COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 145

Porandubas nº 145

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Atualizado às 07:40

A VITÓRIA DA CIÊNCIA

Esta semana, o Brasil poderá dar importante passo em direção ao futuro. O Supremo Tribunal Federal julgará a Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pelo ex-procurador geral da República, Claudio Fonteles, um homem profundamente religioso, contra o artigo 5º da Lei de Biossegurança. Pela ação, questiona-se a autorização do uso de células-tronco embrionárias para pesquisas científicas. Pelo visto e sabido, a ciência ganhará da religião. Dos 11 ministros do tribunal, pelo menos seis deverão votar a favor das pesquisas. De um lado, o argumento de que os embriões já constituem vida humana e, ainda, que as pesquisas com células-tronco adultas apresentam mais resultado que as células embrionárias. De outro, a tese de que estas podem ser utilizadas para reconstituir qualquer tipo de tecido, ao contrário das adultas.

GRAVIDEZ DO TERREMOTO

Na China, foi preciso um terremoto para o governo permitir que mães da província de Sichuan tenham liberdade para engravidar. Ali, permitia-se apenas um filho por família. A política de limitação de filhos já conseguiu sustar o nascimento de 400 milhões de chineses. Os pais das vítimas da tragédia ganharam, agora, um salvo-conduto. E, de proibição a proibição, intercalada por terremotos, caminha a Humanidade.

ESPERTO OU SÉRIO ?

E este tal de George Sanguinetti, hein, que questiona o laudo técnico sobre a morte da menina Isabella Nardoni, preparado pelo Instituto de Criminalística mais respeitado da América Latina ? Diz que a menina não foi esganada. E que foi atirada do 6º andar, de cabeça para baixo. Sanguinetti desmanchou a tese de Badan Palhares, aquele que garantiu que Suzana Marcolino matou PC Farias e, em seguida, se suicidou. Até hoje, a verdade não apareceu. Quem aposta na esperteza de Sanguinetti ? E quem aposta no cientificismo do seu laudo ?

CINZA NA PAISAGEM

O Brasil verde-amarelo de Lula ganha um leve tom cinza, cor emprestada pelo déficit em conta corrente de US$ 14 bilhões, conta obtida entre janeiro e abril deste ano. Analistas enxergam risco no médio prazo. E Lula continua exuberante como nunca.

O SANFONEIRO LUIZ GONZAGA...

Luiz Gonzaga, o sanfoneiro-ícone da música nordestina, é a maior fonte de inspiração do PT. Em Karolina com K, Gonzagão, assim cantava : "Vamu contar o dinheiro Ansermo !! é 20 pra tu..e 20 pra eu !! Eu vou contar..prontu!! Um pra eu..um pra tu..um pra eu.. Um pra eu..um pra tu..um pra eu.. Ansermo besta..com as butuca ensima de karolina.. nem presta atenção na minha contage..e eu tô lá!! Um pra eu..um pra tu..um pra eu..Um pra eu..um pra tu..um pra eu..Pronto Ansermo!! aqui ta o teu..aqui ta o meu.."

... E AS CONTAS DO PT

Pois bem. Assim é a contagem do PT. Vetou a aliança com o PSDB em Belo Horizonte. Mas analisou 15 casos de cidades em situação semelhante. Em apenas quatro rejeitou a aliança. Nessas, o PSDB seria cabeça de chapa : Cabo Frio (RJ), Claudia (MT), Açailândia (MA) e Xanxeres (SC). Em Nova Iguaçu (RJ), Nova Friburgo (RJ), Itajaí (SC), Criciúma (SC) e Linhares (ES), os tucanos foram aceitos. Claro, os petistas são cabeça de chapa.

ADEUS AO CHARME

O Hotel Maksoud Plaza foi a leilão. Que magnífico espaço ! Que décadas cheias de brilho as de 70/80 em São Paulo ! O Crowne Plaza fecha as portas esta semana. Que pena ! O Hilton se prepara para receber o Tribunal de Justiça. Que mudança ! O charme do passado dá adeus ! E o presente não oferece nem beijinho ou abraço de despedida. Que tempos esquisitos e frios, hein ?

A HORA DA VERDADE

Mais cedo ou mais tarde, chegará a hora da verdade. Nesse momento, as aves de rapina que rondam os cemitérios serão abatidas de maneira implacável. No dia do Juízo Final, os mortos ressuscitarão e os vivos se farão mortos. Políticos e empresários com contas a pagar na Justiça não conseguirão driblar o império da lei. Vocês percebem que, a cada dia, a montanha das tramóias começa a ser devastada pelos mecanismos de controle do Estado ?

DOU-LHE UMA, DOU-LHE DUAS ..

Não vai ter leilão. Pelo menos é o que diz o governador José Serra. Nossa Caixa, que não é sua nem nossa, deverá ir para o leito do Banco do Brasil. E por que não atender à sugestão do presidente do Bradesco, Márcio Cipriani, de colocar a Caixa do Governo do Estado de São Paulo em leilão ? A maior oferta levaria o banco, segundo a lógica mais simples. Resposta : porque o governador Serra não quer ser "serrado" em 2010, ou melhor, triturado. Quer evitar a pecha de privativista. Lembram-se da última campanha de Lula e a boataria que Geraldo Alckmin iria privatizar a Petrobrás e o Banco do Brasil ?

