MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. As mulheres e o mercado de trabalho

As mulheres e o mercado de trabalho

Será que podemos afirmar nos dias atuais que as mulheres finalmente conquistaram seu espaço no mercado de trabalho?

terça-feira, 9 de março de 2010

Atualizado em 8 de março de 2010 13:20


As mulheres e o mercado de trabalho

Cristiane Peixoto de Oliveira Marrara*

Será que podemos afirmar nos dias atuais que as mulheres finalmente conquistaram seu espaço no mercado de trabalho?

A resposta é sim. Cada vez mais as mulheres assumem posições de destaque em vários segmentos e conquistam postos de trabalho nunca antes imaginados, como pilotos de aeronaves, estrategistas, desembargadores, presidentes de grandes empresas, etc.

Porém, não se pode afirmar que a conquista de "um lugar ao sol" tenha sido fácil, sendo resultado de muita luta e provação.

Historicamente, as mulheres sempre foram muito discriminadas e pouco a pouco estão conseguindo comprovar o seu valor. No entanto, infelizmente ainda há uma disparidade salarial entre homens e mulheres, sendo certo que o salário de executivas e trabalhadoras das mais diversas profissões ainda é mais baixo que o valor pago para os homens que ocupam o mesmo cargo.

Esta constatação pode ser feita de forma rápida e fácil, através do novo portal criado pelo Governo do Estado de São Paulo, denominado Salariômetro (www.salariometro.sp.gov.br), onde temos a possibilidade de verificar que as mulheres com a mesma idade e a mesma formação recebem um salário menor que os homens nas mesmas condições.

Ou seja, a mulher é tão ou mais capaz que seus colegas do sexo masculino, tem o mesmo nível de estudo, a mesma carga horária e ainda assim ganham menos. Os motivos para esta diferenciação podem ser históricos, baseados numa sociedade ultrapassada e machista, mas não são de forma alguma razoáveis.

O significado é que o embate ainda não acabou. As mulheres precisam continuar lutando para alcançar esta igualdade. Precisamos levar este tema adiante na comunidade em que vivemos, para conscientizar a população em geral que hoje não há mais espaço para discriminações como esta. Há necessidade de sugerir novos Projetos de Lei aos nossos representantes no Poder Legislativo, para evitar que isto continue ocorrendo. Além disso, devemos denunciar eventuais desigualdades comprovadas para o Ministério Público do Trabalho e questionar nossos gestores sobre os motivos da desigualdade existente.

Acredito que há sim uma luz no fim do túnel e com certeza isto em breve será mudado. Pelo menos em nosso país, em que a cada dia aparece uma nova trabalhadora em destaque, como por exemplo na cidade de São Luiz do Piraitinga, no Estado de São Paulo, onde a Prefeitura, a Câmara Municipal, a Delegacia de Polícia e o Fórum são comandados por mulheres.

A moral da história é que devemos seguir adiante para vencer mais uma etapa da nossa batalha, na busca de salários condizentes com os trabalhos realizados.

__________________

___________________

Leia mais

8/3/10 - "Falamos Muito. mas nem sempre dizemos tudo" - Josie Jardim - clique aqui

5/3/10 - "A arte de definir as prioridades: nossa grande aliada!" - Camila Peixoto Olivetti Regina - clique aqui

4/3/10 - "Mulheres e mercado de trabalho. Uma visão diferente" - Daniela Pozzetti - clique aqui

3/3/10 - "A mulher e o mercado de trabalho" - Daniella Janoni - clique aqui

2/3/10 - "Mulheres no mercado de trabalho" - Ana Amélia Ramos de Abreu - clique aqui

1/3/10 - "Para filosofar" - Juliana Marques - clique aqui

____________________

*Legal Manager da TIM Celular S/A - Rio de Janeiro e integrante do grupo Jurídico de Saias







_______________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca