COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. Filosofia Jurídica Prática

Filosofia Jurídica Prática

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Atualizado em 7 de outubro de 2009 08:39


Filosofia Jurídica Prática







Editora:
Fórum
Autores : Paulo Ferreira da Cunha
Páginas: 451






A expressão filosofia prática, tout court, tem tradição, e tem até experimentado recentemente alguma nova fortuna. Há uma atração do nosso tempo por tudo o que é prático, com concomitante repulsão (na verdade, maior ainda, desproporcionada com a atração) pelo que é teórico.

É o preço de uma muito generalizada infantilização cívico-política a que estamos sujeitos na sociedade contemporânea, que resulta sobretudo de dois fenômenos conjugados, que se juntam à debilitação da família como célula aculturadora positiva socialmente, ou seja, da família como escola de cidadania.

(...)

Entendemos assim por Filosofia Jurídica Prática, ponderando os tópicos da filosofia pratica tout court, supra exemplificados, como a Filosofia ética, política (e constitucional) e estética da normatividade jurídica. Com solidariedades primeiras para a Ética geral, tout court, para a Filosofia política (e constitucional), e para a filosofia da arte ou estética. E afirmando-se, no domínio da filosofia jurídica especialmente na chamada Filosofia do Estado (muitas vezes autonomizada em cadeiras de Filosofia do Direito e do Estado) e na Teoria da Constituição (ou Filosofia da Constituição), e nos estudos de Direito & Arte, Direito & Literatura, Retórica e Tópica Jurídicas, etc. Curiosamente, a dimensão propriamente ética, talvez por ser a mais tradicional e radicial não costuma encontrar subdisciplina autônoma.

Encontrará aqui o leitor, assim, varias perspectivas sobre o Direito, filosoficamente pensado, na sua dimensão da ação humana: na sua "filosofia do homem" aristotélica, ética e política e na sua dimensão estética.

_______________

 Ganhadores :

Marcelo Cezar Augusto de Queiroz, assistente fiscal da Uniklima, de São Lourenço da Serra/SP

Liza Rolim Baggio, advogada em Recife/PE.



____________

Adquira já o seu :












__________________