COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Por que o crescimento do número de pessoas físicas na B3 é uma ótima notícia?

Por que o crescimento do número de pessoas físicas na B3 é uma ótima notícia?

BTG Pactual

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Atualizado às 10:23

Nos últimos meses, um fenômeno digno de comemoração tem passado despercebido entre os participantes do mercado brasileiro: o crescimento avassalador da base de investidores pessoa física ativos na B3, que superou em maio a expressiva marca de 2,5 milhões.

O forte ritmo desta expansão chama muito a atenção, pois se até fevereiro ele era atribuído principalmente ao otimismo com o movimento generalizado de alta no mercado, de lá para cá ele continuou ganhando força durante o pior momento para as ações brasileiras das últimas décadas.

Em março, por exemplo, quando o Ibovespa despencou 29,9% e cravou a pior queda mensal desde 1998 por conta do estouro da crise do coronavírus, a base de CPFs registrados na B3 saltou 15% em relação a fevereiro.

Seja um investidor de ações no BTG Pactual digital e cuide melhor do seu patrimônio. Abra sua conta.

Como se não bastasse, entre março e abril os investidores individuais responderam pela entrada líquida de quase R$ 25 bilhões no mercado secundário de ações. O que significa que, para a pessoa física, as oportunidades abertas pelas fortes quedas no período superaram o medo de novas perdas no curto prazo.

Uma mudança abrupta de cenário que tem incentivado até o investidor de perfil mais conservador a sofisticar suas aplicações, a pensar mais no longo prazo e a montar uma carteira muito mais diversificada e balanceada, migrando parte de seus recursos para a renda variável.

Vale lembrar que os 2,5 milhões de investidores de ações no Brasil ainda respondem por pouco mais de 1% da população, enquanto nos Estados Unidos, que possuem o mercado mais desenvolvido do planeta, mais da metade dos habitantes investe nas Bolsas.

Para encerrar, Gabriel Casonato, analista do BTG Pactual digital, apresenta quatro motivos para você iniciar sua jornada na renda variável.

1 - As ações proporcionam a montagem de uma carteira diversificada e balanceada, atendendo as suas necessidades.

2 - Com as ações você pode ganhar duas vezes: quando o preço delas aumenta e quando elas pagam dividendos, que caem direto na sua conta.

3 - As ações contam com forte liquidez, ao contrário de boa parte das aplicações de renda fixa, que precisam ser carregadas até o vencimento para gerar o rendimento esperado.

4 - Esqueça aquela ideia antiga de que investir na Bolsa é só para milionários. Ela está ao alcance de todos, bastando abrir sua conta para começar a operar.

Investir em ações no BTG Pactual digital é ter a parceria do Maior Banco de Investimentos da América Latina. Você pode fazer tudo direto do app, sem sair de casa. Abra sua conta!

__________

Oferecimento BTG Pactual digital