MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O magistrado em pé no jogo!

O magistrado em pé no jogo!

Lázaro Piunti

A corrupção está minando as finanças das grandes associações. Está na hora do Fiscal da lei - MPF - entrar em campo. A figura do promotor (na definição clássica o "Magistrado em Pé") precisa sair do gabinete, atravessar o túnel do tempo e vasculhar as planilhas.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Atualizado em 5 de maio de 2011 12:20

O magistrado em pé no jogo!

Lázaro Piunti*

O Brasil é o país do futebol. A seleção que mais ganhou Copas do mundo.

Celeiro de craques é a nação campeã de exportação de atletas. Em 2009 foram catalogados mais de nove mil garotos transferidos para o exterior.

Vendeu mais que soja ou fumo riograndense.

Como se explica, porém, que seus principais clubes tenham dívidas monstruosas?

Antigamente um time de futebol negociava um astro e com o dinheiro comprava ou reformava estádio. E ainda sobrava verba para montar um novo e poderoso elenco.

Em 1954, a Portuguesa de Desportos vendeu Julinho Botelho à Fiorentina. Comprou o Canindé. Em 1958, o Palmeiras negociou Mazzola com o Milan. Formou um esquadrão capaz de enfrentar com êxito a máquina santista liderada por Pelé. Ao vender à Itália o craque Chinesinho (1962), reformou seu estádio, dele emergindo o legendário Jardim Suspenso. E deu ainda para organizar aquela equipe denominada a 1ª academia!

O Santos foi o que mais lucrou em suas excursões milionárias na década de 60.

Reformou o acanhado estádio da Vila Belmiro e aumentou seu patrimônio. Mesmo com o prejuízo ocasionado com a malsucedida compra do balneário.

O São Paulo Futebol Clube após vender o Canindé à Portuguesa investiu no Morumbi e ostenta o mais notável patrimônio sócio-esportivo do país. Só a transação do zagueiro Breno ao futebol espanhol foi suficiente para pagar o custo do CT de Cotia.

Estas considerações se contrapõem à realidade financeira atual, envolvendo os principais clubes do futebol brasileiro. Estão todos eles endividados. Quase quebrados!

Com oceanos de dinheiro jorrando para os cofres dos clubes, como se explica tanta dívida atualmente? Os exemplos em números (dívidas em reais) vêm a seguir:

Flamengo - 295 milhões

Fluminense - 288 milhões

Botafogo - 230 milhões

Atlético/MG - 228 milhões

Vasco da Gama - 192 milhões

Corinthians - 180 milhões

Palmeiras - 175 milhões

Grêmio - 155 milhões

São Paulo - 148 milhões

Internacional - 146 milhões

Santos - 145 milhões

Cruzeiro - 116 milhões

Flamengo e Corinthians são os clubes de maior torcida no país. Com mais de um século de fundação e campeões em arrecadação, são os únicos que não têm estádio próprio!

A corrupção está minando as finanças das grandes associações. Está na hora do Fiscal da Lei - Ministério Público Federal - entrar em campo. A figura do Promotor (na definição clássica o "Magistrado em Pé") precisa sair do gabinete, atravessar o túnel do tempo e vasculhar as planilhas. Afinal, o futebol é a paixão maior do povo brasileiro.

_______________

*Advogado





 

______________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca