COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. Como passar na OAB !

Como passar na OAB !

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Atualizado em 27 de abril de 2009 16:11


Como passar na OAB !






Editora:
Foco Jurídico
Autor:
Wander Garcia
Páginas: 501







Para o autor, não basta "entender a teoria". Depois de fazê-lo, recomenda ao estudante que proceda à leitura dos diplomas legais, que "mais de 90 % das questões são respondidas a partir do texto da lei". Embora importantíssimos, esses dois passos não são suficientes para conferir ao estudante a segurança de que necessitará na hora da prova. Matéria estudada, falta treinar. Sim, é essa a palavra que o autor escolhe para nomear o terceiro e último passo do método de estudo que entende perfeito. A seu ver, é o treino, a prática que permitirá ao examinado entender a técnica usada pelo examinador, as "pegadinhas" usuais, os temas preferidos

(É bom lembrar que essas afirmações são feitas do alto de sua larga experiência como professor de cursinhos preparatórios, de autor de diversas obras com esse enfoque).

Sob essa proposta, apresenta a coletânea em tela, que reúne 1.400 questões extraídas de provas da primeira fase da OAB, todas comentadas.

É bem verdade que muitas vezes o comentário se restringe à indicação do artigo de lei em que se encontra a resposta - o que corrobora um de seus axiomas centrais, o de que para essa prova é primordial conhecer a letra da lei - mas tantas outras o comentário vai além, clareando conceitos, explicitando interpretações jurisprudenciais, entendimentos doutrinários.

Assim, ao solucionar teste acerca da contagem de prazos em processos disciplinares na OAB, o autor esclarece que "os prazos para manifestações e recursos,de fato, são de 15 dias; todavia, quando o recurso é interposto via fac-simile ou similar, o original deve ser entregue até 10 dias da data da interposição".

Algumas vezes, os comentários convertem-se, inclusive, em recomendações de leitura, conforme se vê em questão de direito internacional, relativa ao conceito jurídico de território, em cuja solução propõe que o estudante leia a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (convenção de Montego Bay, de 1982). Nesse capítulo, é comum o autor indicar, inclusive, sites da internet em que os tratados e convenções podem ser encontrados, o que sem dúvida poupará tempo ao atribulado estudante.

_______________

Ganhadora :

Rodrigo Veras Rocha, bacharel em Direito, de Florianópolis/SC.



__________________

Adquira já o seu :












__________________