sábado, 16 de janeiro de 2021

COLUNAS

Publicidade

Qualidade eminente ou qualidade iminente?

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O leitor Antônio de Souza Júnior envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

 

Em 13/2/08, o Migalhas 1.836 trouxe uma citação de Saint Hilaire Barthelemy assim escrita: "De todas as qualidades da alma, a mais iminente é a sabedoria, a mais útil é a prudência". Está certo iminente, ou seria eminente?

Envie sua dúvida


 

Qualidade eminente ou qualidade iminente?

 

1) Um leitor encontrou a seguinte citação de Saint Hilaire Barthelemy: "De todas as qualidades da alma, a mais iminente é a sabedoria, a mais útil é a prudência". E indaga se está correto iminente, ou se deveria ser eminente.

 

2) Em verdade, existem em português ambas as palavras - eminente e iminente. São chamadas palavras parônimas: têm grafia e pronúncia parecidas, mas seu significado é totalmente diverso. De mesma categoria são deferir e diferir, delatar e dilatar, eminência e iminência, flagrante e fragrante, infligir e infringir, ratificar e retificar, sortir e surtir, vultoso e vultuoso.

 

3) Pois bem: eminente significa alto, elevado, ilustre, importante, nobre, notável sublime. Ex.: "O eminente magistrado proferiu brilhante sentença".

 

4) iminente quer dizer imediato, prestes a ocorrer, provável, próximo. Exs.:

I) - "A prisão do réu estava iminente";

 

II) - "O possuidor, que tenha justo receio de ser molestado na posse, poderá impetrar ao juiz que o segure da violência iminente, cominando pena a quem lhe transgredir o preceito" (CC/1916, art. 501).

5) Com essas ponderações, torna-se ao exemplo trazido pelo leitor, em que o vocábulo discutido quer dizer elevado, importante, sublime:

I) - "De todas as qualidades da alma, a mais iminente é a sabedoria, a mais útil é a prudência" (errado);

 

II) - "De todas as qualidades da alma, a mais eminente é a sabedoria, a mais útil é a prudência" (correto).

6) Talvez em razão dos freqüentes equívocos no emprego de ambas, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, órgão oficialmente incumbido de determinar a existência e a grafia oficial das palavras em nosso idioma, mesmo fugindo a seu normal proceder e finalidade de apenas listar os termos pertencentes a nosso léxico, acaba por precisar a exata significação de ambos os vocábulos: eminente é alto, enquanto iminente significa próximo.1

_________

 

1-Cf. Academia Brasileira de Letras, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4. ed., 2004, Rio de Janeiro: Imprinta. P. 295 e 428.

______ 

Atualizado em: 19/2/2008 12:19

COORDENAÇÃO

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.

Publicidade