COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 113

Porandubas nº 113

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Atualizado às 07:59

COMOÇÃO NACIONAL

A absolvição de Renan Calheiros recebeu a maior saraivada de críticas desses tempos cinzentos. O impacto foi maior que o affaire dos mensaleiros. A opinião pública virtual, que se expande nas redes sociais da internet, continua a bater forte na imagem do senador. As cartas dos leitores de jornais e revistas atingem recordes. O site do Senado explodiu com a massa de e-mails críticos. E o povo de Murici, comandada por Renan Filho, comemorou.

VOTO ABERTO

A campanha pelo voto aberto nas votações do Congresso ganha peso a cada dia. A questão é : dará tempo de se aprovar um projeto de modo a abrigar os próximos recursos contra o presidente do Senado ? Com o voto aberto, os senadores serão colocados no mais alto pedestal da Opinião Pública (OP).

JOÃO PEDRO

O senador João Pedro, suplente do senador Alfredo Nascimento, do Amazonas, já avisou que, como relator do segundo processo contra Renan (favorecimento à Schincariol), mandará arquivar o recurso do PSOL. As evidências de favorecimento não são tão claras como no processo em que será acusado de comprar emissora de rádio e jornal com o sócio João Lira. Mas, de processo a processo, o PT e seus senadores abrem as portas do inferno.

CPMF SERÁ APROVADA ?

Muitos garantem que a oposição faz apenas firula quando garante obstrução firme no Senado a ponto de impedir a aprovação da CPMF. Governadores tucanos, entre os quais José Serra e Aécio Neves, se mostram favoráveis à aprovação do projeto. Que poderia passar tranquilamente com mais uns votinhos do DEM e do PSDB. Não se faz mais oposição como antigamente.

PT NA CHINA

A cúpula do PT está na China para ver como o Partido Comunista consegue assoviar e chupar cana ao mesmo tempo. O Brasilzão ferve de indignação e o PTzão se esbalda na terra do maior partido comuno-capitalista do mundo. Já, já, a China desbancará os elefantes do capitalismo ocidental.

A CAMPANHA DA FIESP

A FIESP tem uma lista com mais de um milhão de assinaturas contra a CPMF. Antigamente, os políticos tomavam a benção aos presidentes da poderosa Federação. Mas a velha entidade é um leão desdentado. Não ameaça ninguém. Também, pudera. Não há muitos empresários de porte no comando da Federação. O atual presidente - muito ativo, por sinal - é um Executivo sem muita condição de executar.

LULA 2014

A cada dia, Lula dá sinais de que a política é a vitamina de seu sangue. Em Madri, disse que não abandonará o carrossel da política. Leia-se : descansarei quatro anos e voltarei em 2014. Como não há oposição no país - o que temos é um arremedo - D. Luiz terá vida prolongada.

TUCANOS ARREBENTADOS

Os tucanos se bicam com muita força em São Paulo. O governador José Serra não suporta ver alckmista pela frente. Encontraram um denominador comum para comandar o diretório municipal do PSDB, José Henrique Reis Lobo. Que, segundo se diz, não fede nem cheira. Mas é o perfil adequado para o momento.

O ESFORÇO DE KASSAB

O prefeito Gilberto Kassab se esforça para crescer nas pesquisas e, assim, empacar a candidatura à reeleição. Conta com o cacife pesado do governador Serra. Mas Geraldo deverá continuar na dianteira, por ter recall mais elevado. Trata-se de um perfil mais denso que Kassab. Quem apostar na integração dos tucanos e democratas poderá quebrar a cara...

RENAN E LULA

O encontro de Renan com Lula abre especulações. Se pedir licença, ficará a impressão de que Lula a exigiu. Se permanecer na presidência do Senado, também vão dizer que o conselho partiu de Lula. A essa altura, Renan tornou-se refém do presidente. Trata-se de um pato manco no cercado do Planalto. Mostrar cacife para garantir a aprovação da CPMF poderá ser blefe. O homem é tinhoso.

SENADOR TUMA

Há muita insinuação sobre os próximos movimentos do senador Romeu Tuma. Ficará no DEM ? Irá para o PR ?

SENADOR MERCADANTE

O senador Aloizio Mercadante, por sua vez, desceu do pedestal que o abrigou por anos a fio. Com o voto de abstenção, tornado público, o senador criou escola. Disse que não tinha certeza de falcatruas cometidas pelo presidente do Senado. Condenou com seu voto senadores petistas, como Suplicy, que votou contra Renan. Mercadante teve seu nome embrulhado no pacote da mercadantização congressual. É o que leu na imprensa.

