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Gestão de pessoas: conheça a Geração Y

Larissa Silveira

Nascidos nos anos 80 e 90, a Geração Y, também chamada "Generation Why", "Generation Yes" e "Geração WWW", ingressa no mercado de trabalho com amplo domínio da tecnologia e alta capacidade de inovação.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Atualizado em 29 de outubro de 2010 09:39


Gestão de Pessoas: Conheça a Geração Y

Larissa Silveira*

Nascidos nos anos 80 e 90, a Geração Y, também chamada "Generation Why", "Generation Yes" e "Geração WWW", ingressa no mercado de trabalho com amplo domínio da tecnologia e alta capacidade de inovação.

Os jovens dessa geração têm pressa em construir a carreira, mas também buscam equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: querem trabalhar para viver, mas não vivem para trabalhar.

São alegres e descontraídos, seguros de si e cheios de energia. Tiveram a infância com a agenda cheia de atividades e de aparelhos eletrônicos, as pessoas dessa geração são multitarefas, vivem em ação e administram bem o tempo.

No ambiente profissional, gostam de trabalhar com pessoas com as quais se identificam; acreditam no trabalho em equipe e no poder compartilhado e coletivo. Mas a verdade é que não se adaptam a regras rígidas: geração Y pertence ao mercado, e não às empresas.

São silenciosos, sabem exatamente o que querem. Consideram a responsabilidade individual e a liberdade de para tomar decisões fundamentais. Não reivindicam: executam a partir de suas próprias decisões, seus blogs e twitter. Não polemizam: agem. Isso se deve ao alto nível de formação: costumam conhecer vários idiomas, fazem vários cursos, pós-graduação e MBA. Adoram os headhunters e multinacionais, buscam carreiras brilhantes em curto espaço de tempo. Isto porque têm expectativa de alta remuneração para manter o padrão elevado de vida.

Essa geração tende a oferecer às empresas alto grau de formação, iniciativa, criatividade e resultados rápidos. Porém não é tarefa fácil despertar neles o sentimento de fidelidade, de "para toda vida".

Contudo, é necessário um ponto de atenção: deve-se evitar a generalização: nem todos os jovens apresentam as características de ansiedade, ambição e mesmo a cultura tecnológica que marcam a geração Y. Classe social, ambiente familiar, escola e cultura encontrada nas empresas no qual o jovem desenvolveu suas primeiras experiências profissionais influenciam de forma acentuada as a personalidade dos jovens profissionais.

Agora, você deve estar pensando "mas o que eu tenho a ver com essa Geração Y?"

Eis a resposta. Estagiários, trainees e juniores: eles são a Geração Y. Eles são os profissionais que daqui a 10 anos estarão coordenando suas empresas e escritórios. Por isso a necessidade de entendê-los, suas perspectivas e anseios. É necessário compreender o que os motiva e o que são capazes de oferecer.

Não podemos deixar de entender que as mudanças trazidas pela chegada da Geração Y ao mercado de trabalho não são passageiras. A medida que mais jovens iniciam sua carreira, e assumem cargos de liderança, as empresas precisarão se adaptar a esta geração vibrante, conectada e inquieta.

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*Analista de RH da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico




 

 

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