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Administração de escritório de advocacia. Será que uma consultoria trará resultado para o meu escritório?

A consultoria permite um encurtamento da curva de aprendizado, uma vez que a experiência dos consultores traz a teoria aliada às melhores práticas já vivenciadas.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Atualizado em 21 de agosto de 2018 14:37

Muitos advogados me questionam se uma consultoria trará resultados para os seus escritórios e se possuem recursos financeiros suficientes para tal.

Outros me procuram perguntando: Como fazer a captação de clientes advocacia?

Alguns me perguntam: Como posso me inserir neste novo momento, transformando meu escritório numa advocacia digital?

Antes de trazer respostas, gostaria de falar um pouco sobre o tema que está por trás de todas essas perguntas: a administração de escritório de advocacia.

As dúvidas que pairam sobre os advogados estão sempre relacionadas às melhores práticas de gestão jurídica.

A administração de escritório de advocacia se dá com base em uma série de conhecimentos, tais como a estratégia empresarial, o marketing jurídico, finanças, capital humano, tecnologia da informação e controladoria jurídica, entre outras.

É fato que nenhuma das áreas citadas acima são abordadas nas escolas de Direito brasileiras. Algumas poucas iniciativas, em nível de especialização (Ex.: MBA em Gestão Jurídica), trazem tais conhecimentos, mas ainda assim, há um abismo entre a teoria e a prática.

Justamente para preencher esta lacuna entre a teoria e a prática é que uma consultoria de gestão jurídica faz sentido para um escritório de advocacia.

Uma consultoria especializada pode, em pouco tempo, empoderar os profissionais de um escritório, independente do seu tamanho, para poder fazer a administração de maneira eficaz e profissionalizada de um escritório de advocacia.

A consultoria permite um encurtamento da curva de aprendizado, uma vez que a experiência dos consultores traz a teoria aliada às melhores práticas já vivenciadas.

Obviamente, cada escritório jurídico possui as suas peculiaridades e cabe à consultoria perceber essas sutilezas, desenvolver as ferramentas e procedimentos adequados a cada cliente para que sejam alcançados os melhores resultados.

Quanto custa uma consultoria?

Uma consultoria pode custar tanto quanto uma pós-graduação ou até mais, dependendo do escopo, mas traz resultados muito mais acelerados, uma vez que a teoria já é dominada pela equipe de consultores, restando apenas o treinamento dos membros do escritório e a aplicação, na prática, das ferramentas de gestão.

Além disso, com a utilização da tecnologia, reuniões de consultoria não precisam mais ser realizadas presencialmente, o que reduz significativamente os custos com deslocamentos e hospedagens.

Graças à tecnologia escritórios de qualquer porte, área ou instalado em qualquer parte do Brasil podem ter acesso a profissionais com grande conhecimento em administração de escritório de advocacia.

Como fazer a captação de clientes advocacia?

Esta pergunta traz o tema marketing jurídico à discussão. Na grande maioria das vezes advogados acreditam que há uma fórmula mágica que atrairá, sem muito trabalho, novos clientes para a banca.

Gostaria de deixar claro a você, leitor, que marketing jurídico dá muito trabalho e exige algum dinheiro, tempo e consistência.

Vou apresentar baixo uma tabela disponibilizada pelos nossos parceiros da 3Mind, experts na execução de estratégias de marketing digital para advogados, que aponta quanto em recursos (tempo e dinheiro) a execução de um trabalho de marketing jurídico exige.


Note que para executar uma campanha de marketing digital para um escritório são consumidas, no mínimo, 50 horas mensais e são necessários R$ 500,00 de investimento mínimo.

Não pretendo desestimular ninguém, pelo contrário, minha ideia em apresentar estes números é apenas prepará-lo para realizar um trabalho profissional e que lhe traga resultados positivos.

Executando de maneira sistemática ações como estas, seu escritório começará a ter resultados após alguns meses (em torno de 6 meses). Mas lhe garanto, vale a pena.

Pense comigo: se nestes 6 meses o escritório converter 1 único cliente que pague R$ 3.000 de honorários, todo o investimento foi pago. Mas se você for regular e sistemático com tais ações, muito provavelmente, você conseguirá gerar bem mais do que um cliente por semestre.

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*Valdemiro Kreusch Jr é sócio fundador da ÉOS Inovação na Advocacia.

EOS SERVICOS DE ASSESSORIA ADMINISTRATIVA LTDA.

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