MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como motivar sua equipe e ter um time mais produtivo

Como motivar sua equipe e ter um time mais produtivo

Investir em pessoas é fundamental para o crescimento do seu escritório.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Atualizado em 28 de novembro de 2017 18:02

As empresas de tecnologia têm se destacado por serem bons lugares para se trabalhar. Você já deve ter ouvido falar dos benefícios de trabalhar em empresas como a Google ou ter visto anúncios engraçadinhos de vagas que oferecem mesa de ping pong e cerveja de graça no happy hour. O que pouca gente fala é que é muito mais do que uma mesa de ping pong ou cerveja no happy hour que tornam um lugar bom de se trabalhar. Seu escritório de advocacia não precisa ser exatamente assim para ser um local de trabalho agradável e inspirador.

Na Aurum, nós temos tudo isso e é muito legal. Mas ser verdadeiramente uma empresa onde as pessoas gostam de trabalhar vai muito além! Recentemente, fomos eleitos 6ª melhor pequena empresa de Santa Catarina e a 20º melhor pequena empresa de tecnologia do Brasil para se trabalhar.

Isso não aconteceu só por causa dos momentos de descontração, mas, principalmente, pelos nossos princípios!

Hoje, vou contar um pouco de como fizemos para construir um ambiente de trabalho produtivo e agradável!

A palavra-chave é motivação

O principal segredo é manter toda a equipe motivada. Mas como fazer isso diante da rotina cansativa do dia a dia? Há alguns anos, eu li um livro chamado Drive, do escritor norte-americano Daniel Pink. Ele explica que a motivação é resultado da combinação de três fatores: autonomia, propósito e maestria (ou "proficiência").

O primeiro, a autonomia, depende totalmente da confiança que você deposita nas pessoas que trabalham com você: ou seja, é preciso partir do princípio que as pessoas agem de boa fé. Eu sei que em um mercado tão competitivo quanto o da advocacia, isso não é fácil, mas, acredite, é fundamental para criar uma equipe engajada e pró-ativa.

Assim, você não precisa estar a todo tempo cobrando seus funcionários. Afinal, quem consegue dar o seu melhor com um chefe no cangote? Hoje já existem diversas ferramentas que permitem à equipe se organizar e acompanhar as tarefas sem precisar de cobrança constante.

Já o propósito é o que move as pessoas, algo em que elas acreditam. Pode ser salvar a amazônia ou se consolidar como um ótimo escritório para trabalhar. O importante, nesse caso, é ser autêntico e honesto. De nada adianta inventar um propósito qualquer para fazer as pessoas acreditarem em você. Precisa fazer sentido para as pessoas, para a empresa e, principalmente, para você.

Por último, maestria. Mas o que isso significa? É simples: todos nós queremos ser bons em alguma coisa. Ou seja, para motivar uma equipe, você precisa apresentar desafios a serem vencidos e pontos a serem aprimorados. Mas atenção, desafios no ambiente de trabalho são como um videogame: não pode ser muito fácil a ponto de ficar chato, nem tão difícil que seja inalcançável.

Crie uma cultura interna

Com esses três elementos combinados, fica mais fácil ter um ambiente de trabalho agradável e produtivo. Na Aurum, nós usamos esses princípios para ajudar a construir um código de cultura, uma espécie de "manual" do nosso ambiente de trabalho.

Mas não são regras fixas ou burocráticas. O código de cultura serve para deixar bem evidente quais qualidades valorizamos e que comportamentos podemos esperar de todos os áureos (forma carinhosa de chamar as pessoas que trabalham conosco). Entre os nossos atributos, incluímos o comprometimento com resultados, a autonomia com responsabilidade, além de diálogo e proximidade. A ideia é ter um código bem simples, com o mínimo jargão de RH, afinal, o importante é que todos entendam. Esse código deve balizar as avaliações de desempenho e contratações, o que ajuda a manter o ambiente mais harmônico possível.

Conclusão

Investir em pessoas é, sem dúvidas, o que fez a Aurum crescer ao longo dos nossos 24 anos de trajetória. Para um escritório de advocacia bem sucedido, não tenho dúvidas de que esse foco também é fundamental. É claro que o meio jurídico e o mercado de tecnologia tem diferenças, mas cada vez mais essas áreas caminham juntas - e podem ensinar muito uma à outra.

Espero que isso faça sentido para o seu caso. Para saber mais sobre liderança e gestão na advocacia, acompanhe o blog da Aurum e assine a nossa Newsletter! Toda semana tem conteúdo novo sobre advocacia, tecnologia e empreendedorismo. :)

_______________

*Antonio Gerassi Neto é co-fundador e CEO da Aurum. Formado em ciência da computação pelo ITA, tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico.

Aurum Software LTDA

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca