segunda-feira, 30 de novembro de 2020

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Bruna Marquezine e a pequenez do futebol brasileiro

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Bruna Marquezine tem aproximadamente 34,6 milhões de seguidores nas mídias sociais1. O número é mais expressivo do que o número de qualquer time brasileiro. Os cinco maiores, nesse quesito, são, respectivamente, Flamengo (22.373.172), Corinthians (21.536.382), São Paulo (13.939.721), Palmeiras (10.271.468) e Santos (7.814.694)2.

A marca da atriz impressiona ainda mais quando comparada aos maiores times do planeta. Ela fica em um hipotético 12o lugar, atrás apenas de Real Madrid (242.984.560), Barcelona (240.008.793), Manchester United (137.054.693), Chelsea (90.100.111), Bayern (79.219.881), Arsenal (76.210.718), Manchester City (72.330.250), Juventus (69.481.168), Liverpool (67.113.716), PSG (66.754.031) e Milan (44.419.893)3.

Ela é, portanto, um fenômeno. De que natureza? A resposta não é óbvia: futebolística. Sim, trata-se de um subproduto do futebol.

Não se afirma, aqui, que ela não seja boa atriz ou que não tenha mérito próprio; ao contrário. Porém, sua ascensão ao estrelato nacional - e, de certa forma, mundial - está associada ao seu relacionamento (e aos seus afastamentos) com outro fenômeno, Neymar.

Neymar é um dos principais produtos futebolísticos do planeta e, seguramente, o mais relevante produto exportado pelo Brasil nos últimos anos. Sua importância transcende a desmaterialização das mídias sociais.

Ele valia, conforme números de sua última negociação, 222 milhões de euros4, cifra que o colocou na primeira posição dos negócios mais vultosos da história do futebol.

Desde então, pouco jogou por conta de sucessivas contusões. A expectativa de que liderasse seu time ao almejado título europeu ainda não se confirmou. Em duas oportunidades consecutivas, caíram - jogador e time -nas oitavas de final.

Paralelamente, o projeto pessoal de ser reconhecido como o melhor do mundo também vem sendo adiado e começa a entrar numa zona de perigo, afinal, apesar de ainda jovem, não é mais um menino.

Esse cenário poderia ter desvalorizado o produto Neymar no mercado. O efeito, porém, foi o inverso. Por se tratar de jogador (ou de ativo) único, ele vale, atualmente, mais5. Nele ainda se identificam características transformacionais, nos planos do jogo e da comunicação.

Seu desempenho nas mídias sociais confirma essa afirmação: seguem-no aproximadamente 111 milhões de pessoas, número superior ao de todos os times do planeta, exceto Real Madrid, Barcelona e Manchester United.

Aliás, em termos midiáticos, ele é muito maior do que todos os times brasileiros individualmente considerados, maior do que os 10 principais juntos (Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Grêmio, Vasco, Atlético, Cruzeiro e Chapecoense)6 e 5,5 vezes maior do que a CBF (que contava, em maio de 2018, com 19.041.740 de seguidores)7.

Apresentados esses números, não se pretende, adiante, investigar os motivos sociológicos da transformação de uma pessoa em ídolo global ou em símbolo midiático geracional, até porque não se trata de fenômeno restrito ao futebol e a jogadores brasileiros. Também não se especulará sobre o sucesso (ou insucesso) de Bruna Marquezine, caso não tivesse se afeiçoado a Neymar.

A breve aventura investigativa tem outro propósito: confirmar a incapacidade atual do futebol brasileiro, em todos os níveis e sob todas as perspectivas, de se viabilizar no plano coletivo.

O caminho que se passou a trilhar foi o da individualidade: a CBF só pensa nela, os principais clubes não cuidam da coletividade (e se dedicam à obtenção de benefícios particulares, em detrimento da evolução sistêmica) e os jogadores bem-sucedidos tendem a se tornar personagens de si próprios.

A aparente grandeza do futebol do Brasil está vinculada, nos dias atuais, ao surgimento de produtos - e subprodutos - isolados, eventualmente geniais, mas ainda assim individuais, sobre os quais se constrói a esperança de um futuro digno.

O eventual enfraquecimento - ou a ausência - desses produtos fará desaparecer a mística da infindável geração espontânea de craques. Sim, pois, sem Neymar em campo ou em circulação nas mídias sociais, a seleção se torna material e virtualmente um time mediano.

Daí a relevância da perpetuação de novelas marquezineanas.

Concluindo, a incapacidade de reação e de adaptação dos times brasileiros - e a falta de interesse da CBF - às evoluções tecnológicas e aos novos meios de financiamento da empresa futebolística aprisionaram e apequenaram o futebol, que passou a depender de produtos e subprodutos individuais e midiáticos para preservar a aparência de grandeza.

Triste, muito triste.

A história - se é que ela não se perderá na produção criminosa de fake news e de fake leaders - haverá de condenar os responsáveis pela destruição do verdadeiro sonho brasileiro.

__________

1 Anitta ultrapassa Bruna Marquezine e se torna brasileira mais seguida de todo o Instagram.

2 Ranking digital dos clubes brasileiros - Abr/2019.

3 Real Madrid é o maior clube nas redes sociais; e Corinthians e Fla lideram no Brasil, aponta pesquisa.

4 PSG anuncia Neymar e faz do brasileiro o mais caro da história.

5 Jornal revela valor astronômico que PSG aceita para vender Neymar.

6 Ranking digital dos clubes brasileiros - Abr/2019.

7 Brasil lidera ranking de inscritos em redes sociais das confederações de futebol.

 

Atualizado em: 24/4/2019 08:16

COORDENAÇÃO

Rodrigo R. Monteiro de Castro advogado, professor de Direito Comercial do IBMEC/SP, mestre e doutor em Direito Comercial pela PUC/SP, coautor dos Projetos de Lei que instituem a Sociedade Anônima do Futebol e a Sociedade Anônima Simplificada, e Autor dos Livros "Controle Gerencial", "Regime Jurídico das Reorganizações", "Futebol, Mercado e Estado" e "Futebol e Governança". Foi presidente do IDSA, do MDA e professor de Direito Comercial do Mackenzie. É sócio de Monteiro de Castro, Setoguti Advogados.

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