COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 69

Porandubas nº 69

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Atualizado às 08:34


MAROLAS DEMORARÃO

O dossiêgate não causará abalos sísmicos na posição de Lula. A explicação é simples: a base da pirâmide social soma 70%; o meio da pirâmide, 25%, e o topo 5%. O meio está com Geraldo, mas Lula leva rebarbas. A base quase toda está com Lula. E o andar do topo é curto em votos. Quando as marolas feitas pelo meio chegarem às margens, Lula já estará eleito. Agora, se a massa informativa agregar novos escândalos - envolvendo diretamente a figura presidencial - aí, sim, a queda acentuada do presidente passa a ser considerada.

PT VERSUS PT

O maior adversário do PT, ao longo de uma história de quase três décadas, é o PT. O acervo negativo que o Partido acumula começa com o despreparo dos quadros. Lula levou um contingente despreparado para funções importantes na estrutura governamental. O deslumbramento ofuscou a visão. Parcela dos quadros veio do sindicalismo. Não se fez planejamento. Para garantir o futuro, as negociatas e acordos espúrios se multiplicaram. Deu no que deu. Mas o PT não está morto. Tem sangue de sobra para gastar.

PMDB MAIS FORTE

Novas projeções começam a ser feitas. O PT esperava continuar com a maior bancada na Câmara Federal. O mais recente escândalo deve lhe tirar bons votos. Mesmo assim, fará uma bancada perto de 70 parlamentares. A conferir.

5 PONTOS PERCENTUAIS

Basta 5 pontos percentuais para a campanha entrar no segundo turno. Lula teria de perder 5 enquanto Alckmin precisa avançar 5 passos. Não será fácil, mas não é de todo improvável. A partir de hoje, os horizontes da nova crise mostrarão o movimento das nuvens.

SERRA CONSOLIDADO

É verdade que Mercadante estava em escala ascendente. Subiu 5 pontos em duas semanas. Agora, a projeção é a de estática e mesmo perda de alguns pontinhos. Consolida-se a posição de José Serra.

CRISE MAIS ADIANTE

Lula eleito, crise em ebulição. Este é o primeiro desenho que se faz após o impacto inicial do dossiêgate. As oposições ganharam novo ânimo. Lula entrará no segundo mandato com um pé na lama e outro na estrada esburacada.

O SANGUE SUGADO

Na Paraíba, o senador Ney Suassuna (PMDB), envolvido na operação sanguessuga, teve o sangue eleitoral sugado. Baixou o índice do candidato ao governo, José Maranhão (PMDB), e deu corda ao adversário, Cícero Lucena, tucano candidato ao Senado. A crise afeta, sim, candidaturas.

LULA, UM INGÊNUO

É muita ignorância de uma vez só. Lula não sabia de mensaleiros. Lula nunca tomou conhecimento de sanguessugas. Delúbio, o amigo, foi defenestrado. José Dirceu e Palocci, amigos, saíram, o primeiro cassado. Agora, o segurança e o churrasqueiro do presidente, muito amigos, são flagrados com a mão na botija. E o presidente, mais uma vez, apela para a perplexidade. É muita ingenuidade.....Quem acredita nisso, levante a mão... Nenhum dos presentes.

E O PROJETO BRASILEIRO ?

Quem viu, até o momento, o projeto brasileiro apresentado por um dos candidatos a presidente da República ? Os tais Planos de Governos não passam de metas setoriais, desconexas. Não se espere muita coisa do novo mandatário. Veremos mais do mesmo nas páginas do amanhã.

E OS DÓLARES ?

Vamos aguardar a origem dos dólares do dossiêgate. Estará aberta a pista dos autores da façanha.

PROPAGANDA VELHA

A programação eleitoral é um retrato velho na parede. Fulano fez, fulano fará mais. Sicrano é assim e será melhor. Filmes vistos, passados conhecidos, expressões rotas, imagens da velha política.

O NOVO ? DEBATES

O que poderia ser diferente na programação eleitoral ? Debates em todos os programas. Cada programa seria dedicado a um tema específico. Segurança, por exemplo. No mesmo espaço, os candidatos apresentariam suas propostas para equacionar as questões relativas ao tema. O eleitor conheceria melhor perfis e analisaria os posicionamentos.

RISCO E MÍDIA

A campanha do PT, sob o aspecto da organização, é exemplar. Tinha, até, uma área de "risco e mídia", comandada pelo churrasqueiro da Granja do Torto, Jorge Lorenzetti. Mas o homem da carne não previu nenhum risco com a compra de um dossiê para "queimar" adversários. Saiu chamuscado.

NO RIO

Chama a atenção o crescimento da candidata Denise Frossard (PPS) ao governo do Rio de Janeiro. Passou o pastor Marcelo Crivella (PRB), apoiado por Lula.

NO RN

O apoio de Lula a candidatos ao governo de alguns Estados não tem sido eficaz como se esperava. No Rio Grande do Norte, Vilma Faria (PSB), a governadora, esperava ultrapassar o senador Garibaldi Alves (PMDB) na reta final. Usa todos os dias a imagem do "Santo Lula" para subir a escada das pesquisas. Mas está atrás entre 5 a 7 pontos percentuais.

EM RORAIMA

Em Roraima, o candidato Romero Jucá (PMDB) tem 20% das intenções de voto contra Ottomar Pinto (PSDB), que tem 70%. Jucá entrou em desespero e partiu para a agressão, colocando no ar fitas antigas que mostram Ottomar sendo atacado por atuais correligionários. As pesquisas de ressonância apontam: quanto mais bate, mais Jucá desce na escada das pesquisas.

SARNEY APERTADO

José Sarney (PMDB), senhor todo poderoso do Maranhão, escolheu Amapá como o Estado para fazer política. Elegeu-se senador por esse Estado do Norte com muita folga. Mas, nesta campanha, está sendo apertado por Cristina Almeida (PSDB). A luta é de 47% contra 40%. Se Sarney perder, uma viga mestra do PMDB governista cai por terra.

QUEM ENXERGA CÉU AZUL ?

Olhem para o Céu. Está azul ou cheio de nuvens ? Nuvens plúmbeas, densas ou esparsas ? De acordo com a visão, favor avisar a Lula ou a Alckmin. Ou, se for o caso, a ambos.

______________