COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Prevalente ou Prevalecente?

Prevalente ou Prevalecente?

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Atualizado em 10 de outubro de 2022 11:27

O leitor Marcelo Soeiro envia a seguinte mensagem ao autor de Gramatigalhas:

 

"Olá! Tenho a seguinte dúvida: ao expressarmos que uma tese doutrinária ou um entendimento jurisprudencial é o que prevalece, devemos falar que é prevalente ou prevalecente? Obrigado!"

Envie sua dúvida


1) A dúvida trazida pelo leitor diz respeito a saber qual a palavra correta para significar a qualidade daquilo que prevalece: prevalente ou prevalecente?

2) Para tanto, de início, é importante reiterar que a autoridade para listar as palavras oficialmente existentes em nosso léxico é o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras, órgão esse que tem a responsabilidade legal de controlar nosso vocabulário existente, em cumprimento à velha Lei Eduardo Ramos, de n. 726, de 8 de dezembro de 1900.

3) Isso significa, de um modo geral, que, se o VOLP não registra determinado vocábulo, não estamos autorizados a empregá-lo na linguagem formal das petições, arrazoados e pareceres. E tal autorização para seu emprego encontra-se exatamente na existência do referido vocábulo na lista do VOLP.

4) Com essas observações, é preciso dizer, de modo específico para o caso da consulta, que o VOLP, dá como existentes em nosso idioma tanto prevalente como prevalecente1, o que significa dizer que está autorizado o emprego de qualquer dos dois vocábulos na acepção pretendida.

____________

1Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Imprinta, 2004, p. 645.