segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Um artigo de Walter Ceneviva

Para os que pensam assim a integração dos povos é feita na base do mesmo sangue, dos mesmos usos, línguas e culturas assemelhadas. Só que historicamente é o contrário que ocorre. São os povos heterogêneos, cada qual com sua própria etnia, seu passado, sua língua e cultura que se integram no mesmo Estado.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Um artigo de Walter Ceneviva

Gilberto de Mello Kujawski*

Walter Ceneviva será, talvez, o jurista mais completo e respeitável que se faz presente com regularidade em nossa imprensa.

Dotado de conhecimento amplo e rigoroso do Direito, explica em linguagem acessível e didática, todos os sábados, na "Folha de S.Paulo", matérias jurídicas controvertidas, destacando-se pelo equilíbrio e o fino critério de suas concepções e avaliações.

Recentemente, deu à luz um artigo intitulado "América Latina e o artigo quarto" (11/6/11). Trata-se do artigo quarto da Constituição Federal (clique aqui), em seu parágrafo único: "A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações". Esclarece a participação de André Franco Montoro na redação original do parágrafo único, inspirado na tendência irresistível para a formação de grupos de nações no mundo atual.

Ceneviva admite que a reação mais generalizada e irrefletida a essa proposta tão ampla e generosa é negativa. "Integrar o quê? Somos tão diferentes, uns dos outros povos da América Latina, que não é possível nos integrarmos."

Para os que pensam assim a integração dos povos é feita na base do mesmo sangue, dos mesmos usos, línguas e culturas assemelhadas. Só que historicamente é o contrário que ocorre. São os povos heterogêneos, cada qual com sua própria etnia, seu passado, sua língua e cultura que se integram no mesmo Estado. Todo Estado - adverte Ortega - é em sua origem mestiço e plurilíngue, o que vale para os povos antigos, gregos e romanos, para os Estados europeus, americanos do norte e latino-americanos.

Ensina o mestre espanhol: "A realidade que chamamos Estado não é a espontânea convivência de homens unidos pela consaguinidade. O Estado começa quando se obriga a conviver grupos nativamente separados. Esta obrigação não é a violência nua e crua, sim que supõe um projeto incitante, uma tarefa comum proposta aos grupos dispersos. Antes de mais nada, o Estado é o projeto de um fazer comum e um programa de colaboração" ("Rebelión de las masas").

Na verdade, a nação nunca está feita - prossegue Ortega. Ela está sempre se fazendo ou se desfazendo.

Poderíamos dizer o mesmo daquela famosa "identidade nacional". Não se trata do encerramento da nação dentro de si mesma, como quer o nacionalismo. A identidade é relativa e sempre aberta a outros elementos estranhos, os quais serão assimilados na unidade nacional proposta pelo Estado. Uma identidade em expansão.

O que se diz aqui do Estado nacional aplica-se também à integração de diferentes povos uns com outros. Segundo Ceneviva, "a ideia de integração consiste em superar diferenças por meios que só o Direito pode compor e estruturar".

Em suma, o artigo de que tratamos nas palavras do próprio autor resume-se assim: "Mesmo com diferenças e dissidências estaremos melhores formando uniões nos moldes do Mercosul." O Mercosul, esse projeto hoje negligenciado, deveria servir de modelo para outros propósitos de integração latino-americana.

___________________




*Ex-promotor de Justiça. Escritor e jornalista



 

 

______________

Atualizado em: 21/6/2011 09:35

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Giselle Farinhas

Giselle Farinhas

Migalheira desde 2017
Abel Simão Amaro

Abel Simão Amaro

Migalheiro desde 2004
Júlio César Bueno

Júlio César Bueno

Migalheiro desde 2004
Levi Rezende Lopes

Levi Rezende Lopes

Migalheiro desde 2020
Antonio Pessoa Cardoso

Antonio Pessoa Cardoso

Migalheiro desde 2004
Allan de Oliveira Kuwer

Allan de Oliveira Kuwer

Migalheiro desde 2020
Guilherme Alberge Reis

Guilherme Alberge Reis

Migalheiro desde 2020
Carla Domenico

Carla Domenico

Migalheira desde 2011
Vantuil Abdala

Vantuil Abdala

Migalheiro desde 2008
Justiliana Sousa

Justiliana Sousa

Migalheira desde 2020
Lenio Luiz Streck

Lenio Luiz Streck

Migalheiro desde 2005

Publicidade