COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 61

Porandubas nº 61

sexta-feira, 14 de julho de 2006

Atualizado em 13 de julho de 2006 19:58

 

ALCKMIN REAGE

A última pesquisa Sensus também mostra que Geraldo Alckmin começa a subir. A expectativa na floresta tucana é de que, nos meados de agosto, quando começará a programação eleitoral no rádio e na TV, o candidato chegue aos 35%. O oceano lulista começa a se preocupar com a água que escorre nas marés do Sul e Sudeste.

TEMER TOMA PARTIDO

Michel Temer mostrou que o PMDB não está indo por inteiro para os braços de Lula. Como ocorreu nos últimos 3 anos, José Sarney e Renan Calheiros sempre prometem a encomenda, mas não a entregam. Dissera a Lula que cerca de 20 diretórios estaduais do partido fechariam com ele. Hoje, há uma divisão entre os 27 diretórios. Alckmin terá o apoio de, pelo menos, 11. Que poderão ser mais, caso o tucano melhore.

PCC AGE POLITICAMENTE

Não há dúvida. Os 75 ataques desferidos pelo PCC contra alvos policiais, ônibus, lojas e bancos, em mais de 40 cidades do Estado de São Paulo, têm um componente político. Objetivo: desmoralizar o governo paulista e pegar, por tabela, a imagem de Geraldo Alckmin.

E OS TELEFONEMAS?

É de arrepiar. Os criminosos continuam a usar celulares. A ordem para os últimos ataques veio de um telefonema dado do Centro de Detenção Provisória de Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

O CONGRESSO ESVAZIADO

A partir desta semana, as casas congressuais estarão vazias. O recesso branco deixa, mais uma vez, no ar a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que servirá de base para a proposta de Orçamento de 2007.

CPI DO ORÇAMENTO

O senador Antonio Carlos Magalhães conseguiu 34 assinaturas para instalar a CPI do Orçamento. Ele quer provar que as verbas orçamentárias estão sendo usadas com interesses eleitoreiros por Lula. A batalha de ACM também é pela aprovação do Orçamento Impositivo, que impede mudanças por parte do Executivo. O que se aprova deve se cumprir.

SENSAÇÃO NO AR

Começa a se espraiar a sensação de que a tão cantada e decantada vitória de Lula no pleito de outubro não será tão fácil. Nos meios de formação de opinião, as falas já admitem a possibilidade de Alckmin emplacar no segundo turno.

CAMPANHA ENGESSADA

Nunca os advogados eleitorais foram tão demandados. Os comitês perguntam todo tempo o que pode e o que não pode ser feito. Até eventos festivos ou de apoio, como almoços e jantares, são sujeitos a uma bateria de cuidados: onde será, quem patrocinará? Organizações que dependem de contribuições de associados, por exemplo, não podem ceder seus espaços. A não ser que sejam locados. O TSE eleitoral promete rigor. Terá condições de fiscalizar os ilícitos? Mas a queixa maior é a de que a campanha está muito engessada.

AÉCIO VESTIRÁ A CAMISA?

O colégio eleitoral de Minas Gerais é o segundo maior do país, com mais de 13 milhões de votos. Será decisivo para a alavancagem de Geraldo Alckmin. Aécio ainda está em dúvida. Assume por inteiro a campanha presidencial tucana ou deixará a coisa rolar? Ele será peça fundamental na equação. José Serra já tomou a iniciativa de vestir a camisa por inteiro.

MONTORO, 90 ANOS

Fosse vivo, Franco Montoro comemoraria, hoje, sexta-feira, 90 anos. Em sua lembrança, filhos e netos convidam para uma missa às 11 horas, na Igreja São José, rua Dinamarca, 32, Jd. Europa, São Paulo. Era um símbolo de dignidade. Um caráter nobre. Quanta falta faz...

APOSENTADOS CONTRA LULA

Se Lula continuar no veto contra o aumento de 16,67% aos aposentados, receberá uma avalanche de votos contrários. Que se destinarão, claro, aos adversários. Essa é a razão pela qual Lula pensa em conceder um abono para complementar o reajuste de 5% feito por uma MP prestes a expirar.

NOS ESTADOS

Pesquisas dão conta de que o candidato do PMDB no Rio Grande do Norte, senador Garibaldi Alves, leva uma vantagem de 15 pontos percentuais sobre a governadora Vilma Faria, candidata à reeleição pelo PSB. E, em Roraima, no extremo norte, o governador Ottomar Pinto, do PSDB, leva uma vantagem de 33 pontos percentuais sobre o candidato do PMDB ao governo, senador Romero Jucá.

PARA ONDE IRÁ QUÉRCIA?

Para onde irá Orestes Quércia se houver segundo turno na eleição paulista? Na escala de 0 a 10, levará 7 quem aponta o rumo de José Serra e 3 para quem joga no tabuleiro de Aloizio Mercadante.

____________