COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Direito Civil - Curso Completo - 12ª edição"

"Direito Civil - Curso Completo - 12ª edição"

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Atualizado em 15 de outubro de 2008 10:35


"

Direito Civil - Curso Completo - 12ª edição"





Editora:

Editora Del Rey
Autor: César Fiuza
Páginas: 1108






A obra reúne, em um só volume, toda a matéria pertinente, em linguagem clara e convidativa. Atualizada até a Lei n. 11.698 de 13/06/2008 (Guarda Compartilhada), trata de todas as instituições de Direito Civil com a melhor doutrina e excepcional didática. Adotada em cursos de Direito, tem a profundidade de um livro e a praticidade de um manual de consulta diária e constante. É obra obrigatória para profissionais, estudantes, concursandos e todos que desejam obter os conhecimentos necessários.

"Este livro nasceu da coletânea de notas de aulas, a partir da idéia de que, talvez à exceção de alguns poucos, não há no mercado manual de Direito Civil em um só volume. Isso cria dois problemas, em princípio. O primeiro deles é a falta de material didático adequado para programas regulares de Direito Civil de curta duração, como, por exemplo, os que ocorrem em cursos não estritamente jurídicos. O segundo é também a falta de material de estudo adequado a quem deseja se reciclar em tempo breve, ao estudar para concurso, por exemplo. Em ambos os casos, o estudo dos grandes tratadistas é penoso e desnecessário, apesar de sempre recomendável.

Embora não tenha sido, inicialmente, concebido para os Cursos de Graduação em Direito, o manual se transformou em fonte cada vez mais consultada pelos bacharelandos, que dele se valem para se introduzir no estudo das instituições de Direito Civil, de forma didática e atualizada.

O livro contém todo o programa de Direito Civil em linhas muito didáticas e rigorosamente atualizadas de acordo com a melhor doutrina, com a mais moderna civilística, fincada na visão constitucional do Direito. Nossa intenção não foi, seguramente, a de esgotar os assuntos tratados, mas simplesmente a de explaná-los, do modo mais claro possível, sempre com exemplos práticos.

Realizou-se uma atualização de acordo com o Código Civil de 2002, além da legislação complementar e da doutrina mais recentes. O manual baseia-se, como dito, na moderna visão do Direito Civil-constitucional, entendido este como o Direito Civil lido à luz dos princípios e valores da Constituição. Esse é o tratamento que se dá, por exemplo, aos contratos, à propriedade, à família estudados sob uma ótica humanizada, como instrumentos de promoção da dignidade humana.

Começa com uma introdução ao estudo do Direito, adentra a Lei de Introdução ao Código Civil, seguida da Parte Geral do Código. Na Parte Especial, inicia pelo Direito das Obrigações, incluindo o Direito Contratual com os contratos tipificados e não tipificados no Código Civil. Em seguida, aborda o Direito das Coisas, Família e Sucessões, seguindo a sistemática do Código de 2002 e da maioria dos Cursos de Graduação em Direito.

É óbvio que o livro contém pontos falhos, afinal o autor é humano, e o Direito Civil infinito. Rogamos, assim, a nossos leitores que não poupem críticas, remetendo-se ao Editor, para que sempre possamos melhorar a cada nova edição." - César Fiuza

______________

 Ganhadora :

Maria Nazaré Andrade Silva, advogada no escritório Ana Paula Advogados Associados, em Rio Verde/GO

______________

Adquira já o seu :










______________