MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. ISS de sociedades uniprofissionais pode ser majorado no município de São Paulo se houver terceirização

ISS de sociedades uniprofissionais pode ser majorado no município de São Paulo se houver terceirização

As sociedades uniprofissionais que repassam a terceiros serviços relacionados à atividade da sociedade passam a pagar o ISS à alíquota de 5% sobre o faturamento total, contrariamente ao regime previsto originalmente.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Atualizado em 27 de março de 2012 13:03

Recente mudança na legislação do município de São Paulo cria limitação ilegal para a adoção do regime especial de incidência do ISS aplicável às sociedades uniprofissionais, que é tradicionalmente calculado com base em um valor fixo por profissional habilitado.

A modificação consta do artigo 18 da recente lei 15.406/11, que alterou o artigo 15 da lei 13.476/02. A mudança também foi compilada no decreto 52.703/11 (artigo 186), e simplesmente exclui do regime tributário tradicional das sociedades uniprofissionais as sociedades que "terceirizem ou repassem a terceiros os serviços relacionados à atividade da sociedade". As sociedades uniprofissionais naquela condição passam a pagar o ISS à alíquota de 5% sobre seu faturamento total (contrariamente ao regime previsto originalmente no decreto-lei 406/68 e mantido pela lei complementar 116/03).

Como se sabe, as sociedades uniprofissionais de profissão regulamentada (como as sociedades de advogados, contadores, médicos, engenheiros, arquitetos etc.) pagam o ISS com base em um valor fixo (em São Paulo o ISS é calculado trimestralmente sobre o valor de R$ 800,00 por profissional habilitado vinculado à sociedade), e não seguem a regra geral de incidência à alíquota de 5% sobre o preço do serviço. Trata-se de regra que, em princípio, só poderia ser modificada por lei complementar, em razão da matéria, por força do artigo 146 da Constituição Federal, e está prevista no decreto-lei 406/68, artigo 9º, § 1º (vide também lei complementar 116/03, cujo artigo 10 manteve a vigência do decreto-lei 406/68, no particular).

O tema já foi objeto de reiteradas decisões de nossos Tribunais, sendo de se citar, apenas para exemplificar, a Súmula n. 663 do Supremo Tribunal Federal ("Os §§ 1º e 3º do art. 9º do Decreto-lei 406/1968 foram recebidos pela Constituição") e o julgamento do Recurso Extraordinário de n. 200.324-7/RJ por aquela mesma Corte (Relator o Ministro Marco Aurélio). Confira-se, ainda, o que decidiu o Superior Tribunal de Justiça nos autos do Agravo de Instrumento n. 458.005-PR (Relator o Ministro Teori Zavascki).

Ora, o artigo 9º do decreto-lei 406/68, ainda em vigor, não estipula que é proibida a terceirização para a sociedade uniprofissional que se submeter ao regime de valor fixo para fins de pagamento de ISS. Não se pode admitir que cada município, a seu exclusivo critério, crie condições adicionais para a aplicação daquele regime tributário - além daquelas previstas no decreto-lei 406/68 - pois isso retira da norma complementar federal justamente o seu papel de norma geral delimitadora da competência impositiva.

É também difícil definir o que seja "terceirização" para os fins da nova regra do Município de São Paulo. Na advocacia, por exemplo, a terceirização pode incluir desde a contratação de advogados correspondentes para acompanhamento de processos fora da comarca onde normalmente atua a sociedade, passando até pela contratação de autônomos para determinados trabalhos para os quais a banca não possui especialização. A redação normativa também é bastante dúbia, porque "repassar" a terceiros serviços relacionados à atividade da sociedade, a rigor, poderia abarcar até mesmo a singela indicação de outros profissionais ou escritórios para o atendimento de determinados clientes cujos interesses, por quaisquer razões, não possam ser patrocinados pela sociedade no caso concreto.

Por outro lado, o artigo 17 da lei 15.406/11 acrescentou o artigo 10-A à lei 13.476/02 justamente para criar a Nota Fiscal eletrônica do tomador do serviço, que deverá ser emitida por qualquer um que contratar pessoa física ou jurídica para a prestação de serviços sujeitos ao ISS, mesmo que não haja obrigação de retenção do imposto na fonte. Isso permitirá ao fisco conhecer eletronicamente o evento da terceirização - e, com isso, viabilizará que qualquer terceirização de sociedade uniprofissional possa levar a uma exclusão fazendária automática do regime atual de recolhimento do ISS.

Ao que parece, trata-se de singela tentativa de aumento de arrecadação por parte do fisco paulistano, e a nova regra - que já está em vigor desde sua regulamentação pelo Decreto 52.703/11 (publicado em 6/10/2011) - de qualquer forma só poderia ser aplicada no exercício financeiro seguinte ao da publicação, observada ainda a chamada anterioridade nonagesimal (vigência apenas após o prazo de noventa dias da publicação), conforme artigo 150 da Constituição Federal.

Mais uma vez, caberá ao já assoberbado Poder Judiciário impor os limites constitucionais à sanha arrecadatória municipal.

__________

* Rogério Pires da Silva é sócio do escritório Boccuzzi Advogados Associados

Boccuzzi Advogados Associados

__________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca