COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 93

Porandubas nº 93

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Atualizado em 18 de abril de 2007 22:27

 

PMDB CONTRA PT

A disputa entre PMDB e PT por cargos no segundo escalão da administração federal começa a empanar os horizontes de harmonia construídos pela direção partidária e o presidente Lula. O mais irritado com a protelação dos compromissos assumidos pelo governo é o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves. Que, em dura carta ao ministro Mares Guia, responsável pela coordenação política do governo, cobrou a nomeação dos nomes indicados pelo partido.

APLAINANDO CAMINHOS

O presidente do PMDB, deputado Michel Temer, e o deputado Cândido Vaccarezza, estrela em ascensão do PT, muito ligado a Marta Suplicy, almoçaram esta semana e começaram a aplainar os primeiros quilômetros da estrada que conduzirá os atores ao palco de 2008, quando estarão em jogo as candidaturas à prefeitura de São Paulo e de todas as capitais. Se o governo Lula cumprir os compromissos assumidos com o PMDB, o partido não terá como deixar a base governista. E uma aliança com os olhos no futuro começa a fazer parte das interlocuções rotineiras dos dirigentes.

CHINAGLIA COM MENOS FORÇA

Constatação : Arlindo Chinaglia perde força. A agenda da Câmara está pobre. O presidente navega entre borrascas. E a CPI do Apagão poderá emPACar o PAC. A conferir.

JUÍZES SOB SUSPEITA

É triste, muito triste ver que uma batelada de juízes, altos juízes, está mergulhada no mar da corrupção. O Judiciário, o mais consagrado altar da Pátria, recebe os respingos da lama. Vender sentenças é vender a honra. E vender a honra é macular a Justiça. Abrigar sob o manto da Justiça uma horda de bandidos é estuprar a nossa mais sagrada instituição. Mas vamos esperar pelo contraditório. Aos juízes acusados, uma justa sentença.

JUÍZES QUE ORGULHAM

Há juízes que fazem bem ao nosso coração cívico. Há juízes que fazem a grandeza da Pátria. Nos últimos tempos, pelo menos uns três ou quatro sobressaem no Supremo Tribunal Federal. São ministros que não se curvam às pressões e contrapressões. Que Deus os conserve assim.

O QUE É ISSO ?

Sete desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2ª. Região - Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo - estão ou já passaram pelo banco dos réus. Representa 30% dos 25 magistrados do Tribunal de segunda instância. O que isso significa, gente? Onde estamos? Para onde vamos?

MANOBRAS EM TORNO DA REELEIÇÃO

Coloquemos a lupa sobre o amanhã. Aécio Neves e José Serra querem o fim da reeleição. Leia-se : Serra será candidato à presidência da República em 2010 e, se eleito, ficará 5 anos no poder. Em 2015, Aécio, que tem idade para esperar, será o candidato de Serra. Lula poderá até disputar, se verificar que o tucanato não caiu no gosto do povo. Mas Aécio também poderá ser candidato do PMDB, em 2010, neste caso, com apoio de Lula. Nesse caso, Serra estará descendo a serra.

DESVIOS NA INFRAERO

A CPI do Apagão concluirá o que já se sabe : houve desvios na Infraero. E o deputado Carlos Wilson, que dirigiu a estatal, ficará no centro das denúncias. Há quem diga que o deputado pernambucano, com sérios problemas de saúde, não será poupado.

PMDB NO COMANDO DA CPI

O PMDB não quer largar mão do comando da CPI do Apagão.

SEMANA SANGRENTA

O sul-coreano Cho Seung-Hui, de 23 anos, assassinou 32 pessoas e feriu 29 na Universidade de Virgínia. É produto de um tempo de valores sepultados na poeira da modernidade. Na última terça-feira, tiroteio de 10 horas deixa 19 mortos no Rio de Janeiro. Também é produto de um tempo de devastação moral e ética. O poder dos bandidos, não é admirar, surpreende o poder do Estado.

ANTONIO FERNANDO DE SOUZA

O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, é um homem independente. Diz com todas as letras: "CPI é direito líquido e certo, de natureza constitucional, da minoria parlamentar". Aplausos.

PDT MAIS RADICAL

O PDT, comandado pelo agora ministro do Trabalho, Carlos Lupi, tem visão mais radical que o PT sobre a CLT e flexibilização da legislação trabalhista. A fala de Lupi até perece um ronco de dinossauro. A CLT é imexível. Por isso, ninguém deve apostar nas reformas sindical e trabalhista.

GREVE NA PF

Se a Polícia Federal, que é a mais poderosa vitrine do governo Lula, fizer greve contra o mesmo governo do qual faz parte ? Prometeram aos federais melhores condições salariais. Até agora, necas. A peteca está nas mãos do ministro Tarso Genro. Que, segundo se espera, deve cumprir os compromissos fechados pelo antecessor.

INAÇÃO PERCORRE AS VEIAS DA NAÇÃO

Espraia-se o sentimento de que a inação percorre as veias das instituições. Congresso parado. Executivo, idem. O país navega pelo piloto automático.

TRANCO EM CHÁVEZ E EM MORALES

Até que enfim, Lula deu um tranco no coronel-comandante e no índio-presidente. Chávez, agora, quer o etanol brasileiro. E Evo Morales deseja tomar novamente a Petrobrás boliviana, pagando bem menos do que as empresas valem. Lula ameaçou retaliar a Bolívia. Vamos ver no que vai dar.

DEPREDAÇÕES

O MST iniciou a onda de depredações sob o noticiário de alguns milhões de Reais dados generosamente ao Movimento pelo governo Lula. O "abril vermelho" deixa marcas em 15 Estados. Como se explica o fato de o Estado ajudar alguém a quebrar suas estruturas ? Ou seja, o Estado incentiva os Sem Terra a violar a lei. Não é um contra-senso ? Não deveria haver regras para esse tipo de ajuda ?

MANGABEIRA COM LULA

Mangabeira Unger foi um ácido crítico de Lula. Agora, vai comandar a Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo. Uma espécie de órgão para desanuviar os horizontes. Mangabeira é pessoa de muitas palavras. Mas sem experiência na ação. Por isso, flutuará nas nuvens das idéias.

___________