COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 161

Porandubas nº 161

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Atualizado às 08:31

A MELHOR CAMPANHA

Este escriba reconhece : a campanha do primeiro turno foi uma das melhores já vividas no país. Vimos um eleitor mais consciente e preparado. Carimbou o passaporte para que 70% dos atuais prefeitos continuem seus mandatos não apenas por força do rolo compressor das máquinas municipais. Os governantes, sem dúvida, melhoraram suas performances ante um cidadão mais exigente e mais crítico. O maior vitorioso foi, portanto, o eleitor.

SURPRESAS

Gilberto Kassab teve um desempenho ótimo. Nenhuma pesquisa o apontou como o primeiro em São Paulo. Levou a melhor. Parte para o segundo turno com 70% de chances contra 30% de Marta. Esta Coluna, aliás, já fizera esta previsão, o que agradou uns e desagradou outros, conforme feedback de leitores. Pois bem, dizíamos anteriormente que Kassab teria um voto útil saindo do conglomerado de Alckmin e avançaria sobre os redutos de Marta. Foi o que vimos.

SEGUNDO TURNO

No segundo turno, entre 75% a 80% dos votos de Geraldo Alckmin tendem a migrar em direção a Kassab. O mesmo deverá ocorrer com os votos de Soninha e de Maluf. Não se trata de torcida. Trata-se de análise fria dos dados de pesquisa, que mostram certo parentesco entre os eleitores desses candidatos. Marta poderá até surpreender. Em política, nenhuma regra é absoluta. E as retas assumem, às vezes, conformação de curvas.

EFEITOS

Se Kassab ganhar em São Paulo - cenário mais provável - José Serra sairá na frente de Aécio Neves na corrida para 2010. Neves era todo-poderoso até três semanas atrás. Dizia-se - e as pesquisas confirmavam - que Márcio Lacerda, seu candidato a prefeito de Belo Horizonte, ganharia já no primeiro turno. O mineiro deu um puxão de orelhas nos mandatários e deu o troco : votou bem em Leonardo Quintão, um jovem deputado do PMDB, 33 anos, carismático e sorridente. Quintão pode ser o vento da estação. Se o deputado ganhar, adeus Neves. Serra virá com tudo. O tucano paulista só amargará caso Kassab perca em SP e Neves ganhe em BH. Cenário pouco provável.

DEBATES NOS ESTÚDIOS

Nos estúdios de rádio e TV, domingo à noite, participei de longas análises e debates sobre os resultados do Primeiro Turno. Encontrei figuras conhecidas e amigos. O senador Eduardo Suplicy comemorava 30 anos da primeira eleição para deputado estadual. O ministro da Justiça, Tarso Genro, salientando a calmaria no território, com escaramuças isoladas. O senador Aloizio Mercadante vibrando com o crescimento do PT. Orestes Quércia anunciando que o PMDB de São Paulo dará apoio a Serra, em 2010. O deputado Gustavo Fruet revelando o desastre que foi a campanha para o governador Roberto Requião. José Dirceu vibrando com a vitória do seu filho no Paraná. O ex-governador Lembo sorrindo de orelha a orelha com a vitória de seu DEM em São Paulo. E uma baita surpresa de todos os presentes com a performance do prefeito Gilberto Kassab.

TERCEIRIZAÇÃO

O projeto sobre Terceirização de Serviços, que está sendo elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, começa a receber fortes críticas. Trata-se de um projeto bastante limitador. O ministro Carlos Lupi procura colocar em primeiro lugar as posições das Centrais Sindicais. Como se sabe, essas Centrais falam a língua do retrocesso. O secretário Luiz Antonio de Medeiros se esforça para ouvir todos os setores. Está difícil conciliar posições. O Estadão saiu com um Editorial acusando o Projeto do Governo de "truculento". Enquanto isso, na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, tramita o PL 4.302/98, já emendado pelo Senado, um passo avançado na trajetória da Terceirização. Para quê um novo, se existe um projeto de lei que já tramitou pelas duas Casas Legislativas ? Tem uma cabeça dura esse ministro Lupi.

MICARLA DO PV

Micarla de Souza, do PV, elegeu-se prefeita de Natal no primeiro turno, depois de duas visitas de Lula ao Rio Grande do Norte, quando teve oportunidade para esculhambar o senador José Agripino, líder do DEM no Senado. Pois bem, o xingamento de Lula foi um bumerangue. Fátima Bezerra, a candidata do PT, que tinha passaporte para entrar no segundo turno, foi brecada. Uma derrota de Lula.

CENÁRIOS DO AMANHÃ

Por enquanto, podemos ver no horizonte os seguintes cenários : o PT cresce nas capitais e em cidades acima de 200 mil habitantes. Mas é o PMDB que ganha a maior estrutura, fazendo cerca de 1.200 prefeitos e somando 18 milhões de votos; os tucanos conseguiram manter a posição de força no Estado de São Paulo, que abriga o maior colégio eleitoral do país, com 30 milhões de eleitores; o DEM se estreita, diminuindo o número de prefeituras. O governismo leva a melhor com cerca de 70% dos prefeitos ganhando um novo mandato.

SOMBRAS NO HORIZONTE

Se o situacionismo foi o grande vitorioso - graças ao maior dos eleitores, dr. Economicus - esse ente poderá ser o vírus a contaminar a seiva governista do futuro. Pois os sinais no horizonte indicam tempestade, borrasca e das grandes. O Brasil não é uma ilha de segurança em um oceano ressacado. As correntes revoltas baterão em nossas costas. E o tsunami poderá entrar forte no bolso dos consumidores, retirando parte das atuais gorduras. Ou seja, a economia dá, a economia leva. O futuro será, mais uma vez, determinado pelo fator econômico. Quem aposta no governismo, poderá perder.

DEBATES

Os debates na TV entre candidatos que se enfrentarão no segundo turno serão mais contundentes e importantes que os do primeiro. Os dois contendores lutarão num ringue com direito a pancada de todos os tipos. Mas os conteúdos ainda deverão dar o tom da guerra. Sob pena dos eleitores rejeitarem os tipos sanguinolentos.

GABEIRA E A UTOPIA

Esta Coluna já previra : Gabeira poderia ser a utopia transformada em realidade. O deputado tornou-se o vento da estação. Vai para o segundo turno. E tem condições de vencer o candidato do PMDB, Eduardo Paes. Os dois contendores farão um dos debates mais qualificados do segundo turno.

13º MEETING EM LISBOA

De hoje a domingo, um grupo de 200 empresários e políticos brasileiros, sob a coordenação de João Doria Jr, participará, em Lisboa, do 13º Meeting Internacional. O tema central será Telecomunicações e Bioenergia. O presidente da República de Portugal, o primeiro ministro e o ministro das Obras Públicas confirmaram presença no Encontro. Do Brasil, irão o presidente do Senado, senador Garibaldi Alves, 5 senadores, 9 deputados federais e quatro ministros de Estado : Hélio Costa, das Comunicações; José Múcio, das Relações Institucionais; Edison Lobão, das Minas e Energia; e Reinhold Stephanes, da Agricultura.

CONSELHO AOS CANDIDATOS DO 2º TURNO

Esta Coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos aos políticos, governantes e líderes nacionais. Na edição passada, o espaço foi destinado a todos os candidatos. Hoje, volta sua atenção aos candidatos que chegaram ao segundo turno :

1. Evitem acusações de natureza pessoal;

2. Concentrem sua atenção nas Propostas de Governo demonstrando a factibilidade das ações;

3. Circulem no meio do povo para sondar suas expectativas, sugestões e reivindicações.

_________________