COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Esculpir ou insculpir?

Esculpir ou insculpir?

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Atualizado em 10 de outubro de 2022 14:54

O leitor Mario Henrique Jensen envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas :

"Caros colegas, Qual a diferença entre os verbos esculpir e insculpir ? Como posso escrever : 'Como está esculpido em nossa Constituição' ou 'Como está insculpido em nossa Constituição'. Obrigado."

Envie sua dúvida


1) Um leitor pergunta qual a forma correta entre os seguintes exemplos, quanto ao sentido figurado dos verbos esculpir e insculpir: I) Como está esculpido em nossa Constituição; II) Como está insculpido em nossa Constituição.

2) Veja-se, por primeiro, que tanto o esculpir como insculpir são verbos que se encontram registrados no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras1.

3) Ante tal fato, porque a ABL tem a delegação legal para listar no VOLP os vocábulos que existem oficialmente em nosso idioma, não pode haver dúvida acerca da existência oficial de ambas as palavras em nosso léxico, de modo que a solução do problema se faz por uma consulta ao dicionário, para verificação de seu real sentido.

4) Os dicionaristas dão a mesma origem a ambos os verbos e lhes conferem a ambos o mesmo sentido figurado de gravar, de inscrever. Exs.: I) "A vida de sofrimentos esculpiu um ar de derrota em seu rosto"; II) "Insculpiu-se um herói na estima do seu povo"2.

5) Ante tais ponderações, em resposta específica à indagação da consulta, pode-se dizer que estão corretos ambos os exemplos: I) Como está esculpido em nossa Constituição; II) Como está insculpido em nossa Constituição.

___________________

1Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Imprinta, 2004. p. 321 e 437.

2Cf. HOUAISS, Antônio, e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 1.212 e 1.623.