COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Advocacia no Novo Milênio"

"Advocacia no Novo Milênio"

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Atualizado em 18 de novembro de 2009 08:05


Advocacia no Novo Milênio








Editora
: Lex
Autor: Elias Farah
Páginas: 468







A segurança jurídica do cidadão e da sociedade tem absoluta necessidade da defesa intransigente dos direitos e prerrogativas dos advogados. Nenhuma sociedade civilizada pode prescindir da advocacia, o que significa, da garantia da ordem legal das liberdades públicas e a defesa do Estado de Direito, como ideal duramente conquistado ao longo de séculos.

É necessário manter vivo o debate sobre o direito e as prerrogativas dos advogados. A advocacia em todo o mundo vem sendo afetada pela dinâmica dos fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais.

As fronteiras entre os países e continentes se romperam e as relações se consolidam mais pela velocidade e segurança das comunicações. As alterações refletiram no comportamento e na atuação dos advogados, levados a constituírem grandes sociedades de profissionais, e facilitarem o intercâmbio com outros profissionais de outras regiões do país, de outras nações e especialidades Os solitários e sacerdotais advogados das bancas tradicionais, inspirados na poesia das venerandas Arcadas do Largo São Francisco, aceitaram a conveniência de se agruparem num esforço comum mais eficaz de aperfeiçoarem o atendimento profissional e melhor conscientizarem os cidadãos da necessidade da sua segurança jurídica.

O conjunto de estudos que compõe esta obra tem por destinatários primordiais os operadores do Direito. A advocacia é uma das profissões que está hoje submetida a acentuadas alterações na sua tradicional formação liberal. Novas especializações, em diversas áreas das ciências jurídicas, vêm implicando a reformulação no modo e na forma de sua atuação. As mutações incluem as imperativas relações com o Direito estrangeiro em razão da globalização das suas atividades.

Princípios tradicionais sobre direitos e prerrogativas dos advogados, como inviolabilidade dos escritórios, sigilo profissional, responsabilidade civil, honorários advocatícios, sociedade de advogados, dever de veracidade no processo, comportamento ético etc. foram alvo de reflexões do autor. A finalidade é atualizar o debate dos temas enfocados e concitar os estudiosos para que ampliem sua discussão. Os 20 capítulos reunidos na obra são considerados como estudos pioneiros sobre o assunto.

____________


Ganhadores :

Beatriz Ap. Fazanaro Pelosi, advogada em Iracemápolis/SP

Sylvester Friedkin Firmeza, estagiário do escritório Candido Albuquerque Advogados Associados, de Fortaleza/CE

Mário Cesar Camilato, de Cachoeiro de Itapemirim/ES


____________

Adquira já o seu :












__________________