COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Lei 8.112/1990"

"Lei 8.112/1990"

quinta-feira, 10 de março de 2011

Atualizado em 2 de março de 2011 15:31


Lei 8.112/1990



 

 



Editora:
Campus Elsevier - Campus Jurídico
Autores: Lenildo Thürler e Carmen Becker
Páginas: 376

 

 


O livro busca fornecer, para o concursando, a matéria referente aos artigos 37 a 42 da Constituição Federal, bem como da Lei que lhe dá nome, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União. É aplicação de método de estudo desenvolvido para outra disciplina - legislação do SUS - para essa seara, valendo-se principalmente de atividade mnemônica.

A matéria está dividida em 21 lições curtas, de cerca de 15 minutos cada uma - que constam também de um áudio que deverá ser executado durante a leitura (conteúdos idênticos). A proposta dos autores é que cada lição seja "estudada" por cinco dias consecutivos, conforme roteiro que apresentam, para que só depois o candidato passe para a lição seguinte. Serão, portanto, 21 semanas de estudo. As lições são compostas de texto de lei para serem lidos e ouvidos, seguidos de questões de concursos públicos cuja solução depende do conhecimento daqueles artigos legais.

Em apenas uma das lições há notas e comentários dos autores. Assim, vemos na 15ª lição, dedicada aos artigos 127 a 132 da Lei, pormenores como os requisitos formais do ato de imposição de penalidade e cada uma das nuances que distinguem as diferentes espécies de pena. Além do esquema de estudo proposto, a contribuição "autoral" vem encartada no capítulo final, destinado ao "gabarito comentado", em que aí sim as soluções às questões trazidas são amplamente discutidas.

A cada lição, os autores posicionaram duas epígrafes diferentes devotadas a infundir ânimo nos candidatos, das quais transcrevemos uma amostra: "Enquanto você não se der valor, não valorizará seu tempo. Enquanto não der valor ao tempo, não fará nada de importante."; "Sucesso parece ser em grande parte uma questão de continuar depois que outros desistiram"; "Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo."

Parece-nos formato adequado à meta proposta.

______________

 Ganhador :

Rodrigo Thomazinho Comar, de Londrina/PR

_________________

Adquira já o seu :












_______________