COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Criminologia Integrada"

"Criminologia Integrada"

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Atualizado em 6 de abril de 2011 13:20


Criminologia Integrada - 3ª edição

 

 

 








Editora:
Fórum
Autor: Sidney Bittencourt

Páginas: 309

 

 

 

 

 

 

O itinerário cumprido pelo trabalho leva em conta que na base do interesse científico pela etiologia (determinação das causas e origens) do delito encontram-se indagações a respeito da criminalidade tanto como fenômeno coletivo como manifestação pessoal, envolvendo e inter-relacionando circunstâncias e sentimentos.

Na intenção de delimitar o tema, os autores afirmam que o homem é chamado, constantemente, a decidir entre o bem e o mal; à Criminologia interessa, pois, entender todos os fatores que o levam a optar, muitas vezes, pelo mal contido no crime.

Para a defesa da natureza humana como boa ou má, poderiam ser listados nomes respeitáveis nos dois lados. Contudo, conforme esclarece o texto, a explicação para o crime não se contenta com classificar todos os seres humanos "numa única direção", mas ater-se "nas experiências de suas vidas inteiras, que variam amplamente de uma pessoa para outra", relacionando-as sempre com o ambiente em que formaram sua personalidade. Nesse intuito, ensinam que a Criminologia deve valer-se de método ao mesmo tempo biológico (e aqui cabe destacar o grande avanço dos estudos na área da Endocrinologia na formação da vida psíquica do indivíduo) e sociológico, evitando o equívoco da "medicinização" ou "sociologização" unilaterais.

É curioso notar a afirmação dos autores de que muitas das causas que levam à opção individual pelo crime são desconhecidas até a ocorrência do ato criminoso, o que só faz aumentar a importância do estudo a que se propõem - sim, pois a Criminologia em que creem e que defendem não é ciência resignada, mera dissecação do que já ocorreu. Ao contrário, compartilha com o Direito Penal uma finalidade maior, "o embate contra o crime e a recuperação do delinquente".

Assim, a par de tratar de temas obrigatórios como a criminologia clínica (todas as formas de patologia e distúrbios comportamentais), de sua relação com a genética, da caracteriologia (ramo da psicologia que define e classifica o caráter do homem), a obra debruça-se também sobre as possibilidades de prevenção do delito, a reincidência criminal, a regeneração dos criminosos, os fatores exógenos e as causas sociais da criminalidade.

Em uma palavra, diz-se que é obra séria.

______________

 Ganhadora :

Renata de Oliveira Bassetto Ruiz, de Águas de Santa Bárbara/SP


_________________

Adquira já o seu :












_______________