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Novo perfil do advogado - por que é importante "sair da caixa"?

Felipe Asensi e Rafael Alves de Almeida

Trata-se de uma verdadeira mudança de paradigma, inclusive acompanhada por renomadas instituições de ensino do Direito.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Atualizado em 29 de agosto de 2013 10:11

Hoje, no Brasil, há cerca de 800 mil advogados. Além disso, existem mais de: (I) 30 mil escritórios de advocacia, (II) 1000 faculdades de Direito, e (III) 90 milhões de processos judiciais em andamento no Poder Judiciário. A cada ano, formam-se, em média, mais de 85 mil bacharéis em Direito. Após rápida reflexão sobre tais números vislumbra-se uma realidade de mercado nada fácil. Como o jovem profissional do Direito pode se preparar para melhor enfrentar esta competição? Um passo essencial é "sair da caixa", isto é, fazer diferente e melhor. Inovar.

Percebe-se atualmente no Brasil que a repetição de padrões na área jurídica tem contribuído para manutenção desse status quo. Quebrar paradigmas necessita de criatividade. E até que ponto o advogado deve ser criativo?

De fato, o conhecimento técnico é condição necessária para o sucesso duradouro no Direito, mas ele não é condição suficiente. Além do boom de profissionais, também temos o aumento significativo de serviços jurídicos. Já se foi o tempo que os serviços de advocacia se restringiam à mera propositura e acompanhamento de ações judiciais. Atualmente, observa-se a atuação dos advogados na realização de diligências em instituições públicas, na condução de decisões por meio de arbitragem, no desenvolvimento da mediação extrajudicial e de consultorias para empresas privadas, nacionais e estrangeiras.

Dia após dia, os advogados se deparam com diversas situações que não dizem respeito exatamente ao seu conhecimento sobre leis e entendimentos jurisprudenciais. O mercado de trabalho demanda por novas habilidades. É preciso desenvolver pensamento crítico e interdisciplinar e não somente reproduzir, sem reflexão e bom senso, informações coletadas em manuais de qualquer natureza. Nesse sentido, desenvolver visão de negócios, pensamento empreendedor e estratégico, ser um verdadeiro gestor de assuntos jurídicos são temas de vanguarda no mundo do Direito.

Trata-se de uma verdadeira mudança de paradigma, inclusive acompanhada por renomadas instituições de ensino do Direito que já incorporam em seus currículos disciplinas como Gestão de Serviços Jurídicos, Marketing para Advogados, Contabilidade, Planejamento Estratégico e etc.

Neste contexto, "sair da caixa" é um convite a pensar diferente. Ser criativo. Construir e não apenas reproduzir conhecimento. Com isso, os advogados estarão mais preparados para lidar com as novas demandas que estão por vir.

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* Felipe Asensi é coordenador de publicações da FGV DIREITO RIO. Rafael Alves de Almeida é coordenador geral do FGV Law Program da FGV DIREITO RIO.

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