MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Os malefícios da contraproposta

Os malefícios da contraproposta

William Monteath

Se a empresa tem a possibilidade de valorizar salários e oferecer benefícios a seus funcionários, por qual razão propor isso apenas quando está prestes a perdê-los?

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Atualizado em 30 de agosto de 2011 09:24

William Monteath

Os malefícios da contraproposta

A rápida recuperação do Brasil pós-crise e o aquecimento da economia brasileira impactaram sensivelmente no aumento da busca por profissionais no mercado e deve ser tendência para os próximos anos. A briga por profissionais tem gerado o efeito perverso da contraproposta, principalmente para candidatos que já estão acordados com a empresa contratante. Esse recurso se torna a última, ou às vezes, 'carta na manga' das empresas para não perder seus executivos.

Os profissionais devem estar alertas, pois aceitar a contraproposta cria um mal-estar com a empresa contratante e com a consultoria de recrutamento. Ainda que o candidato não esteja preocupado com isso, a pior consequência é que a empresa que fez a oferta de contraproposta passa a vê-lo como um profissional insatisfeito e tende a deixá-lo de fora de futuras promoções, por exemplo. Nessas situações, é comum que na contraproposta a empresa faça muitas promessas de melhorias, mas, atenção, também é comum que as mesmas promessas não sejam cumpridas e no curto prazo o profissional acaba se frustrando.

A contraproposta traz à tona outra questão. Se a empresa tem a possibilidade de valorizar salários, oferecer benefícios e qualidade de vida, além de melhores condições ao profissional, por qual razão propor isso apenas quando está prestes a perdê-lo? Em muitos casos, a empresa prefere usar o artifício da contraproposta para segurar o profissional e ganhar tempo para substituí-lo.

Uma forma de evitar que o profissional seja seduzido pela contraproposta é a tomada de decisão rápida. A lentidão no processo dá margem para que o candidato possa receber novos desafios, projetos e até melhores condições em seu atual emprego. Afinal, perder um profissional após todo processo de seleção com diretores e até o presidente da empresa é oneroso.

É preciso, portanto, que todas as partes envolvidas no processo de contratação compreendam os aspectos negativos arraigados na contraproposta para que candidatos não estejam suscetíveis a este tipo de oferta quando já fecharam com outra oportunidade e caso aconteça, que não a aceitem; empresas entendam que é preciso pensar em retenção no dia a dia e não quando está prestes a perder um bom profissional; a empresa contratante deve fazer propostas agressivas e tomar decisões rápidas para não dar margem às negociações.

__________

*William Monteath é diretor de operações da Robert Half, no Rio de Janeiro/RJ

__________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca