COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 279

Porandubas nº 279

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Atualizado em 21 de junho de 2011 09:41

Humildade argentina

A Argentina declara guerra à China ! Comoção geral. Após consulta popular feita na "Plaza de Mayo", a Argentina enviou uma mensagem à República Popular da China :

- Chinos de mierda, maricones : les declaramos "guierra" : - tenemos 105 tanques, 47 aviones sanos, 4 barcos que navegan y 5.221 soldados.

O governo chinês deu a resposta :

- Aceitamos a declaração. Informamos que temos 100.000 tanques, 50.000 aviões, 1.500 navios e 400 milhões de soldados.

Orgulhosos, os argentinos retrucam :

- Retiramos la declaración de guierra... No tenemos como alojar tantos prisioneros.

Cenários pós-juninos

Vésperas de São João. O Congresso em letargia. Meio corpo viajando pelas plagas nordestinas, meio corpo se dividindo entre outras regiões e o Exterior. E projetos de impacto na mira : PEC dos Policiais, que institui piso salarial para policiais civis e militares e de bombeiros militares. Projeto já foi votado em um turno na Câmara e está pronta para ser apreciada em uma segunda etapa, antes de seguir para o Senado Federal. O governo é contra a matéria, mas há integrantes da base favoráveis ao tema, o que pode forçar para que o texto volte a ser apreciado em breve. E a emenda 29, que institui investimentos mínimos em saúde pela União, Estados e municípios. Temas quentes.

Panorama paulista

São Paulo é o centro de ressonância do país. Tudo que ocorre na praça paulista tem repercussão nacional. Maior população, maior colégio eleitoral, maior concentração de mídias, maiores classes médias, maiores entidades da sociedade civil organizada. Vamos lá. Geraldo Alckmin começou bem, mas já enfrenta barreiras. Em seis meses, já mudou 4 secretários. O caso mais recente foi a troca do secretário de Esportes. Pego com um pé na lama. Médico de renome : Jorge Pagura. Gravações o incriminam. Expedientes não dados em hospitais. Geraldo enfrentará dilema : o candidato a prefeito da capital ? Quem será ? In pectore, seria Bruno Covas. Pesa sobre ele a juventude e ainda certa inexperiência. Se Serra decidisse ser o candidato, a coisa estaria resolvida. Serra diz que não quer.

Eu te amo

Um homem sentado na varanda de sua casa com a esposa, diz : "Eu te amo". Ela pergunta : "Este é você ou a cerveja falando ?" Ele responde : "Sou eu... falando com a cerveja".

A razão de Serra

Serra teme ser confrontado com velhos documentos e antigas histórias. Jamais sairia da prefeitura para se candidatar ao governo do Estado. Mandou os papéis e as promessas para o espaço. Ademais, não gostaria de voltar ao passado. Sonha com a ideia de ser o candidato tucano em 2014. Única meta que o atrai. Dizem que, no frigir dos ovos, o ex-governador acabará aceitando. Mas, se não aceitar, o mistério continuará : quem será o candidato ? Andrea Matarazzo ? Perfil muito elitista. Boa pessoa, bom trato, conhece bem os problemas da cidade, mas ainda longe das urnas. José Aníbal ? Por acaso, alguém sabe onde este circula ? O que faz ? Sumiu. O senador Aloysio Nunes Ferreira ? Bem que poderia ser o candidato tucano para a prefeitura. Mas não quer deixar o céu que é o Senado.

Não mudou nada

Miguel Rodrigues foi visitar uma escola primária, a professora ensinava os primeiros dias de Brasil :

- No começo do Brasil Colônia, como a América e o Brasil ficavam muito longe, para cá vieram, primeiro, muitos ladrões, degredados, condenados.

Coronel Miguel suspirou :

- Então não mudou nada.

Mercadante, Marta e Haddad

Aloizio Mercadante gostaria de ser prefeito. Foi atingido em cheio por matéria da Revista Veja, onde aparece, junto com Quércia, como "patrocinadores" do dossiê dos aloprados. Se for candidato, será confrontado com esse petardo. A mancha suja a imagem. Difícil de limpá-la. Pois será lembrada. Resta apostar na curta memória nacional. Aparece, então, Marta Suplicy. Que dá mostras de querer ir à luta. Fala todo tempo sobre seu regresso à prefeitura. Marta acaba de espicaçar Kassab. Diz que ele não cumpriu os compromissos. O prefeito retruca : foi você que não cumpriu. Marta vai tentar ser a candidata. Tem parte do PT nas mãos. Mas há Lula e Dilma que patrocinariam uma "cara nova". Quem ? Fernando Haddad, o atual ministro da Educação.

PC do B

Netinho de Paula vai consolidando seu nome como candidato do PC do B. Artista, conhecido, ex-candidato ao governo, Netinho carrega um bom recall. Pesquisa recente feita pelo IPESPE lhe dá 17%. Mercadante aparece, nessa pesquisa, como 26% e Serra, com 22%. Paulo Skaf, com 10% e Gabriel Chalita, com 2%. Haddad, com 1%.

PMDB

O PMDB aposta em Gabriel Chalita. Que tem uma base forte, que agrega contingentes da Igreja Católica, mais especificamente o grupamento da Canção Nova, e, como feição, pode surpreender. Ocorre que o PMDB também tem Paulo Skaf, que aparece bem na fita das pesquisas e demonstra muita determinação de entrar na política pela porta da frente.

PTB

O deputado Campos Machado, que dirige o PTB paulista, gostaria de ter como candidato Luiz Flávio Borges D'Urso, atual presidente da OAB/SP. D'Urso é muito articulado, é bom de debate e, com tempo de mídia eleitoral, poderá ter performance de expressão e qualidade.

Neurastenia é doença de gente rica. Pobre neurastênico é malcriado. O voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato. Os juros são o perfume do capital. (Barão de Itararé)

DEM

E o DEM, que candidato apoiará ? Pois é, Roberto Justus. Isso mesmo, o cara publicitário-televisivo que os Democratas querem lançar. Incrível, porém verdadeiro. Deixará de ganhar uma fábula para meter a mão no bolso ?

PDT

Paulinho da Força será o candidato, se quiser. Poderá, porém, fazer aliança. Paulinho tem sua base : a Central Sindical. E uma campanha majoritária no meio do mandato proporcional é uma boa jogada. Ganha visibilidade. Marca posição para a próxima partida.

PSD de Kassab

O PSD deverá se juntar a uma base de 40 a 45 deputados. Poderá ser a quarta bancada na Câmara. Não terá tempo de mídia para as campanhas proporcionais em 2012. Mas, dependendo de parcerias e alianças, poderá ganhar bons minutos e usá-los nas campanhas majoritárias (para as prefeituras). Como o TSE abriu a janela da migração partidária durante 30 dias, o partido do prefeito de São Paulo se transforma em ponto de encontro de insatisfeitos, perfis encostados ou marginalizados nos partidos e outros que acreditam nos potenciais da nova sigla.

Itamar

Torço pelo restabelecimento do senador Itamar. Está internado. Sob rigoroso tratamento médico em São Paulo. Sem papas na língua. Grande perfil de civismo.

Arquivo vivo ?

Um cara que se diz arquivo vivo pode estar chamando perigo. Lembram-se do George Sanguinetti, o perito que defendeu o argumento de que a morte de PC Farias foi queima de arquivo ? Pois bem, Sanguinetti quer voltar ao batente. Para insistir na ideia de que a morte do alagoano, tesoureiro da campanha Collor, não foi crime passional. Lembra que PC "quatro dias após a morte, iria depor na CPI das Empreiteiras, e estaria falando demais". O julgamento do caso deve ocorrer até setembro. Sanguinetti não esconde que teme algum ato de violência. "Hoje, eu que sou o arquivo vivo. Eu sei o caminho percorrido para que PC fosse silenciado. Tudo que eu tenho transferi para três autoridades de alta confiança, que são de fora do Estado. Se fiquei vivo, devo à imprensa, que nunca aceitou a farsa do crime passional".

Bolsa de talentos

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon/SP) criou o programa Bolsa de Talentos, iniciativa que visa incentivar a empregabilidade no Estado de São Paulo. Trata-se de um site exclusivo para o cadastramento de currículos e oportunidades de emprego. Trabalhadores de diversas áreas e empresas associadas à entidade podem acessar as informações contidas no banco de dados, liberadas a partir de uma senha. Os resultados das buscas são fornecidos por meio do cruzamento de dados como perfil da vaga e experiência do candidato. Para conhecer o site, clique aqui.

Lula palestrando

Luiz Inácio está adorando a experiência. Dá palestras pelo mundo afora. Palestras, sobretudo, para executivos do mercado financeiro. Os grupos se divertem com as tiradas do ex-presidente. Dependendo do lugar e do patrocinador, as palestras podem chegar até R$ 500 mil. A cobrança média é de R$ 250 mil.

Cidades ameaçadas

Manaus, Cuiabá, Natal e São Paulo estão com sinal vermelho. Há dúvidas se terão efetivas condições de abrigar jogos da Copa. O ministro Orlando Silva é otimista. Ricardo Teixeira diz que está tudo sob controle. Na verdade, as obras em algumas cidades estão na estaca zero. Literalmente.

Escombros

O contínuo do doutor Ernane Galvêas, quando presidente do Banco Central, entrou correndo no gabinete :

- Doutor, chegue na janela que estão passando lá embaixo os escombros de Dom Pedro.

Eram os despojos de Dom Pedro I desfilando na avenida Presidente Vargas.

Conselho aos congressistas

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na última coluna, o espaço foi destinado à ministra Ideli Salvatti. Hoje, sua atenção se volta aos congressistas :

1. É hora de retomar o fôlego no Congresso. As pautas congressuais precisam ganhar ritmo e passar ao crivo dos plenários. Aproveitem os festejos juninos para tomar o pulso das massas. E voltem dispostos à ação legislativa.

2. Há temas polêmicos, como a PEC 300 e a Emenda 29. Usem o bom senso na análise e decisão sobre tais matérias.

3. E não esqueçam de inserir as velhas demandas na pauta do próximo semestre : aspectos tributários e fiscais; aspectos da reforma eleitoral, partidária e política.

____________