COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 266

Porandubas nº 266

quarta-feira, 23 de março de 2011

Atualizado às 08:44

Infame, mas engraçada.....!

Dirran (com "biquinho" para parecer um francês correto), galego meio sarará, entroncado e de pernas curtas, jogava no Clube Atlético Potengi, no Rio Grande do Norte.

Um dia, disputava no Machadão uma partida contra o Potyguar de Currais Novos, pela 2ª divisão do Campeonato potiguar. O jogador atleticano era o destaque. Fazia dribles desconcertantes e lançamentos perfeitos. Fechou as glórias com um golaço. O narrador da Rádio Poti gritava : "Dirran é um craque", "Dirran, revelação do futebol norte-rio-grandense".

Dirran prá cá, Dirran pra lá.

No final do jogo, o Clube Atlético Potengi perdeu por 3 x 1. Mas o destaque foi Dirran. Vendo todo aquele sucesso, um jovem repórter da Rádio Poti correu para fazer uma entrevista com o craque na beira do gramado. Disparou uma bateria de perguntas :

"Você tem parentes na França ? Qual a cidade onde nasceu, Monsieur ? Como veio parar no Brasil ? Pode comparar o futebol, europeu com o futebol brasileiro ? Qual a origem de seu nome ?

Espantado, o jogador respondeu ao incrédulo repórter :

"Pera aí, meu sinhô, num é nada disso; meu apelido é Cú de Rã, mas como num pode falar na rádio. então, eles abreveia".

Historinha enviada pelo amigo Álvaro Lopes.

Obama carismático

A visita de Obama ao Brasil foi, nada mais nada menos, um show de Relações Públicas. Um grande abraço no povo brasileiro. O cara conquista mesmo as plateias. Esbanja simpatia com seu sorriso franco. Com sua linguagem aberta. Com seus gestos pensados e milimetricamente planejados para dar ênfase à expressão semântica. Sabe usar os gestos para reforçar a mensagem. A visita, portanto, sob esse prisma foi bem sucedida. Sob o âmbito das coisas concretas, chegou a perto de zero. O Brasil tem duas reivindicações imediatas : assento no Conselho de Segurança da ONU e dispensa de visto para brasileiros em viagem aos EUA. Necas. Apenas rápida menção de acolhimento - futuro - aos temas.

Protecionismo, coisa complicada

A questão do protecionismo constava da pauta de prioridades dos empresários e do governo. Nada foi decidido. A política de subsídios norte-americana estiola a meta de exportação de produtos brasileiros para os EUA. O protecionismo agrícola, como se sabe, depende de decisão do Congresso americano. O país anula todos os esforços brasileiros para incrementar suas exportações. Resta esperar por acenos de boa vontade. Obama, mesmo que queira, enfrentará forte oposição no Congresso de seu país para harmonizar interesses no campo dos negócios.

Segurança rígida

A segurança do presidente norte-americano foi um exagero. Mesmo sendo país amigo, o Brasil foi tratado como zona de conflito em potencial. Até ministros de Estado foram severamente revistados. Interessante é que aquele espaço da Esplanada dos Ministérios é seu lugar de trabalho. Foram revistados em seu ambiente profissional. Uma aberração. Alguns chegaram a manifestar grande irritação. Lula um dia disse : se ministro meu tirar sapato em aeroporto dos EUA deixará de ser ministro. Eu demitirei. Referia-se ele a Celso Lafer, ministro das Relações Exteriores de Fernando Henrique, obrigado a tirar os sapatos quando passou pelo sistema rígido de controle nos EUA. Na época, o episódio foi muito criticado. Humilhação.

Capoeira

A capoeira pode até ser um ícone cultural. Mas, aqui pra nós, não é admissível que seja o prato cultural mais oferecido aos nossos visitantes ilustres. Capoeira para Obama, Capoeira para Michelle Obama e as filhas, capoeira por todos os lados é dose.... E as outras manifestações culturais ? De capoeira a capoeira, o Brasil acaba tomando uma pernada... cultural.

Profissional e amador

"Paciência e persistência são características que diferenciam o profissional do amador. O amanhecer só vem depois da noite ter passado".

Cortes

Há um novo corte do Orçamento sobre a mesa. Serão cortadas emendas de deputados e senadores, relativas aos chamados restos a pagar de 2007, 2008 e 2009. Totalizam cerca de R$ 18 bilhões, se incluídos os valores de 2010. Haverá indignação de todos, oposicionistas e governistas.

Temer na Academia

Amanhã, às 19h, o vice-presidente da República, o professor de Direito Constitucional Michel Temer, será empossado na Academia Paulista de Letras Jurídicas, na cadeira nº 6, cujo patrono é o desembargador Marcelo Fortes Barbosa e seu antecessor, o acadêmico e ex-senador Romeu Tuma. Michel será saudado pelo jurista Ives Gandra Martins, em cerimônia a ser presidida por Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente da Academia e presidente do Conselho de Administração do CIEE.

PSD DE Kassab

Nesta segunda-feira, o prefeito Gilberto Kassab deu uma entrevista coletiva para apresentar o novo partido : PSD. Lembro que esta sigla já fez história. Foi o abrigo de grandes políticos, a partir de Juscelino e de Tancredo, e outros eminentes políticos das Minas Gerais. Vingou de 1946 a 1964. A sigla representou, por muito tempo, as elites rurais, os latifundiários, fazendo contraponto à UDN, que simbolizava as elites urbanas. Mas surgiu um outro PSD, entre 1995 e 2003. Comandado em São Paulo por Nabi Abi Chedid, que exerceu mais de 10 mandatos como deputado Estadual. O partido veio a se fundir com o PTB nacional, este já na esfera do ex-deputado Roberto Jefferson. Desta feita, Kassab quer posicioná-la um pouco à esquerda do centro. Espera ele contar com o apoio de uns 20 parlamentares, número suficiente para uma boa largada. Deverá coletar em torno de 500 mil assinaturas até 1º de outubro a fim de que possa entrar no pleito de 2012.

Alckmin fecha buracos

O governador Geraldo Alckmin fecha todos buracos do PSDB em São Paulo. Onde tem serristas, procura substituir por alckmistas. Diretório municipal de SP deverá ser comandado por Julio Semeghini.

Tancredo : "Leu os livros errados"

Brasília, Congresso Nacional, 11 de abril de 1964. Castello Branco não teve o voto de Tancredo Neves, seu amigo pessoal de longa data, companheiro na Escola Superior de Guerra, em 1956. Tancredo bateu o pé. Comunicou ao PSD que votaria em branco, apesar dos méritos e credenciais do general Castello Branco. Questão de princípio : era contra o golpe. Não queria nem um minuto de regime militar, não abria mão da democracia. Conta-se que, esgotados todos os argumentos dos pessedistas para convencê-lo, o amigo e ex-chefe JK, então senador por Goiás, fez um apelo : "Mas, Tancredo, o Castello é um sorbonniano, estudou na França. É militar diferente, um intelectual como você. Já leu centenas de livros!". Tancredo : "É verdade, Juscelino. Só que ele leu os livros errados". Dois meses depois o governo cassou o mandato e os direitos políticos de JK, que partiu para o exílio e o sofrimento sem fim. Historinha contada por Ronaldo Costa Couto.

Ciro barbado

Ciro circula com barba densa e branca. Alguns dizem que é para fazer charme. Outros argumentam que deseja ser comparado a filósofos gregos. E ainda um grupo acha que é puro desleixo.

Lula calado

De todas as explicações para a recusa de Lula em comparecer ao almoço oferecido por Dilma a Obama, no Itamaraty, a que parece mais lógica para este consultor é a que leva em consideração o domínio do inglês. Fernando Henrique conversando em inglês com o presidente americano e Lula apenas, de ouvido, cofiando a barba. Ali não dava para colocar intérprete.

Corrupção no Judiciário

A Escola de Direito da FGV divulgou o índice de Confiança da Justiça. Dos entrevistados (1.570 pessoas em 7 Estados brasileiros), 64% declararam que a Justiça é pouco ou nada honesta e 59% alegam que o Judiciário recebe influência do poder político ou dos outros poderes. Já o barômetro da Corrupção Global registra que, para a maioria dos brasileiros em uma escala de 1 (nem um pouco corrupto) a 5 (extremamente corrupto), o Poder Judiciário ganha a nota média 3,8, a mesma atribuída à polícia. As duas pesquisas demonstram que parte considerável da população brasileira não acredita na lisura do Poder Judiciário. Muito triste.

JK : "Eu não nasci para ter ódios nem rancores, nasci para construir".

Peluso quer acelerar

O presidente do STF, Cezar Peluso, quer dar celeridade à Justiça, desta feita, por meio de proposta de EC prevendo que processos sejam finalizados e executados após decisão judicial em segunda instância.  Parte do princípio de que 91,69% dos processos que chegam ao Supremo são recursais.

Muralha contra a China

São Paulo começou a construir, semana passada, uma muralha contra a China. Reuniram-se representantes da ABIQUIM (na sede da entidade), da Abinee, da ABIT, do Sindipeças, da Bracelpa, da Abag, da ABIFA, e da própria Abimaq, com o objetivo de elaborar propostas a serem levadas ao governo Federal para reverter a situação de crescimento das importações, sobretudo da China, que maltratam as empresas nacionais. As entidades acreditam que com esse trabalho conjunto podem obter melhores resultados no sistema de defesa comercial.

Afif no pleito municipal

Guilherme Afif, o vice-governador de São Paulo, é o candidato in pectore de Gilberto Kassab para a prefeitura de São Paulo em 2012.

Universidade corporativa

Com o objetivo de contribuir para ampliar o mercado de educação continuada, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon-SP) se uniu à Trevisan Escola de Negócios para a gestão compartilhada dos cursos da Unisescon Universidade Corporativa, voltados a profissionais e empresários de segmentos como contabilidade, administração e economia. As aulas serão ministradas no novo prédio, inaugurado ontem, com área superior a 8 mil m2, localizado no bairro da Luz, em São Paulo. "Em breve serão também disponibilizados cursos preparatórios ao Exame de Suficiência para contadores, instituído recentemente em lei", garante José Chapina Alcazar, presidente do Sescon-SP.

Lula embaixador

Breve, Lula será nomeado embaixador extraordinário para Assuntos da África. A conferir !

Tá faltando munição

A boataria fervia na época da Ditadura. Cícero, o boateiro mor era conhecido no Maxim's, o famoso bar do Pina, em Recife. O exército decidiu eliminar o boato. Escolheu um coronel desses muito bravos. Final da tarde, o coronel chega ao bar. E, diante do boateiro, grita : "O senhor está preso. Coloquem este indivíduo no camburão. O senhor vai ser julgado por júri militar". Levaram o dito cujo, simularam um júri e a condenação : morte por fuzilamento. Jogaram o boateiro num paredão e na sua frente 5 fuzileiros apontando armas (com balas de festim). O coronel ordenou : "Apontarrr.... fogo!". O boateiro abre os olhos depois do tiroteio e ouve o coronel : "Isso é pro senhor aprender a não falar mal das Forças Armadas. Fora daqui". No outro dia, o boateiro chega ao botequim para a boataria do dia, regada à uma cachacinha. Clientes e amigos que tinham presenciado a prisão do nosso amigo se aproximam para saber das novidades. "E aí, Cícero, Como foi lá no quartel ? Conta pra gente as novidades". Cheio de si, o fofoqueiro cochicha baixinho : "Olha, pessoal. Não contem pra ninguém. Mas o nosso Exército está totalmente sem munição".

Conselho aos congressistas

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na última coluna, o espaço foi destinado ao novo comando do DEM. Hoje, volta sua atenção aos congressistas :

1. O carnaval passou, Obama chegou, abraçou e foi embora e o país volta à normalidade. Para isso, seria aconselhável que vossas Excelências se debrucem sobre uma pauta de prioridades. Há muitos projetos de alto interesse da Nação aguardando debate e decisão.

2. As reformas política e tributária carecem de saídas e alternativas. Chegamos ao fundo do poço no quesito inação. Temos de reagir.

3. Há temáticas que abrigam as relações do trabalho, a sustentabilidade, o desenvolvimento regional, que carecem um olhar atento e imediato dos senhores congressistas.

____________