MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Baderna na USP

Baderna na USP

"Não há universidade que nos tire da idade da pedra lascada". Para o filósofo, esta frase de Miguel Torga representa o que ocorre atualmente no campus da USP.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Atualizado em 9 de novembro de 2011 14:26

Gilberto de Mello Kujawski

Baderna na USP

"Não há universidade que nos tire da idade da pedra lascada" (Miguel Torga)

A baderna dos estudantes na USP parece que ainda vai longe.

Após a desocupação forçada da Reitoria, com seu rastro vergonhoso de depredação, sujeira e desordem, além de morteiros e coquetéis Molotov prontos para explodir, alunos decretam greve.

A tensão política aumenta no território da universidade por conta das eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), marcadas para o fim de novembro. Teme-se a organização de piquetes por parte das facções mais extremadas.

A invasão da Reitoria foi liderada por representantes de correntes radicais, como a Liga Estratégia Revolucionária - Quarta Internacional, o Movimento da Negação da Negação, Partidos da Causa Operária e Operário Revolucionário.

Não há inocentes entre os invasores da Reitoria. O que há são os agentes e provocadores da rebelião querendo passar-se por vítimas. Partem para o vandalismo mais impiedoso, ameaças declaradas, desafios abertos à reitoria e à polícia, e ao serem contidos, nos limites da lei, inventam que estão sendo "torturados", desrespeitados e injustiçados.

Atitude típica de chantagem emocional própria de meninos e meninas mimados. Lembram aquela historinha do réu julgado pelo assassinato do pai e da mãe, pedindo aos jurados clemência para "um pobre órfão"...

O que se passa na USP é o resultado da cultura da impunidade e da falta de limites consagrada por uma pedagogia dita "moderna", que entrega o menor ao desgoverno da sua libido, esquecida de que a criança é "o perverso polimorfo", como ensina Freud. A dificuldade da educação está em conciliar a imposição de limites com o devido respeito à espontaneidade vital da criança. Mas sem imposição de limites não se educa. Não vale também confundir surra brutal contra o filho menor com a inocente e eventual "palmadinha" boa para cortar, vez ou outra, algum acesso de má-criação ou rebeldia.

Mas as barbaridades perpetradas por estudantes não são de hoje. No remoto ano de 1932, o escritor português Miguel Torga, registrava em seu Diário esta nota curiosa a respeito dos estudantes em Coimbra:

"Continuam as matanças de gatos cá na república. Uma selvajaria. Só quem assiste a isso pode avaliar o que é um homem primitivo. Não há Universidade que nos tire da idade da pedra lascada."

__________




*Gilberto de Mello Kujawski é ex-promotor de Justiça. Escritor e jornalista



 

 

__________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca