COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 177

Porandubas nº 177

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Atualizado às 09:07


Pedaços do passado...



Luís Gomes (RN), cidade onde este escriba nasceu. Década de 70. Cenário : plenário da Câmara Municipal. Aécio Batista, mais conhecido por Barichon de Giron (na linguagem dos ciganos que viviam na região), dentista e vereador, dispara contra o adversário um verbete desconhecido : - Vossa Excelência é um bucéfalo. Pego de surpresa, Chico Belarmino retrucou : - Queria saber de Vossa Excelência que diabo significa isso ? Se o termo for adulativo, muito obrigado a Vossa Excelência, com os meus cumprimentos à sua genitora e aos irmãos ; agora, se for atacativo, vá para a pqp, seu fdp. O presidente da sessão mandou buscar um dicionário. Lá estava : "indivíduo ignorante, rude ou pouco inteligente". O termo era atacativo. Os dois se atracaram no plenário. Quase saiu tiro. Até hoje, quando ouço a palavra bucéfalo, não consigo conter o riso.

Cracão Lula

A cada dia, Lula se supera. É um craque da inversão na política. No futebol, é o goleador que corre o campo todo. É capaz de bater o escanteio e, ele mesmo, fazer o gol de cabeça. Como assim ? É fácil. Perante 3.500 prefeitos, desancou a burocracia. De maneira contundente, esculhambou os burocratas que exigem preenchimento de papéis. Pois bem, a burocracia a que se referiu é a do governo federal. Mais precisamente, a comandada por sua Excelência, o presidente Luiz Inácio. E assim Lula, o Feroz, faz o papel de opositor ao próprio governo que comanda. A massa, engabelada, aplaude. Em pé. E grita : "Lula. Lula. Lula para o Alto. Contra a burocracia do Planalto."

Camapanha na rua

Fernando Henrique, o tucanuçu, o maior dos tucanos, deu o alerta : Lula botou a campanha na rua. Dilma falou no 29º aniversário do PT como candidata. Falou para a prefeitada como candidata. Corre o Brasil para fiscalizar as obras do PAC como candidata. E aí Lulinha, paz e amor, reverbera : a imprensa é mentirosa por ver no encontro dos prefeitos em Brasília motivo eleitoreiro. E emenda : não vai faltar dinheiro ao PAC nem que eu tenha de cortar o dinheiro do batom da Dilma. Ou seja, Dilma é sempre referência nos discursos. Mas ninguém tem o direito de enxergar nisso ligação com candidatura. Jornalista que faz essa conexão é mentiroso, exagerado, desqualificado. Eis aí um retrato do Brasil em 3x4.

Os tucanos são surdos

Os tucanos têm o bico grande e oco. Mas são também surdos. Fernando Henrique deu o alerta. Mas as famílias tucanas preferem se bicar.

As prévias

Quando os tucanos despertarem do sono (sonho) que os deixa catatônicos, poderá ser tarde. Dilma Rousseff chegou à casa dos 15%. Trata-se de um ótimo índice para uma eleição em outubro de 2010. Aécio Neves defende as prévias partidárias. José Serra as rejeita, confiando que seus 45% de intenção de voto, hoje, lhe garantam o passaporte da candidatura. Pois bem, quanto mais se adia a escolha, mais a candidata do PT subirá nos índices, sob o comando do companheiro Lula.

Alternativas do PMDB

Que o PMDB é a noiva cobiçada da República, todos já sabem. O partido expande sua força. Mas, hoje, pouco adianta pressão para se decidir. O PMDB só tomará decisão em relação a candidaturas presidenciais lá para maio de 2010. Até lá, trabalha com três hipóteses : a) apoiar Dilma Rousseff, formando com ela a chapa. Nesse caso, o nome de maior evidência, hoje, seria o do ministro Geddel Vieira Lima ; b) apoiar José Serra, que já conta com o apoio aberto de Orestes Quércia, que domina o PMDB paulista ; c) sair com candidato próprio. Esta terceira alternativa é a menos provável.

Aécio, a opção

O PMDB só teria um candidato próprio, caso dispusesse de um nome viável e eleitoralmente forte. Esse nome é tucano : Aécio Neves. É um dos raros nomes que poderia ser endossado pelo partido. Mas a vez de Aécio no partido está passando. Já foi maior o desejo dos peemedebistas de contar com o mineiro. Mas Neves tem muita dificuldade para deixar o tucanato. Até por coerência : defende prévias partidárias. Se sua tese for ganha, como poderá deixar a sigla ? Se perder, teria um motivo a mais para abandoná-la. Mas o prazo para entrar noutra entidade é o final de setembro. Ademais, o tucanuçu FHC, amigão de Aécio, já fechou as portas de saída.

E há pessoas que ainda riem da pobreza :

"O meu grande sonho é ser pobre, um dia, porque ser todos os dias é fogo..."

Reforma política

Chegou ao Congresso a proposta de reforma política do Executivo. Fatiada em sete projetos. Reflitam, leitores : quando o Executivo é quem toma a iniciativa de pôr o carro da reforma política na estrada, algo está errado. Mais uma vez, o parlamento estará refém do Executivo. Nem que estas ideias sejam ótimas. A cada dia, o Brasil ganha pontos no ranking da política invertida.

Lula cassado ?

Um ministro do STF teria dito : se Lula fosse prefeito, já teria sido cassado. Claro, Lula prefeito não teria cacife para fazer o que vem fazendo, ou seja, política eleitoral, todo tempo, dia e noite. Por outro lado, a independência dos juízes supremos é relativa. Mesmo irremovíveis infere-se que alguns conservam a gratidão - valor intrinsecamente amarrado ao espírito - aos seus patrocinadores. Lula nomeou a maior parte dos membros do STF. Que, na modesta visão deste escriba, jamais cassariam o Lula presidente. Trata-se da visão de um mero observador.

O caso Battisti

O senador Eduardo Suplicy tem uma postura bastante equilibrada. Apresenta-se sempre de maneira educada. Pode gerar polêmica, mas é uma figura gentil, que procura ouvir os interlocutores. Pois bem, qual não foi o susto deste escriba em ver e ouvir a peroração exaltada de Suplicy em defesa de Césare Battisti, a quem o ministro Tarso Genro concedeu refúgio no Brasil ? O senador parecia transtornado, prestes a ter um ataque cardíaco. Confesso que tive vontade de ligar para o ambulatório médico do Senado e alertar sobre a factibilidade de uma síncope. Não entendi a razão de tanta adrenalina em ebulição. Sabe-se que o caso Battisti divide as opiniões do Congresso.

A verdade

Depois de desancar a imprensa, Lula vem com essa : "vocês não escreveram nem bondade nem a maldade ; a verdade". O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acha que o sistema cognitivo dos jornalistas é um buraco negro. Bom, aqui pra nós, em alguns casos, é mesmo.

O filósofo Diógenes procurou em Atenas e Corinto a honestidade : "com lampião e lanterna, à luz do sol, procurei um homem honesto, mas nenhum pude encontrar".

"Da casa do cacete"

Quem conta é o espirituoso escritor Valério Mesquita. No primeiro mandato de Garibaldi Filho, como governador, deu-se a largada dos projetos de recursos hídricos, com as adutoras que se tornaram marca registrada do seu governo. Em Pau dos Ferros, na inauguração oficial, Garibaldi foi cobrado de público pelo abastecimento d'água da cidade. Sem se afobar, como é do seu hábito, o governador pegou carona na cobrança popular com indisfarçável irritação : "Vou botar água em Pau dos Ferros nem que a água venha da casa...". Aí parou. Sentindo que não podia ir além, repetiu a frase : "Já autorizei Rômulo Macêdo a elaborar o projeto e vou botar água em Pau dos Ferros nem que a água venha da casa do...". Parou de novo. Populares de raciocínio apressado completaram : "Da casa do cacete...". O orador foi sutil e perspicaz : "Eu não queria dizer essa palavra...". Risos gerais. "Gari" guardara a postura e conseguiu o resultado.

Sarney e Neves

Aécio Neves foi a Brasília abraçar Michel Temer e José Sarney. Com este, fez festa. Ele sabe que Sarney não preza José Serra. A quem culpa pelo insucesso de Roseana, a filha, em tempos idos, quando se apresentava como pré-candidata à presidência da República. Aécio quer simpatia de Sarney. O presidente do Senado, por sua vez, é simpático à Dilma Rousseff, que considera a "sacerdotisa do Governo". Brasília é um cenário de liturgias. A foto de Aécio com Sarney não indica nada em relação ao futuro. Apenas um cutucão na cabeça de José Serra.

