MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Atritos inconcebíveis

Atritos inconcebíveis

A meritocracia contribui para a necessária serenidade que realça o melhor relacionamento entre seus membros nos sucessivos graus.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Atualizado em 22 de novembro de 2016 07:43

Partindo-se do pressuposto de que o estado é instituído pela nação e tendo-se em conta que nela a maioria dos indivíduos vive de seu trabalho, tem-se que a valorização do trabalho representa o desejo, o principal objetivo, dessa instituição.

Quando se fala de República, de democracia, tem-se presente a imprescindibilidade do equilíbrio entre os três poderes e a harmonia reinante no seio de cada um deles. A meritocracia, isto é, o critério de priorizar a plenitude de capacidade para o exercício dos diferentes cargos, mas principalmente os de relevo, contribui para a necessária serenidade que realça o melhor relacionamento entre seus membros nos sucessivos graus.

Quando a minoria dos cidadãos de uma nação interfere na operacionalidade das instituições, pela força de seu poder econômico, deturpa-se a vontade da nação revelada no âmbito de sua maioria e o estado é forçado a distanciar-se das causas de cunho social para dedicar-se às questões pertinentes aos grandes negócios e à incomensurável lucratividade especulativa. Tem-se aí um estado privatizado aonde medram aberrações inimagináveis e inconcebíveis em um Estado Democrático de Direito.

Talvez isso explique pronunciamentos de magistrados que revelam desapego à discrição que o cargo lhes impõe, uns condenando as normas de natureza protecionista ao humilde obreiro e outros tentando fazer crer que agem com absoluta imparcialidade.

De minha parte, saúdo, respeitosamente, os ministros do STF e o TST, mas peço a todos que não esqueçam de que o verdadeiro construtor da Nação é aquele que vive do esforço que dispende na labuta diária, sem experimentar privilégios.

Peço apenas JUSTIÇA!
__________

*Francisco Calasans Lacerda é advogado, ex-garçom do Hotel Jaraguá, presidente do Sinthoresp. Graduado pela Faculdade de Direito São Francisco, da Universidade de São Paulo.

SINTHORESP

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca