COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. O mais tardar ou No mais tardar?

O mais tardar ou No mais tardar?

quarta-feira, 3 de março de 2021

Atualizado às 08:18

O leitor Ricardo Dalmaso Marques envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Encontrei em publicação específica o trecho 'no mais tardar na primeira semana de fevereiro', mas acho que o correto é 'o mais tardar', porque acredito que não existe 'no mais tardar'. Aguardo o pronunciamento do ilustre mestre".

Envie sua dúvida


 

1) Um leitor indaga, em síntese, qual das duas formas é a correta: (i) "No mais tardar na primeira semana de fevereiro..."; (ii) "O mais tardar na primeira semana de fevereiro...".

2) Entre os estudiosos e autores de maior conceito em nosso idioma, foi encontrado o emprego da expressão o mais tardar, mas não no mais tardar.

3) Apenas para ilustrar, Cândido Jucá Filho dá o seguinte exemplo de correção para a expressão o mais tardar: "Passarei por tua casa, o mais tardar para o mês que vem"1.

4) E o Dicionário Houaiss, defendendo também o emprego da mesma expressão, assim exemplifica: "Voltarei o mais tardar amanhã"2.

5) Nesse quadro, atendendo de modo específico à indagação do leitor, pode-se fazer a seguinte observação: (i) "No mais tardar na primeira semana de fevereiro..." (errado); (ii) "O mais tardar na primeira semana de fevereiro..." (correto).

__________

1 JUCÁ FILHO, Cândido. Dicionário Escolar das Dificulda­des da Língua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Fename - Fundação Nacional de Material Escolar, 1963, p 402.

2 HOUAISS, Antônio (Organizador). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ob­jetiva, 2001, p. 2.673.