Garibaldi na CAE

O senador Garibaldi Alves deixa a presidência do Senado, mas continuará a dar as cartas. Deverá comandar a importante Comissão de Assuntos Econômicos - CAE, fórum da realidade brasileira sob a moldura da economia. Garibaldi realizou uma gestão que mereceu elogios dos mais diferentes púlpitos da sociedade.

Uribe no LIDE

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, cuja imagem se fortalece na moldura do combate às Farc, falará, na segunda-feira, 16, sobre os cenários de transformação econômica da Colômbia. O evento será no hotel Hyatt, às 12h, comandado pelo empresário e jornalista João Doria, presidente do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais. Trata-se de uma rara oportunidade para se conhecer, mais de perto, a realidade de um país mais conhecido por conta da luta do governo contra a guerrilha. Uribe expressa bom senso em plena maré de demagogia populista que assola alguns dos nossos vizinhos sul-americanos.

Do marquês do Paraná: "No Brasil, os políticos são capazes de todas as coragens, menos a coragem de resistir aos amigos".

Barbáries

Priscila Vieira Rezende Muniz, 18 anos, grávida de 3 meses, sofreu queimaduras nas costas e nas pernas, segunda-feira, durante o trote nas Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul, a 624 km de São Paulo. O baterista Paulo Sérgio Ribeiro matou a amante Camila dos Santos, de 19 anos, e manteve o corpo dentro de um freezer na própria casa. Paula Oliveira, brasileira, 26 anos, advogada, foi imobilizada por um grupo de skinheads neonazistas, perto de uma estação de metrô em Zurique, na Suíça. Perdeu as gêmeas que estava esperando. E cinco índios brasileiros, de uma aldeia da etnia culina mataram, em Envira (AM), uma pessoa com problemas mentais (um amigo deles), comeram seu fígado, seu rim e parte de uma coxa.

Montesquieu já lembrava : "Parece-me que não há povo que não tenha sua crueldade particular".

O fim do neoliberalismo

O PT decretou : acabou o neoliberalismo. O documento aprovado pelo Diretório Nacional, terça feira passada, diz : "a intervenção do Estado desmoraliza o discurso conservador hegemônico nos últimos 25 anos - o que equivale, na disputa político-ideológica, a queda do 'Muro de Berlim' neoliberal". Wall Street começa a fechar as portas.


Furo ! Furo : Barack renuncia


O presidente dos EUA, Barack Hussein Obama, diante da débâcle de Wall Street, com o encerramento das atividades bancárias nos EUA, assina seu último decreto : "o sistema de compra e venda nos EUA, a partir de hoje, será regido por escambo. Os norte-americanos de todas as classes, cor e idade, poderão trocar livremente suas mercadorias nos mercados de pulga, a serem abertos em todos os bairros de todas as cidades do país. Os cidadãos poderão exercitar, de maneira autônoma e independente, seu direito à sobrevivência e à paz social".

Obama no Brasil

Obama deverá partir de ônibus, dentro de algumas horas, para o Brasil, onde deverá fixar residência, na cidade de Garanhuns (que chama de Garanus), no Estado de Pernambuco. Ali, aprenderá lições de como ganhar a vida apenas com o gogó. E a respirar política 24 horas por dia. O ônibus atravessará o México e descerá pela América Central, fazendo escala na Venezuela, onde o ex-presidente tem encontro marcado com o comandante Chávez para saber como se safar da lição de Lincoln : "é possível enganar parte do povo durante todo o tempo ; é possível enganar a todo o povo durante parte do tempo, mas é impossível enganar todo o povo durante todo o tempo".

Conselho aos tucanos

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na edição passada, o espaço foi destinado aos presidentes das casas parlamentares. Hoje, volta sua atenção aos tucanos :

1. Ouçam com atenção o alerta do tucano maior, Fernando Henrique, e procurem se livrar dos atritos internos.

2. Tentem compor um discurso denso, forte e crível sobre o estado da Nação e diretrizes que devem nortear o desenvolvimento.

3. Não deixem para a última hora o processo de escolha do candidato à presidência da República em 2010.

________________