COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Como se preparar para concursos públicos"

"Como se preparar para concursos públicos"

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Atualizado em 20 de fevereiro de 2013 15:17


Como se preparar para concursos públicos









Editora:
Atlas
Autora: Maria Rosa Fiorelli
Páginas: 106








Inteligência, competência e dedicação não são suficientes para a aprovação em concursos, sustenta a autora, cuja expertise vem da área de Psicologia, mas não se restringe à análise clínico-comportamental dos concurseiros (o que por si só já ofereceria grande contribuição): congrega, em seu currículo, a experiência como conciliadora e mediadora em varas cíveis e de família na comarca de Sorocaba, SP.

O pequeno guia em comento constrói-se sobre a ideia de preparação para concursos como um empreendimento individual, e em síntese, propõe o seguinte roteiro:

1. Planejamento - Para o primeiro passo, o candidato deve guiar-se pela pergunta Qual o nível de dificuldade que estou disposto a enfrentar?, para em seguida examinar o conteúdo dos editais para os cargos pretendidos e o material didático disponível acerca daqueles tópicos. Definido o objetivo, é necessário traçar o tempo disponível para o projeto, o que obrigatoriamente vai remetê-lo ao tópico abaixo.

2. Investimento - não há planejamento que resista à falta de recursos financeiros; portanto, antes de começar a estudar certifique-se de que terá os meios necessários à execução do objetivo proposto. O cálculo deve envolver o gasto com materiais, inscrições, eventuais viagens para execução das provas e, claro, manutenção pessoal, caso tenha optado por dedicar-se à preparação em tempo integral.

3. Dedicação - "Acredite, estudar é um costume!", todos têm a possibilidade de organizar-se pelo método proposto, que se inicia com a organização do material, passa pela divisão do tempo e alcança dicas para o estudo, propriamente.

4. Autoavaliação permanente - consiste em pôr os conhecimentos à prova à medida que os conteúdos vão sendo estudados, a fim de obter percepção do progresso e das necessidades ainda pendentes; servirá, ainda, para eventuais ajustes no ritmo do estudo.

5. Persistência - nem todo mundo a possui naturalmente, mas a boa nova é que também é possível ser desenvolvida! Para tanto, a autora recomenda duas estratégias básicas: fugir de tudo o que possa trazer desânimo (incluindo opiniões do tipo "nossa, mas tem que estudar muito"; "você é tão jovem, vá se divertir", etc.) e concentrar-se no concurso, evitando programas que atrapalhem o ritmo de estudo. Aqui, vale ouvi-la:

A partir do momento em que você decidir participar de um concurso público, concentre-se nele. Viva para ele. Pense na felicidade que a classificação lhe trará.

__________

Ganhador :

Jaime Léo Ricachenevsky Martines Soares, advogado em Porto Alegre/RS

__________

_________

Adquira já um exemplar :


__________