DEM E TUCANOS

Alguns tucanos e democratas também votaram a favor de Renan. Mas as cúpulas partidárias fazem ouvidos de mercador.... (a palavra nunca esteve tão na moda)

E OS RECURSOS DA SAÚDE ?

A saúde pediu socorro. As filas se multiplicaram nos hospitais. Cenas de doentes graves denunciaram a inação do Estado na esfera da saúde pública. O ministro Temporão botou a boca no mundo. O governo acenou com a liberação de R$ 2 bilhões. Que, depois, empacaram. Mais gritos de socorro. O ministro Mantega - disse - que não disse o que disse - voltou atrás e prometeu liberar o dinheiro. Que, agora, pela qüinquagésima vez, não será liberado. O governo anuncia que vai protelar os recursos. Enquanto isso, a propaganda da rede social protegida sobe montanhas.

PMDB DA CÂMARA FORTALECIDO

Renan tornou-se mais dependente do Palácio do Planalto. A dívida aumenta os créditos da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados.

CONGONHAS CONTINUA PERIGOSO

Um Airbus 320 da TAM teve de arremeter para evitar colidir com um helicóptero. O piloto teria desobedecido a orientação dos controladores e tentado descer. O sistema de alarme do avião disparou. Congonhas - mesmo com grooving - continua perigoso.

ALCKMIN E O PMDB

Geraldo Alckmin flerta com o PMDB. Quer oferecer a vaga de vice na chapa em que disputará a prefeitura paulistana. Um torpedo contra José Serra. Que lutará pela aliança com o DEM de Kassab.

DEM NÃO PEGOU

E por falar em DEM, é voz comum no Nordeste que a sigla não pegou. A religiosidade nordestina associa DEM com demônio. Por lá, a fonética ainda clama pelo velho PEFELÊ. Soa estranho dizer : o DEM, os parlamentares do DEM. O capeta aparece por todo lado. Coisa que o estudioso do marketing, César Maia, deveria logo corrigir.

BASTIDORES DO AMANHÃ

Vejam a chapa com que o tucanato e os Democratas sonham para 2010 : Serra, presidente. Aloysio Nunes Ferreira, governador de SP; Guilherme Afif, senador. E Kassab ? Deixaria a vaga da Prefeitura, em 2008, para Geraldo Alckmin, e comporia a chapa de Aloysio como vice em 2010; o vice de Serra ficaria em aberto para ampliar o campo de alianças. Possivelmente um nome do Nordeste. E Aécio Neves como vice ? Chapa pura é mais que improvável. Se o cavalo passar montado, o governador de MG não hesitaria. O espaço do PMDB poderia ser um ótimo abrigo. Com o aval de Lula. E Nelson Jobim, um homem de humores esquisitos e ambições demasiadas, seria escanteado.

CEARÁ FERVE

Em muitos Estados, a política começa a ferver. No Ceará, a senadora Patrícia Sabóia (PSB) pensa em sair do partido e se lançar candidata à prefeitura de Fortaleza. Os tucanos gostariam de recebê-la. O deputado Ciro Gomes, o ex-marido, será ouvido.

BABANDO PELO MANDATO

Em Roraima, o ex-deputado estadual César Babá, cassado nas duas instâncias da Justiça Eleitoral de RR por ter feito esquema de cartões eletrônicos para compra de votos, espera voltar à Assembléia. Em Brasília, o defenestrado mobiliza-se para resgatar o mandato. E diz - para interlocutores - que o custo pode ser alto. Mas que tem cacife para bancar a volta. Pouca vergonha.

OS PRÓXIMOS

O tucano Eduardo Azeredo, senador de MG, não escapará. E puxará o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, para o rolo do "mensalão mineiro". Como bom marinheiro, Mares Guia tem o apoio de Lula para navegar tranqüilo. E se o procurador da República o denunciar ao STF ? Há uma incógnita diante do ministro e do senador. A conferir.

CONSELHO AO MINEIRO AÉCIO

Esta Coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos aos políticos e governantes. Na semana passada, o espaço foi dedicado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. Hoje, volta sua atenção para o governador de MG, Aécio Neves :

1. A floresta tucana está infestada de abelhas. Procure enxergar outras matas para abrigar sua alma.

2. Corra o país e seja ator central no processo eleitoral de 2008. A prefeitada será fundamental para a decolagem em 2010.

3. Ser vice na chapa de José Serra significa ....isso mesmo...apenas vice. Ou seja, seu projeto de poder irá para as calendas.

4. Dê uma arrumada na banda boêmia. Para evitar ataques maldosos mais adiante.

________________