domingo, 29 de novembro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Porandubas nº 87

quarta-feira, 7 de março de 2007


VITÓRIA DE TEMER

A desistência de Nelson Jobim na disputa pela presidência do PMDB foi algo inesperado. Depois dos erros cometidos, como inserir na lista nomes sem autorização e até um parlamentar alagoano do PFL, Jobim promoveu acertos, listando 12 novos nomes. Mas a confirmação do deputado baiano Geddel Vieira Lima como ministro da Integração Regional e a ida (ontem, terça-feira) de Michel Temer ao Palácio do Planalto, a convite de Lula, desestabilizaram o ex-presidente do STF. Furioso, renunciou com uma nota em que ataca - logo quem - o presidente da República. Michel ganhou a parada.

BASTIDORES

No início da semana, o presidente Lula recebeu o senador José Sarney, que lhe disse : nosso grupo vetará o nome de Geddel como ministro da Integração Nacional. Logo depois, Geddel recebeu um telefonema de um correligionário do senador Renan Calheiros, que lhe passou a seguinte mensagem : Se você deixar de apoiar Michel e vir para o lado do Jobim, pode-se considerar ministro. O deputado, conhecido por não ter papas na língua, retrucou: "Diga ao Renan que me telefone para fazer esse convite, mandarei ele para... Ele pensa que está tratando com algum moleque ?"

NO DIA SEGUINTE

No dia seguinte, o presidente Lula recebeu Geddel e o governador da Bahia, Jacques Wagner. Fez o convite informal a Geddel. Convite oficializado junto ao presidente do partido, Michel Temer, às 16 horas de terça.

MACACO EM LOJA DE LOUÇA

O ministro Tarso Genro, preocupado com a nota feita por Nelson Jobim, quis sondar o que ela significava. Alguém cochichou em seu ouvido : trata-se das loucuras que um macaco faz numa loja de louças. Engraçado é lembrar a frase pronunciada no dia anterior pelo ex-candidato : "Chance de desistir da disputa é inferior a zero". Palavra de ex-ministro do Supremo Tribunal Federal.

GOVERNADORES NA LISTA

Os sete governadores do PMDB querem, agora, entrar na chapa encabeçada por Temer. Que aproveita a oportunidade para consolidar o tão almejado projeto de união das alas. Mas, em se tratando do PMDB, tudo será possível. O partido é uma federação de grupos e mandos estaduais.

BUSH E LULA

A visita de Bush ao Brasil poderá ser a oportunidade de ouro para o país se inserir de maneira sólida na agenda internacional do biocombustível. Mesmo que não saia acordos satisfatórios, a colocação do tema como prioridade de pauta já é um trunfo. O etanol elevará o patamar estratégico do Brasil no campo das relações internacionais.

AS GRANDES DÚVIDAS NO MINISTÉRIO

A maior dúvida sobre a formação do Ministério gira em torno de Marta Suplicy. Para onde irá ? O Ministério das Cidades, tão ambicionado, é o único que abre o apetite da ex-prefeita de São Paulo. Mas o PP não quer trocar a Pasta pelo Ministério da Agricultura.

E O PTB, HEIN ?

Como ficará a situação do PTB se o ministro Walfrido dos Mares Guia trocar a sigla pelo PR ? O PTB, evidentemente, lutará por novo espaço. Aliás, há um perfil no PTB que cairia muito bem na Pasta da Agricultura. Trata-se de Nelson Marquezelli, um especialista na questão agrícola, que hoje preside a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Mas o PTB precisa equacionar seu posicionamento partidário. O ex-deputado Roberto Jefferson ficará ou não no comando do partido ?

COMBATE AO NEPOTISMO

Logo, logo, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, colocará em pauta a questão do nepotismo nos quadros da Casa. A preocupação do presidente é a de dar respostas às cobranças e denúncias feitas pela mídia.

E CLODOVIL, HEIN ?

Quem esperava inércia na seara do deputado Clodovil Hernandez se surpreende. Já apresentou 7 projetos de lei, que não estão incluídos no setor de perfumaria, como poderia se imaginar.

JÁ O FRANK AGUIAR

Enquanto Clodovil costura projetos, o cantor Frank Aguiar diz que está pensando, pensando...

ALCKMIN CANDIDATO

Fernando Henrique, o tucano-mor, em almoço com Geraldo Alckmin, nos EUA, apresentou um panorama otimista para o ex-governador. Tem as melhores chances de se tornar prefeito de São Paulo.

OCORRE QUE....

Mas o atual prefeito, Gilberto Kassab, lutará até a última gota de paciência para assegurar a candidatura à reeleição. Não tem carisma, mas sabe articular. Não tem perfil de rua, mas sabe manejar os instrumentos da política.

UM NOME NOVO, ANDREA

Há um nome escondidinho na floresta dos tucanos. Trata-se de um tucano de plumagem nova. Com nome charmoso e perfil moderno. Sabe se mover nas sombras e está fazendo curso intensivo de administração pública. Sofre algumas deficiências no plano da linguagem popular, coisa administrável. Já foi ministro e embaixador. Trata-se de Andrea Matarazzo, o secretário que coordena as Sub-Prefeituras da Capital. Pode, também, ser uma alternativa tucana para a Prefeitura.

QUEM APOSTA NA ALIANÇA PSDB E PFL ?

Quem aposta na aliança entre PSDB e PFL em torno da candidatura à Prefeito da Capital paulista ? Quem apostar, levante o dedo. Dos 20 da sala, apenas 3 ? Será que alguém esconde o jogo ?

ANTICONCEPCIONAL GENÉRICO

Qual o efeito da liberação dos genéricos de pílulas anticoncepcionais ? Maior e mais qualificado controle da natalidade. É óbvio.

OS GASTOS COM BEIRA-MAR

Afinal de contas, a União deve financiar as viagens de Fernandinho Beira-Mar para que se faça presente nas audiências de seus processos em cidades diferentes ? Até o momento, já se gastou o montante de R$ 232 mil. O sistema de vídeo-conferência é ou não eficaz ?

ATÉ A ÁGUA ?

Os aviões da caravana de George W. Bush trazem de alfinete a tanques, de fuzis a água. O presidente dos Estados Unidos será totalmente blindado. Curiosidade : qual a origem da água que será servida nos Palácios de Brasília e do Governo de São Paulo ? Esses exageros chegam próximos à humilhação.

A MENINA DA BALA PERDIDA

Abatida por uma bala perdida, em São Paulo, Priscila, de 13 anos, ficou paraplégica. Abatida por uma bala perdida, no Rio de Janeiro, Alana morreu. Duas garotas de 13 anos. Dois sonhos, um desfeito; outro, quase. Duas pequenas amostras da barbárie cotidiana que se abate sobre as populações. E qual foi o gesto forte das autoridades para acabar com as balas perdidas ? Nas nossas consciências, a imagem que se projeta é a de uma fruta, uma banana.

QUE AMIGO, HEIN ?

Pois é, George Bush, que já recebe o epíteto de "pato manco" (lame duck), dado aos presidentes em fim de carreira, grita para a América Latina : "vocês têm um amigo nos EUA". O grito chegou 5 a 6 anos atrasado. Em fim de linha, sem apoio da opinião pública, esse anúncio impacta tanto quanto dizer : amanhã, o sol despontará no nascente...

____________

Atualizado em: 6/3/2007 16:24

COORDENAÇÃO

Gaudêncio Torquato jornalista, consultor de marketing institucional e político, consultor de comunicação organizacional, doutor, livre-docente e professor titular da Universidade de São Paulo e diretor-presidente da GT Marketing e Comunicação.

Publicidade