domingo, 24 de janeiro de 2021

COLUNAS

Publicidade

"Direito Constitucional" - Editora Del Rey

sexta-feira, 13 de julho de 2007

  • Direito Constitucional - Teoria do Estado e da Constituição

Editora Del Rey
Edição:
13a - 2007
Autor: Kildare Gonçalves Carvalho

Págs :
1.231

Nós, leitores, somos marcados por nossas primeiras leituras, responsáveis por nos introduzir no maravilhoso mundo do conhecimento e do deleite. Assim ocorre no campo das leituras-entretenimento, mas também no âmbito das leituras técnicas, científicas.

É com a certeza de estar diante de um bom livro para estudos iniciais que vemos chegar ao mercado a 13ª edição da festejada obra Direito Constitucional, do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Kildare Gonçalves Carvalho. A obra condensa em si três livros, a dizer, um curso de Teoria Geral do Estado, um curso de Direito Constitucional e o Direito Constitucional positivo brasileiro, atualizado até a Emenda Constitucional 53/2006.

O texto é construído na forma de manual, mas em muito se destaca de qualquer outro livro introdutório, tal a gama de assuntos tratados. Saltam aos olhos os capítulos destinados ao estudo do Direito Constitucional comparado, dos teóricos do Estado, e das teorias que fundamentam e justificam a existência do Estado. Destaca-se, também, a atualidade do texto, que inclui em seus elementos de análise, em vários momentos, o fenômeno do terrorismo e suas relações com a crise contemporânea do Estado; o fundamentalismo islâmico e seus pontos de atrito com o Estado de Direito, e até mesmo a fragilização da Constituição formal, que tem sido muitas vezes abordada como obstáculo ao funcionamento do mercado e expansão da economia.

O projeto gráfico é arrojado: linhas e traços da diagramação conferem leveza ao texto. As referências bibliográficas apresentam um padrão de apresentação, conferindo facilidade no manuseio da obra e segurança quanto à existência de revisão editorial. A bibliografia é extensa, citada permanentemente no decorrer do texto, permitindo ao estudioso situar-se no universo do Direito Constitucional e ao mesmo tempo preparar-se para futuras incursões.

________

Sorteio da obra


 

Migalhas teve a honra de sortear a obra "Direito Constitucional - Teoria do Estado e da Constituição" (1.231 p.), escrita por Kildare Gonçalves Carvalho e gentilmente oferecida pela Editora Del Rey.

 

 

________


Sobre o autor:


Kildare Gonçalves Carvalho
, mineiro de Bom Sucesso, é filho de Ari Alves Carvalho e Célia Gonçalves Carvalho. Bacharel em Direito, pela Faculdade Mineira de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - 1973, hoje atua como Desembargador do TJ/MG.

_______

Resultado :

  • Arnaldo Almeida de Amorim, da Procuradoria Federal Especializada na CVM, do Rio de Janeiro/RJ


________

 

Atualizado em: 9/7/2007 12:09