segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

COLUNAS

Publicidade

Lites habent sua sidera ou Habent sua sidera lites

terça-feira, 19 de junho de 2012

 

Lites habent sua sidera ou Habent sua sidera lites

 

O migalheiro, Carlos Augusto Rodrigues, quer saber o significado da expressão "lites habent sua sidera" (também: "Habent sua sidera lites").


Primeiramente, vamos examinar seus termos :


"Lites" é o nominativo plural de "lis, litis", substantivo feminino que significa lide, processo. Sidera é o acusativo plural de sidus, sideris, substantivo neutro da 3ª declinação cujo significado é astro, estrela. Habent = têm.


Sua (acusativo plural de suum) = os seus, as suas.


Traduzindo: os processos (as lides) têm os seus astros.


Isto significaria que o resultado, a sorte dos processos dependeria das posições e conjunções astrais, pois já estaria "escrito nas estrelas", desde o ajuizamento. Uma espécie de maktub processual que poderia servir de explicação para os insucessos da causa, ou os cochilos do patrono. Mas, também, uma inegável deselegância para com os magistrados, postos, gratuitamente, à mercê de astrologias caseiras, de vidências e videntes.


Foi sob esse primeiro impacto que Calamandrei, mestre de todos nós, completou seu pensamento, justificadamente inflamado:

"...Mas você, jovem advogado, não se afeiçoe a esse mote de resignação imbele, debilitante como um narcótico; queime o papel em que o encontrar escrito e, quando aceitar uma causa que achar boa, ponha-se ardentemente ao trabalho, com a certeza de que quem tem fé na justiça sempre consegue, a despeito dos astrólogos, mudar o curso das estrelas" (Eles, os Juizes...", Martins Fontes, S.Paulo, 2000).

Sabe-se que, bem mais tarde, Calamandrei adota uma espécie de releitura de seu discurso, mas sem fazer um mea culpa, pois apenas lhe deus novos contornos.

 

__________

Atualizado em: 18/6/2012 10:02

COORDENAÇÃO

Silvio Teixeira Moreira foi desembargador do TJ/RJ, ex-promotor de Justiça do MP/SP, ex-professor de Latim e advogado criminal.

Publicidade