COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Registar (existe?)

Registar (existe?)

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Atualizado em 10 de outubro de 2022 11:22

O leitor Edu Eder de Carvalho envia a seguinte mensagem ao autor de Gramatigalhas:

"Vendo um jogo do Campeonato Português de Futebol, havia uma propaganda de um canal da internet onde constava: 'Registe-se já'. É correto 'registe-se'?"

Envie sua dúvida


1) É importante anotar, mais uma vez, que a autoridade para listar as palavras oficialmente existentes em nosso léxico é o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras, órgão esse que tem a responsabilidade legal de controlar a existência de nossas palavras, em cumprimento à velha Lei Eduardo Ramos, de n. 726, de 8 de dezembro de 1900.

2) Isso significa, de um modo geral, que, se o VOLP traz determinado vocábulo como integrante de nosso idioma, então ele oficialmente existe para nós; em caso contrário, se não traz determinada palavra, não estamos autorizados a empregá-la na linguagem formal das petições, arrazoados e pareceres.

3) Com essas observações iniciais, é preciso dizer, de modo específico para o caso da consulta, que, a par de registrado, registrador, registradora, registrar, registrável e registro, o VOLP também traz como formas existentes em nosso léxico registado, registador, registadora, registar, registável e registo.1

4) Isso quer dizer que tais palavras sem o r existem em nosso idioma e apenas são variações daquelas com o r, delas sinônimas e passíveis de emprego normal, sem outras preocupações.

________

1Cf. Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Imprinta, 2004, p. 681.