COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 86

Porandubas nº 86

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Atualizado às 07:57


SE CORRER O BICHO PEGA...

Lula está acuado. O PT encosta em seu peito a lista de nomes que gostaria de ver no Ministério. Os partidos aliados, idem. Para disfarçar, o presidente diz que a reforma será do tamanho da cabeça de um alfinete. Quase invisível. Lorota. Se não abrir pelo menos uns 15 ministérios, dos 34 que dispõe, Lula não terá clima para iniciar o segundo mandato.

SE FICAR O BICHO COME...

Se o PMDB da Câmara (significando 91 deputados) não for contemplado, o bicho vai pegar mais adiante. O médico José Carlos Temporão, que o governador Sérgio Cabral, quer emplacar como ministro da Saúde, não é aceito pelos deputados peemedebistas, que querem emplacar dois ministérios pesados - com budget considerável - e com porteira fechada. Ciro Gomes, do PSB, não quer ver seu indicado, Pedro Brito, caindo fora do Ministério da Integração Regional. A situação do presidente, convenhamos, não é nada confortável.

JOBIM X TEMER

Nelson Jobim foi considerado um magistrado que politizou o Judiciário. Diz-se que foi o maior advogado do deputado José Dirceu. Passou 10 anos fora do PMDB e quer voltar ao partido na condição de presidente, apoiado por Renan Calheiros e José Sarney, (especula-se) com o patrocínio de Lula. Ora, essa é sua desvantagem. Ele é visto como extensão do Palácio do Planalto. Os deputados do PMDB estão fechados com Michel Temer. Quanto mais Jobim aparece no escudo de Renan, Sarney e Lula, mais afastado fica da possibilidade de se eleger presidente do PMDB.

AS CHANCES DE AMBOS

Michel Temer tem condições, hoje, de levar a melhor na Convenção de 11 de março. Conta com o apoio quase total dos Diretórios de São Paulo (Quércia), Rio de Janeiro (Garotinho, que lhe dará 69 votos dos 77 lá existentes), Minas Gerais e Santa Catarina. Dizia-se que o governador Requião (PR) estava fechado com Jobim. Convidou Michel a ir ao Estado, sendo ele recebido pelo irmão de Requião, Maurício. Resultado : hoje, Temer ganha no Paraná. No Espírito Santo, Paulo Hartung prega a unidade. Caso não consiga, promete os votos a Michel. No Nordeste, Maranhão e Alagoas estão com Jobim, mas nos restantes Estados, o voto está muito dividido. No Norte, idem.

SENADO VERSUS CÂMARA

A disputa no PMDB é, sobretudo, entre o Senado e a Câmara, que desejam consolidar ou ampliar espaços de poder. A pergunta é : quem provocará maiores dores de cabeça em Lula ? Senadores ou deputados ?

CHINAGLIA CHEIO DE PROMESSAS

Arlindo Chinaglia está prometendo uma pauta vigorosa na Câmara. Cria muitas expectativas. Poderá ser o grande motor da política. Se não conseguir botar a máquina para andar, a Câmara se transformará numa Torre de Babel.

REVISTA PIAUÍ

O melhor anúncio de oportunidade do momento : a revista Piauí, de um dos membros da família Moreira Salles, apresenta uma propaganda muito engraçada na rede de cinemas que é da família. Diz que graças ao ministro Waldir Pires, responsável por contribuir com o caos nos aeroportos, a revista Piauí decolou. Com tempo de sobra, os passageiros compraram mais revistas e passaram a ler mais. No final, o agradecimento à ANAC - Agência Nacional de Atraso Civil.

TROCA-TROCA

Enquanto a reforma política dança no compasso de espera, cerca de 25 parlamentares já trocaram de partido, desde as eleições de outubro passado.

A VOZ DO MESTRE

Quando o mestre levanta a voz, todos precisam ouvir. Quando o mestre é o jurista Goffredo da Silva Telles, o Brasil todo precisa aplaudir. 30 anos depois de ler a "Carta aos Brasileiros", o mestre dos mestres apresenta outra Carta ao país, desta feita cobrando repressão à corrupção e atenção à ética. Aplausos entusiasmados ao professor Goffredo que, do alto de sua magnanimidade, tem me enviado seus belíssimos livros e reedições, sempre marcados com a letrinha miúda e firme. "Toda corrupção constitui atentado ao respeito pelo próximo", ensina.

CPI DAS ONGs

O inquieto senador Heráclito Fortes (PFL-PI), que preside a importante Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, no Senado, já colheu 65 assinaturas de senadores no requerimento para a criação da CPI das ONGs. Eis aí um espaço que merece ser fustigado. Está cheio de corrupção. Trata-se de um dos maiores ativos do famigerado Custo Brasil. Parabéns, senador. A sociedade aplaude a iniciativa.

BENTO XVI

O papa Bento XVI poderá abrir novos caminhos para a Igreja Católica no Brasil. A santificação de São Galvão, aqui e não em Roma, está cheia de significados. As Igrejas Evangélicas se expandem tirando fiéis dos tempos católicos. A vinda do papa, por isso mesmo, é considerada como uma bênção. Aliás, é incrível mas verdadeiro : este papa fez crescer o turismo religioso em Roma. Junta mais gente na Praça de São Pedro do que o "santo" João Paulo II conseguia. Os turistas alemães lideram o ranking.

100 BILHÕES DE RESERVAS

O Brasil entra na casa dos US$ 100 bilhões de reservas. É grana para nenhum país do mundo achar por menos. Mas as projeções feitas pelas melhores consultorias voltam a indicar 3,5% de crescimento do PIB este ano. É muito pouco para tanta reserva. Ou seja, o índice mostra apenas um crescimento inercial.

MARTA, O NOME

Marta Suplicy está segurando no calcanhar de Lula. É o nome mais forte do PT para o primeiro escalão do governo Lula. Onde ficará ? No Ministério das Cidades ? O PP não quer ceder o posto. No Ministério da Educação ? Lula admira o trabalho do ministro Fernando Haddad. No Ministério do Trabalho ? Nesse caso, a reação virá da banda sindicalista do PT, comandada pelo ministro Luiz Marinho. Marta, porém, vai entrar. Nem que seja pela porta dos fundos. Ou seja, mesmo contra a opinião de dona Marisa, que, segundo se comenta, não vai com a cara da ex-prefeita de São Paulo.

JOSÉ RAINHA, A CUT E O MST

Está difícil de entender. José Rainha, do MST, liderou 12 invasões de fazendas no interior de São Paulo e, para isso, contou com o apoio de parcela da CUT. Mas o MST nacional alertou para o fato de que Rainha não teve e não tem o apoio do Movimento. Agiu por conta própria. Como o MST não existe, legalmente, não pode ser acionado juridicamente. Mas a CUT, essa sim, pode ser acionada. Ocorre que a CUT nacional também desautorizou o apoio dado a Rainha. Teme ser levada a juízo. Ou seja, as invasões ocorrem. Mas ninguém quer ser responsabilizado. E assim consolidamos o Estado da Anomia.

ONDE ESTÁ FHC ?

O ex-presidente Fernando Henrique está posto em silêncio. Por que se recolheu ? O que está fazendo ? Quando ele desaparece por algum tempo, é porque prepara uma base para decolagem de algum projeto. Deve estar desenhando a nova plumagem dos tucanos.

CAE CONTRA SERRA

Importantes projetos do interesse do Estado de São Paulo passam pela poderosa Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, comandada pelo senador petista Aloizio Mercadante. O senador começa a colocar barreiras na CAE contra o governo José Serra. A conferir.

MINISTÉRIO PÚBLICO E A "ALMA DO NEGÓCIO"

Uma surpresa: o Ministério Público entrou na era propaganda midiática. É isso o que se vê em anúncios antes dos filmes começarem nas salas de cinema de São Paulo. Como "a propaganda é a alma do negócio", o MP descobriu nela a virtude da visibilidade. Embute-se na estratégia de massificar o conceito a idéia de popularizar a ação institucional dos promotores que fazem a defesa da sociedade. Os Poderes Públicos se curvam ao Poder da Comunicação.


____________