COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 162

Porandubas nº 162

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Atualizado às 08:43

AUDÁCIA E MEDO

"Seja audacioso quando os outros estiverem com medo e tenha medo quando os outros forem audaciosos". Warren Buffett

SORDIDEZ NA LARGADA

Marta Suplicy começou o segundo turno apostando na forma sórdida de fazer campanha : tentando jogar lama na vida privada de Gilberto Kassab. A pergunta do anúncio que está no ar revela a baixeza da estratégia petista : "Você conhece o Kassab ? Ele é casado ? Tem filhos ?" Vamos lá : a Constituição brasileira exige que, para ser candidato, a pessoa precisa ser casada ? Viúvo, na concepção martista de ser, também tem restrições ? Divorciado ou desquitado tem passe livre na arena eleitoral ?

A FORÇA DO CARÁTER

Esquecem Marta Suplicy e seu marqueteiro João Santana que o caráter de uma pessoa é o que importa, ou seja, valores como honestidade, ética, grandeza, respeito para com outros, solidariedade, força moral. Questionar publicamente sobre a condição civil de um candidato é, sobretudo, um ato de discriminação. Com a palavra, a ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, mulher digna e honesta, solteira e sem filhos. E, ainda, eleitora de Marta Suplicy.

OU TUDO OU NADA

João Santana, sabe-se, é bom marqueteiro. Prova, porém, que em matéria de leitura social, deixa a desejar. É inaceitável que tenha aprovado a mensagem abominável que Marta começa a fazer. Ou será que teve de engolir a abordagem estapafúrdia por pressão de dirigentes petistas ? Perfis petistas de qualidade, como o deputado José Eduardo Cardozo, certamente não foram ouvidos.

SUPLICY, IDEM

O senador Eduardo Suplicy alega não ter sido ouvido sobre a campanha negativa de sua ex-mulher. Uma questão curiosa e recorrente : por que Marta, após divorciar-se do senador, quis conservar o sobrenome Suplicy ? Comodismo, oportunismo ou tática de marketing ? Coloque-se esse gesto na planilha comparativa com a solteirice de Kassab. O que ao leitor parece mais ético ?

O VENCEDOR

"Será vencedor quem souber como manobrar tanto as forças superiores como as inferiores." Sun Tzu

QUENTURA NO RIO

No Rio de Janeiro, a campanha também ficou mais quente. O tiroteio se alastra. Gabeira não joga flores para Eduardo Paes, que retribui com confetes de canhão, insinuando que o deputado do PV é maconheiro. Esta Coluna até apostou que a campanha do segundo turno no Rio seria a mais elevada do país. Errou.

O BRASIL EM LISBOA

Cerca de 300 brasileiros participaram do 13º Meeting Internacional, em Lisboa, onde tiveram oportunidade de ouvir mensagens otimistas dos ministros Edison Lobão e Hélio Costa, respectivamente, das Minas e Energia e das Comunicações. Da parte portuguesa, destacaram-se o ministro das Obras, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o primeiro-ministro José Sócrates, pessoa de fala densa e fluente. O discurso de Sócrates impressionou. Durante 20 minutos de fala, não pronunciou a palavra crise. Fez densa peroração sobre Portugal e Brasil, destacando o respeito que nosso país passou a ganhar no contexto das Nações e os modos efetivos de integração. Portugal abre-nos a porta da Europa e o Brasil, potência emergente, pode ampliar os horizontes de progresso do nosso irmão mais velho. O primeiro-ministro português dá um choque na gestão governamental.

REAL INTEGRAÇÃO

O Encontro de Lisboa foi uma rara oportunidade para fortalecer a articulação entre a iniciativa privada e a gestão pública dos dois países. O Brasil já é o quarto maior mercado de Portugal. Os empresários e as autoridades portuguesas conservam acesa a chama da paixão por tudo que o nosso país representa. Exibem uma admiração por nossa condição até maior que a nossa. No campo das comunicações, registrou-se intensa sinergia de intenções e avanços. O Brasil é o irmão latino-americano que abre os braços para acolher as necessidades do irmão mais velho.

NOTA DEZ COM LOUVOR

O sucesso do evento ganhou, ainda, a moldura de uma intensa liturgia social-cultural. Os programas se sucederam com majestosa pompa e máxima organização. Cada coisa assumiu dimensão adequada e plena de brilho : falas, negócios, agenda gastronômica, conversas paralelas, networking. Tudo sob a competente coordenação do empresário João Doria Jr., com suas intervenções precisas e ancoragem dos espaços e tempos. Nota dez com louvor.

