COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "A Crise Financeira Internacional"

"A Crise Financeira Internacional"

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Atualizado em 10 de dezembro de 2009 13:43


A Crise Financeira Internacional








Editora: Lex
Autores: Fernando Alexandre, Ives Gandra Martins, João Sousa Andrade, Paulo Rabello de Castro e Pedro Bação
Páginas:
124








Na origem da crise financeira está o excesso de endividamento. Nos últimos anos do século XX e nos primeiros do século XXI, países como os Estados Unidos, o Reino Unido, a Irlanda, a Islândia, a Espanha ou Portugal aumentaram de forma extraordinária os seus níveis de endividamento, acumulado, essencialmente pelas famílias para a aquisição de habitação e consumo. Na Dinamarca e na Holanda, por exemplo, o endividamento ultrapassou em mais de duas vezes o rendimento gerado anualmente. Assim, para percebermos as causas da crise financeira temos de identificar os fatores que estiveram por detrás do extraordinário aumento do endividamento, em particular, o papel desempenhado pelo desenvolvimento dos mercados financeiros nas últimas décadas e a forma como o Estado se posicionou em relação a estes desenvolvimentos.

É nos mercados financeiros que os empreendedores encontram o financiamento que lhes permite transformar ideias em negócios, possibilitando o investimento na inovação tecnológica, ponto de partida para a "destruição criadora" que caracteriza o funcionamento do sistema capitalista. O notável empreendimento dos descobrimentos dos séculos XV e XVI, levado a cabo pelos monarcas e navegadores portugueses e espanhóis, que estiveram na origem da primeira globalização, não teria sido possível sem o acesso a um mercado obrigacionista e às primeiras formas de seguros, que permitiram a proteção dos investidores contra o risco das viagens nos desconhecidos e muitas vezes tenebrosos mares e oceanos.

(...)

A crise financeira começou nos Estados Unidos, cuja economia representa cerca de 25% da produção mundial, e alastrou-se rapidamente ao resto do mundo. Por isso, a economia americana estará no centro da nossa discussão das origens da crise financeira e das suas consequências para a atividade econômica. A exceção é o capítulo 9, dedicado ao papel das economias emergentes no desenrolar da crise. Sempre que se justifique serão feitas referências às consequências da crise financeira para a economia portuguesa.

_______________

 Ganhadores :

Hirã Neves, assistente jurídico da Jamef Transportes Ltda., de Belo Horizonte/MG

Natanaél Marcos Lépore
, da GPS Logística e Gerenciamento de Riscos Ltda., de São Bernardo do Campo/SP


____________



Adquira já o seu :












__________________