COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 25

Porandubas nº 25

quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Atualizado às 07:24


UNS 10

Pois é, as projeções vão se confirmando. Não mais do que 10 (dez) parlamentares deverão ser cassados. Quatro ou cinco escaparão por falta de provas mais contundentes. O deputado José Dirceu, personagem central da crise, dificilmente escapará. Agora, é oportuno dizer. Tem sido o mais competente na frente de defesa. Tanto na esfera jurídica quanto na esfera de articulação parlamentar. Ocorre que o próprio governo não tem interesse em ajudá-lo. Espera que sua cassação apresse o final da crise.

EM QUE PAÍS LULA ESTÁ ?

A indagação não se refere a mais este tour que Lula está fazendo pelo mundo. Relaciona-se aos últimos pronunciamentos presidenciais. Depreende-se, pelo tom das falas, que Lula está nas nuvens. Entremeia falas raivosas com tiradas alegres gerando monumental antinomia dos signos. O país está maravilhosamente bem, a economia exibe índices fantásticos e a felicidade corre solta. Crise ? Que crise ? Até parlamentares que já confessaram culpa não são culpados, segundo o presidente. Por que ? Porque recursos "não contabilizados" do famigerado Caixa 2 são muito normais. Portanto, os petistas são inocentes. Boris Casoy tem razão : Lula tem Habeas Corpus para falar mais que a boca.

VEM MAIS COISA POR AÍ ?

Comenta-se, nos bastidores, que a agenda do Palácio do Planalto (leia-se imediações da sala presidencial) registra visitas de gente suspeita de envolvimento em negócios escusos. A ser verdade, a bomba explodirá pertinho da cadeira presidencial. A conferir...

BERZOINI E O AMANHÃ

A vitória de Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, para a presidência do PT não significará, como se pode pensar, ondas calmas no oceano governamental. A banda perdedora vai ter voz ativa no comando partidário. Significará pressão, reivindicação, mobilização em torno da bandeira : mudança na política macroeconômica. Lula garante que nada mudará. Prevê-se uma queda de braço entre as alas. PT rachado, em ano eleitoral, é coisa que não interessa a Lula. Berzoini vai ter de se transformar em bailarino. Dependendo de sua performance, o PT até poderá chegar unido às eleições. Tarefa mais que complicada.

LULA PERDEU QUASE TODA A CLASSE MÉDIA

Diz-se que Lula voltou a ser feliz ante sinais de arrefecimento da crise. Espera que a economia seja seu escudo. Usará as armas do Bolsa Família, que será levado, em 2006, para quase 12 milhões de famílias para garantir a vitória. Vale anotar : Lula sempre teve boa votação nos bolsões pobres, principalmente do Nordeste. Não tinha os votos da classe média. Ganhou esses grupamentos na eleição de 2002. Agora, a classe média deu adeus à Lula. Pesquisas mostram que ela foi quase toda embora. E Bolsa Família não atrai voto de classe média. A cada nova tirada de Lula, a indignação aumenta. Na classe média, é claro.

BUSH VEM AÍ

Quem está chegando ao Brasil, no próximo mês, é George W. Bush. A visita até poderia, em momentos mais tranqüilos, agregar algum prestígio a Lula. Ocorre que a imagem de Bush está se desmanchando. E o presidente da República está longe de recuperar a imagem positiva. Portanto, os dois presidentes estarão, em novembro, realizando o encontro de seus infernos astrais.

A TV GLOBO ARMADA

Como é que a Rede Globo de TV encampa a campanha do SIM - ou seja, a favor da proibição do comércio de armas - e faz a novela Bang-Bang ? E não venham com essa de que os diálogos sugerem a proibição do uso de armas de fogo. O meio é a mensagem, já dizia, na década de 60, o profeta Marshall McLuhan.

LULA E TITANIC

Tem gente observando tudo. Com o boné de oficial da marinha, Lula parece mesmo o capitão Edward Smith, do Titanic. Impressão : uma elegância desastrosa.

UM OCEANO DE ÁGUA, UMA ZONA SECA

É inacreditável. A Amazônia detém 20% de toda a água doce disponível no planeta. A seca assola as cidades do Amazonas. É a maior seca enfrentada pela região nos últimos 60 anos. Falta água nas cidades. Como isso pode acontecer se a região dispõe de um mar de água doce ? O impossível acontece.

ARISTÓTELES EM TERMOS

O velho Aristóteles, em Política, ensina: " somente o homem, entre todos os animais, possui o dom da palavra; a voz indica dor e prazer, e por essa razão é que ela foi outorgada aos outros animais. Eles chegam a sentir sensações de dor e de prazer. E fazerem-se entender entre si. A palavra, contudo, tem a finalidade de fazer entender o que é útil ou prejudicial e, conseqüentemente, o que é justo e o injusto".

No Brasil, o ensinamento do sábio deve ser considerado "em termos". A palavra, entre nós, tem a intenção freqüente de transformar o justo em injusto e vice-versa.