COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Após de - É correta a expressão?

Após de - É correta a expressão?

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Atualizado às 07:53

A leitora Fabiana Menezes envia ao Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Olá, tenho uma dúvida em relação à expressão 'Após da morte'. Posso usá-la, ou devo dizer, necessariamente, 'Após a morte'?"

Envie sua dúvida


1) Uma leitora indaga se é correto usar a expressão após de, ou se deve, necessariamente, dizer e escrever apenas após.

2) Embora sejam expressões sinônimas quando se considera o significado, pode-se dizer que, por via de regra, após se constrói sem preposição, enquanto depois normalmente vem seguida da preposição de: (a) "Após o espetáculo, seguiu-se um acalorado debate"; (b) "Depois do espetáculo, seguiu-se um acalorado debate".

3) Embora pouco usada, porém, encontra-se, por vezes, entre os escritores eruditos, o emprego da palavra após seguida da preposição de: (a) "Corremos todos após da fortuna" (Dicionário Houaiss); (b) "O seu peito tremia, e ela estava pálida como após de uma longa noite sensual" (Álvares de Azevedo).

4) Por outro lado, em complementação, é oportuno dizer que, além de depois de, também se encontra entre os melhores autores, de modo intercambiável, a expressão depois que: "Como hei de eu, de hoje em diante, viver, depois que partires?" (Olavo Bilac).

5) Com essas considerações como premissas, volta-se para solucionar diretamente a dúvida posta pela leitora: como é de fácil percepção pelos exemplos dados, ao empregar a expressão após da morte, não está a referida usuária, por um lado, utilizando circunlóquio corriqueiro; mas, por outro lado, encontra-se ela totalmente amparada por exemplos de nossos melhores escritores, e, assim, não há o que inquinar de condenável em sua maneira de expressar-se.