COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 64

Porandubas nº 64

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Atualizado às 09:31

 

A RAZÃO DE LULA

O presidente Luiz Inácio tem razão quando se queixa da dificuldade em separar a figura do candidato à reeleição do perfil de presidente da República. Se permanecer trancado no Palácio do Planalto, não faz campanha. Se sair correndo o país como candidato é criticado pelo fato de usar o manto presidencial para se reeleger. Na verdade, errada é a legislação que permite que candidatos à reeleição permaneçam no cargo. Deveriam se afastar três meses antes do pleito, no mínimo. Não seriam criticados por usarem a máquina. E poderiam fazer uma campanha menos exuberante e em posição igual aos adversários. Urge mudar a sistemática eleitoral para candidatos à reeleição na área majoritária.

PT COM 3%

Vejam como Lula está acima do PT. O partido só alimenta grandes esperanças de eleger governadores em três pequenas unidades da Federação : Acre, Piauí e Sergipe, cuja votação soma apenas 3% do eleitorado nacional. O PT corre sério risco de fazer uma bancada com a metade da que elegeu em 2002, algo em torno de 50 parlamentares. Tudo vai depender da mística de Lula e sua capacidade de angariar votos para o corpo petista.

SANGUESSUGAS SE ESPALHAM

Nunca o país viu tanto parlamentar envolvido em escândalos como no atual ciclo da crise. Já chega a 128 o número de deputados envolvidos com a "navegação" (termo mais apropriado para bichos aquáticos) sanguessuga. E passa de 400 o número de Prefeituras que teriam recebido ambulâncias superfaturadas. Até onde vai chegar a onda dos bichinhos aquáticos ?

QUE MORAL TERÁ O CONGRESSO ?

Digamos que ninguém seja cassado este ano. Digamos que os candidatos envolvidos na "navegação", usando os recursos a que terão direito, enfrentem as eleições e sejam eleitos. Um Congresso infestado por sanguessugas terá moral para extirpar os bichos que chuparam o sangue do corpo público ? Vai ser uma equação de difícil solução. A sorte está lançada. O Congresso poderá se redimir ou afundar de vez.

KOTSCHO, CONSCIÊNCIA JORNALÍSTICA

Quem conhece Ricardo Kotscho, que dá o sangue por uma boa reportagem, sabe que nem todos que fazem um jornalismo "chapa branca" vende a alma. Kotscho foi assessor de imprensa de Lula, de quem é amigo. Relata sua experiência no livro "Do Golpe ao Planalto", lançado ontem, em São Paulo. No posfácio, exibe a estupefação com a crise advinda pela via do mensalão. Eis um repórter que vende a força do seu trabalho, mas não a dignidade da consciência.

BOLSA-FAMÍLIA ESTICADA

Para chegar à casa dos 11,1 milhões de famílias, o valor médio do programa Bolsa-Família caiu 19%, ou seja, de R$ 75,43 para R$ 61,02. O governo decidiu alargar o curral de votos em busca da reeleição em outubro. Trata-se de um programa de distribuição de renda com viés assistencialista. Nessa esteira, os assistidos se acomodam, não se motivam a sair do sufoco e permanecem na bolsa da esmola. É quase nula a quantidade de famílias que deixam o esquema. A manutenção do status quo é a perspectiva no horizonte.

CABO ELEITORAL FORTE

Com as proibições feitas pela lei da minireforma eleitoral - outdoors, camisetas, bonés, showmícios, afixação de cartazes em prédios e instalações públicas - cresce o cacife dos cabos eleitorais. Estão sendo bem remunerados. O dinheiro economizado com as ações do marketing está sendo investido nas forças de campo. Ou seja, o caixa 2 continua, agora, direcionado à compra dos cabos eleitorais.

CLASSE MÉDIA FRACA

Nos últimos três anos, a classe média viu menos dinheiro no bolso. Pesquisas mostram que o peso de 15 itens subiu de 17% para 21% no bolso da população em geral, mas esse índice passa para 25% quando se faz um corte para a classe média. Eis aí um detalhe que terá influência nos índices eleitorais da campanha majoritária federal.

PSIQUIATRA LOUCO ?

O Estado de São Paulo mostrou há dias, em entrevista, que há mais loucos nesta terra tupiniquim que imagina a nossa vã filosofia. Um psiquiatra atestou a boa índole do bandido Champinha, aquele que, aos 16 anos, liderou a gangue que assassinou a jovem Liana e seu namorado. A jovem foi morta depois de muitos estupros. Hoje, o bandido tem 19 anos.

CARÁTER DE MONGE

Segundo o psiquiatra, Champinha tem condições de ir às ruas e ao convívio social. Poderia até ser monge, caso entrasse numa comunidade de monges. Trata-se do mesmo médico que recomendou a libertação do bandido da Luz Vermelha da Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté, em 1997. Quatro meses depois de sair da prisão, o criminoso se envolveu em uma confusão e acabou morto.

NO OLHO DA RUA

Quando João Acácio Pereira da Costa, o Luz Vermelha, foi assassinado, em 1998, o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça, Amador da Cunha Bueno Netto, chegou a dizer que os psiquiatras responsáveis pelo laudo de libertação do bando deveriam ir para "o olho da rua".

SERRA MANTEM POSIÇÃO

Mais uma pesquisa de intenção de voto - Estado/Ibope - atesta o favoritismo de José Serra, que hoje venceria a campanha ao governo no primeiro turno. O PT não cresceu nas últimas semanas, apesar da campanha de rua feita por Aloizio Mercadante. Ao que parece, persistem os atritos entre Marta e Mercadante. Suplicy, por sua vez, navega de braçadas.

AFIF ISOLADO

Guilherme Afif, que poderia surpreender, também não saiu do lugar em sua campanha para o senado. Trata-se de um ótimo comunicador. É imbatível no desempenho de TV. Mas Eduardo Suplicy transformou-se em ícone de São Paulo no Senado. E não recebe sujeira da lama que cobriu o PT. Por isso, bater Suplicy é tarefa quase impossível.

MAIS UM GOLPE DO CASUÍSMO

A cláusula de barreira é o primeiro passo para a moralização dos costumes políticos. Adotada nas eleições de outubro, enxugará as 29 siglas do Parlamento para 8, no máximo. Atenção, estão tramando um golpe contra ela. Aldo Rebelo, que verá desaparecer seu PC do B, com o apoio do presidente Lula, trama uma mini-reforma política, após o pleito, de forma a permitir a federação (integração) de siglas que não passaram pelo teste eleitoral. Mais uma da velhacaria política.

____________