MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Como um software jurídico pode melhorar a gestão de seus atendimentos

Como um software jurídico pode melhorar a gestão de seus atendimentos

Luciano Martins

O sistema também vincula os atendimentos aos processos, garantindo o acompanhamento da evolução da prestação do serviço jurídico.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Atualizado em 22 de novembro de 2016 11:26

Fazer o registro dos atendimentos de forma eficaz é essencial para manter a organização de um escritório de advocacia. Com a ajuda de uma funcionalidade onde seja possível registrar as peculiaridades de cada atendimento - o problema que o cliente trouxe e cada ação realizada pelo escritório, como reuniões, ligações e envio de documentos - é possível conhecer mais a fundo as necessidade dos clientes e oferecer um atendimento mais ágil e eficiente. Com isso, os advogados podem atendê-los de forma personalizada, estabelecendo vínculos que ajudam em sua fidelização. Um software jurídico pode ajudar nessa tarefa, acompanhando os atendimentos de forma prática e intuitiva.

Muitos escritórios de advocacia deixam de entregar um atendimento excelente por não darem atenção a essa etapa. Com a ajuda de um software jurídico, o registro do atendimento pode ser realizado durante a entrevista com os clientes, evitando a perda de informações e controles manuais em papéis. O sistema também vincula os atendimentos aos processos, garantindo o acompanhamento da evolução da prestação do serviço jurídico.

Para consolidar a excelência do atendimento é necessário estabelecer uma cultura interna que tenha como objetivo atender os clientes eficientemente. Isso requer um sistema que permita gerenciar todas as etapas de modo ordenado. Com um software jurídico é possível fazer esse monitoramento desde a data do primeiro encontro, quando os clientes apresentam suas motivações. Além disso, é possível acompanhar os grupos de trabalho responsáveis por cada caso e a situação do atendimento.

Ciclo de vida do cliente pode ser acompanhado com um software jurídico

Escritórios de advocacia precisam ter uma estratégia de relacionamento com os clientes. Isso ajuda a fortalecer os laços com eles desde o começo, estabelecendo as bases de uma relação de confiança mútua. Isso é fundamental para compreender os desafios e dificuldades de cada cliente. Uma boa afinidade entre o advogado e o contratante permite que os objetivos sejam alcançados de forma mais eficiente.

O ciclo de vida dessa relação é o acompanhamento do tomador de serviço desde o momento em que ele demonstra o primeiro interesse em buscar ajuda jurídica até a hora do último pagamento. É um sistema que consiste na busca por clientes em potencial, acompanhamento do fluxo de trabalho, delegação de tarefas, gerenciamento de documentos e cobranças. Um software jurídico oferece ferramentas capazes de agilizar esse monitoramento.

Para facilitar esse acompanhamento, o módulo de Gestão do SAJ ADV oferece a funcionalidade de Atendimento. Ela permite cadastrar o problema inicial do cliente e gerenciar o contrato de forma dinâmica, cadastrando tarefas específicas para os usuários do sistema. Além disso, é possível anexar arquivos que poderão ser utilizados no processo que será aberto e cadastrar os envolvidos do futuro processo. Essa funcionalidade do software jurídico também permite o gerenciamento de casos consultivos e extrajudiciais, ajudando a administrar a gestão do escritório.

Facilidades oferecidas pelo software jurídico

Por meio da funcionalidade de Atendimento do software jurídico SAJ ADV é possível registrar e centralizar todas as informações necessárias para dar início ao processo junto ao Tribunal de Justiça, além de criar um histórico, registrando as ligações, reuniões e documentos relativos ao caso. Com isso é possível ter controle sobre qualquer atividade realizada ao longo do atendimento. Depois que o processo der entrada no TJ é possível fazer seu cadastro no sistema e vincular esse processo ao atendimento, armazenando um histórico completo do cliente, da abordagem inicial à conclusão do processo.

Entre outras facilidades oferecidas pelo software jurídico, estão a possibilidade de alterar ou atualizar dados básicos do atendimento, a criação de tarefas, a consulta e cadastro de lançamentos financeiros, comentários entre a equipe, consulta, inclusão ou vínculo de processos referentes ao atendimento.

O software jurídico também permite monitorar todos os envolvidos no atendimento, pesquisar tarefas realizadas, conferindo as datas de conclusão previstas e deadlines. O gerenciamento de arquivos e processos também é facilitado, permitindo o vínculo e a inclusão de novos documentos quando necessário. Também é possível realizar os apontamentos de horas referentes a atividades relacionadas ao atendimento, indicando se há necessidade de realizar faturamento, além de consultar lançamentos financeiros vinculados ao atendimento.

Além de ajudar na organização de tarefas cotidianas, acompanhar o atendimento por meio de um software jurídico é estratégico para que os advogados atendam o cliente da melhor forma possível, desde o contato inicial até o fim da causa. Ao conquistar sua confiança, o escritório de advocacia estabelece uma ligação com os clientes que pode perdurar por vários anos.

Quer saber mais novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

___________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca