de julho"; e) "Nasceu aos 4 dias do mês de julho".

10) Respondendo diretamente à indagação da leitora, assim se resume a questão por ela posta: tanto é correto dizer e escrever "aos 4/5/15" como "em 4/5/15".

Atualizado em: 5/8/2020 08:37

COORDENAÇÃO

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.

Publicidade