PMDB, A NOIVA COBIÇADA

O PMDB está muito unido. É o resultado do esforço do presidente do partido, Michel Temer. Elegeu, até o momento, 1.196 prefeitos, a maior base, com mais de 18 milhões de votos, 5 milhões a mais do que na última campanha. E assim se torna a noiva mais cobiçada da aliança para 2010. Significa que o partido poderá indicar o nome do vice na chapa do PT, caso confirme a aliança no plano federal. Michel, por sua vez, consolidou a indicação de seu nome para presidir a Câmara. Terá papel importante no pleito presidencial.

ESMAGANDO O PASSARINHO

Inflamado, o candidato eleva a fala no palanque. Argumentava que o povo livre sabe escolher seus governantes. Para entusiasmar a multidão, levou um passarinho numa gaiola, que deveria ser solto no clímax do discurso. No momento certo, tirou o pássaro e com ele, na mão direita, tascou : "a liberdade do homem é o sonho, o desejo de construir seu espaço, sua vida, com orgulho, sem subserviência. Deus (citar Deus é sempre bom) nos deu a liberdade para fazermos dela o instrumento de nossa dignidade; quero que todos, hoje, aqui e agora, comprometam-se com o ideal da liberdade. Para simbolizar esse compromisso, vamos aplaudir a soltura desse passarinho, que vai ganhar os céus". Ao abrir a mão, viu que esmagara o passarinho. A frustração por ter matado o bichinho foi um anticlímax. Vaias substituíram os aplausos. Foi um desastre. Assim é o fim de candidatos que não controlam a emoção. Marta Suplicy é uma bomba emotiva.

SENADO COM PT

Apesar das resistências ao senador Tião Viana, nome mais provável do PT para a presidência do Senado, deverá ser ele mesmo o indicado. Parte do PMDB, partido que tem direito ao comando das duas Casas parlamentares, por deter as maiores bancadas, também resiste ao nome de Viana. Não é uma pessoa confiável, diz-se. Já o senador petista Delcídio Amaral teria mais apoios. O PT, porém, faz restrições ao senador mato-grossense.

CRUELDADES

O relato é do barão de Montesquieu : "aconteceu que um turco se encontrou um dia com um canibal. 'Sois muito cruéis, disse o maometano, comeis os cativos que fazeis na guerra'. 'E o que fazeis dos vossos', replicou o canibal. 'Ah, nós os matamos. Mas, depois que estão mortos, não os comemos'. O filósofo arremata com ironia: 'parece-me que não há povo que não tenha sua crueldade particular'."

QUINTÃO, O AZARÃO

Leonardo Quintão (PMDB), o azarão, está bem na frente de Marcio Lacerda (PSB), considerado o mais provável vitorioso até vésperas do primeiro turno. Na política, as curvas dão dribles nas retas.

O PL DA TERCEIRIZAÇÃO, HEIN ?

O projeto 4.302/98, que trata da Terceirização de Serviços, está na pauta da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados para ser votado hoje. Trata-se de um projeto mais avançado e consentâneo com a realidade do que o projeto ora engendrado pelo Ministério do Trabalho. O projeto do ministro Carlos Lupi limita as atividades da terceirização. Causa perplexidade o discurso de alguns (poucos) parlamentares que se opõem ao PL que tramita na Comissão de Trabalho. Levantam questões que simplesmente não são objeto da matéria em pauta. Ou seja, não leram o texto.

A SÍNDROME DO TOURO

Muito cuidado, agressores, pensem com a cabeça e arremetam com o coração. Evitem a síndrome do touro, que faz exatamente o contrário.

CUIDAR DA SEMENTE

Depois de ouvir perorações continuadas do presidente Lula sobre as incomensuráveis riquezas acumuladas nas camadas do pré-sal - calculadas entre 50 bilhões a 250 bilhões de barris de petróleo - o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Sperotto, saiu com essa : "em vez de se preocupar com o óleo que está a 10 mil metros de profundidade, o presidente deveria cuidar da sementinha da nossa lavoura que está apenas a 15 cm da terra". A coluna acolhe e registra a frase.

EFETIVO DO AÇO

Em 2007, as empresas siderúrgicas contavam com 121.597 colaboradores, dos quais 53% representavam efetivo próprio e o restante compunha-se de terceiros (empregados de empresas contratadas). Trata-se de um setor com forte empregabilidade na área da Terceirização.

CONSELHO AO MARQUETEIRO

Esta Coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos aos políticos, governantes e líderes nacionais. Na edição passada, o espaço foi destinado aos candidatos que chegaram ao segundo turno. Hoje, volta sua atenção ao marqueteiro João Santana :

1. A pergunta sobre a condição civil do prefeito Kassab é o velório de Marta Suplicy neste segundo turno.

2. Evite a síndrome do touro. Acima, há uma nota explicativa.

3. São Paulo é uma cidade civilizada. Atirar tijolos discriminatórios sobre o perfil do adversário funciona como bumerangue, principalmente se a história pregressa do atirador contiver capítulos polêmicos.

___________