TERCEIRO MANDATO

Não tenham medo. O terceiro mandato, se ocorrer, cairá na casa de Álvaro Uribe, presidente da Colômbia. Com a morte do Tirofijo, Manuel Marulanda, as FARC perdem força. Uribe poderia usar esta glória para vestir o manto do terceiro mandato.

O PREÇO DA CPMF

Que o governo tem condições de usar o rolo compressor para aprovar uma nova CPMF, ninguém duvida. Ocorre que o preço a ser pago estaria fora da tabela normal dos pagamentos. A base parlamentar cobraria o preço de deixar o presidente Luiz Inácio refém de seu voto por um longo tempo.

O VERDE DO CAMALEÃO

Desconfia-se que um parlamentar do Partido Verde, que se exibe como defensor de importante nicho do setor terciário da economia, tenha assumido por completo a genética do camaleão. Como se sabe, esse bichinho verde tem o extraordinário poder mimético de assumir as cores do ambiente por onde circula. Nos galhos secos de árvores, consegue disfarçar a presença vestindo-se de cinza.

SERRA MAIS ALTO

José Serra cresceu no espaço da articulação nas últimas semanas. Apareceu ao lado de Lula, perambulou por alguns Estados e, sabe-se, está muito atento aos bastidores. O governador paulista, até que enfim, saiu da toca. Parece incomodado com a facilidade de movimentação de Aécio Neves.

CIRO DISTANTE

Ciro Gomes distancia-se do PT. Não aceita a rejeição petista ao candidato do PSB, Márcio Lacerda, apoiado por Aécio Neves e pelo prefeito Fernando Pimentel, à prefeitura de BH. A cada dia que passa, um ossinho petista fica preso em sua garganta. Não vê a hora de vomitá-lo. Na cara do PT. Continua, porém, muito ligado a Lula.

O DISCURSO PAULISTANO

O prefeito Gilberto Kassab, em pouco tempo, mostrou que sabe administrar uma cidade grande. Geraldo Alckmin, por sua vez, mostrou que sabe administrar um Estado grande. Marta Suplicy não fica para trás em matéria de experiência. Também teve os seus méritos. Portanto, as falas de cada um serão ouvidas com atenção e respeito. O desafio : atrair a maior fatia do eleitorado. O dilema : afagar o coração ou argumentar para a cabeça ? Como apresentar a identidade? E como limpar eventuais borrões de imagem ?

O VICE DE MARTA

A indicação do empresário Lawrence Pih como vice na chapa de Marta não deve ser levada a sério. Ao que se sabe, trata-se de um perfil polêmico. O fato de ser amigo de Lula não o qualifica para o cargo. Ou esse fato é o que importa ?

SABEDORIA

"Estude as menores e as maiores coisas, as coisas mais superficiais e as coisas mais profundas". (Miyamoto Musashi, autor de Um Livro de Cinco Anéis)

"O centro vale mais que os extremos". (Cardeal Mazarino, autor de Breviário dos Políticos)

"Um príncipe sábio deve encontrar um modo pela qual seus cidadãos, sempre e em qualquer tempo, tenham necessidade do Estado e dele; assim, eles sempre lhe serão fiéis". (Maquiavel, autor de O Príncipe)

"Desde o condutor dos transportes a um tocador de tambor até o general, a ousadia é a mais nobre das virtudes, o aço verdadeiro que dá à arma o seu gume e brilho". (Clausewtz, autor de Da Guerra)

"Explore a direção de menor resistência desde que possa conduzir a qualquer objetivo que contribua para a consecução de seu objetivo básico". (Lidell Hart, autor de As Grandes Guerras da História)

LIÇÕES DE MARKETING

Lições curtas de marketing eleitoral para este ano :

  • Saber ler corretamente o meio ambiente, os novos valores do eleitorado e as motivações de voto.

  • Escolher o discurso para o momento adequado.

  • Definir segmentos-alvo do eleitorado.

  • Selecionar sólidos reforçadores de decisão de voto.

  • Descentralizar a campanha para multiplicar pontos de eco e agregar organizações intermediárias

  • Compor programa simples, objetivo, factível.

  • Trabalhar com modelos diferenciados de pesquisa.

  • Programar ações de surpresa e impacto

  • Organizar estrutura adequada e estabelecer cronograma prevendo : lançamento da campanha (junho); crescimento (julho - 1ª quinzena de agosto); consolidação / maturidade (segunda semana agosto - primeira quinzena de setembro); clímax (segunda quinzena de setembro - semana da eleição); declínio (evitar que esta fase ocorra antes da eleição).

  • Garantir meios e recursos.

CONSELHO AOS PARLAMENTARES

Esta Coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos aos políticos, governantes e líderes nacionais. Na edição passada, o espaço foi destinado ao novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Hoje, volta sua atenção aos parlamentares :

  • Antes de decidirem criar nova CPMF, analisem as conseqüências do feito.
  • Saibam que a alíquota de 0,1% sobre contribuição financeira será apenas o início da abertura da torneira. Mais adiante, o aumento da alíquota será uma questão de honra para o governo.
  • Que moral terão aqueles que derrotaram a CPMF e, agora, aprovam nova Contribuição ?
  • Lembrem-se do refrão do deputado Djalma Marinho, que se recusou a votar pela cassação do então deputado Marcio Moreira Alves : "Ao Rei, tudo, menos a honra".

_________