MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Mãe, como é ser gente grande?

Mãe, como é ser gente grande?

Mirian Gomes Canavarro Batista

Diante desse filosófico questionamento, a advogada integrante do Jurídico de Saias, sabiamente responde que, apesar do exponente aumento de preocupações, ser "gente grande" é poder ser herói.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Atualizado em 22 de maio de 2012 09:14

Quando se têm crianças pequenas em casa, irremediavelmente seremos testados com perguntas pra lá de interessantes. Por outro lado, a experiência já me ensinou que nem todas as perguntas devem ser respondidas com profundidade de conhecimento (ou verdade), basta apenas uma afirmação ou então uma resposta simples e objetiva: "é muito bom filha".

Mesmo assim, todas as vezes que minha filha me pergunta algo filosoficamente conceitual, passo o dia (e às vezes a noite) pensando a respeito... e então, resolvi dividir com vocês.

Realmente ser adulto é bom, mas se pudesse ser sincera ao extremo naquele momento, diria que ser criança é fantástico!

Não ter a noção das horas, viver o momento, ficar ansioso com a perspectiva da festa de aniversário (que ainda levará meses pra acontecer), se fantasiar de princesa e viver seu conto de fadas particular quantas vezes quiser...ser criança é realmente muito bom.

Já como adultos, somos cercados de compromissos, de tarefas e afazeres. Hora pra acordar, dormir, trabalhar, data pra tudo, tempo escasso e alguns minutos de descanso antes de ouvir o choro do bebê no berço - chamando pela mãe.

Ser adulto é bom sim, mas existe uma deliciosa magia na infância. Acredito que a mesma sensação de ver a vida colorida só sentimos depois de adultos quando nos apaixonamos (por alguém, por uma ideia, por um sonho, enfim...por algo).

Outro dia assisti uma entrevista com a Madonna e ela falava sobre o declínio de ícones pops, perdidos entre muitos pecados capitais e lançou o seguinte comentário: "ao contrário deles, tive sorte em conhecer as pessoas erradas e cometer alguns erros, enquanto ainda não era famosa". Ou seja, erros todos nós cometemos, tomamos decisões equivocadas e pagamos o preço por isso, mas o tempo, senhor das cicatrizes, transforma tudo isso em aprendizado (para alguns) e seguimos em frente, para outros esses erros ficarão marcados para sempre (afinal, em tempos de internet, o anonimato é um dom).

Acredito que isso é ser adulto: tomar as rédeas da sua vida, decobrir que não somos marionetes e sim os atores por trás do espetáculo, somos a causa dos risos e dos choros e ao contrário das crianças, aprendemos que nem sempre aparecerá alguém no meio da noite para nos acalmar quando perdemos o sono.

Se por um lado parece que a magia diminuiu, subimos de posto e viramos heróis para uma legião de pequenos seres. Imbuidos de uma coragem extrema, aniquilamos uma centena de monstros reais e imaginários, para que um dia possamos olhar com orgulho para eles e dizer: "e aí filho, como é ser gente grande?"

__________

* Mirian Gomes Canavarro Batista é Legal Manager da CSC Computer Sciences do Brasil Ltda. e integrante do Jurídico de Saias


 

 

 

_________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca