sábado, 28 de novembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

O advogado é responsável pelas informações confidenciais de seus clientes

Os escritórios de advocacia são um dos alvos preferidos dos grampos telefônicos.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

São dois os alvos preferidos por quantos se dedicam a fazer grampos telefônicos ilegais: os políticos, por razões óbvias, e os advogados, pelas informações privilegiadas que detém em suas relações com os clientes. Em toda ação judicial, há dois lados em conflito, cada um representado por seu(s) advogado(s). Como a ética e a honestidade não são uma prática universal, é possível que uma das partes, inclusive sem a participação ou conhecimento do respectivo advogado, utilize meios aéticos e ilegais para obter informações visando ter vantagens em negociações ou mesmo vencer uma causa.

Notícias sobre grampos telefônicos são frequentes na mídia, não apenas os colocados legalmente pela polícia no curso de investigações, mas também os grampos ilegais, e mesmo assim abordam somente aqueles que - por alguma razão - vieram à tona. A maior parte permanece eternamente escondida, seja porque, por bem sucedidos, passaram despercebidos pelos alvos, seja porque estes preferiram mantê-los em sigilo.

O advogado, fiel depositário das informações confidenciais a si confiadas por seus clientes, é, enquanto retém e manipula tais informações, responsável pela sua guarda e pela sua incolumidade.

Informação, diferentemente das coisas materiais, não deixa rastros ao ser violada. Ela será apenas usufruída por outros. Uma possibilidade mais dramática é a de, ainda que involuntariamente, permitir que a parte conflitante conheça a estratégia jurídica que será adotada, o que pode comprometer irremediavelmente as possibilidades de sucesso. Se um advogado perde uma causa nessas circunstâncias, perde também sua credibilidade, um valor alto demais para ser deixado em risco.

Dispor de sistemas seguros de comunicações se tornou, em nossos dias, um imperativo absoluto para o exercício da advocacia, e é tal sua importância que exige serviços de especialistas.

Novas tecnologias surgem em velocidades que crescem exponencialmente, e cada novo recurso acrescentado aos sistemas de comunicação traz a reboque novas possibilidades de invasão ou fraude. É um processo contínuo que exige atualização permanente.

Para responder a esse desafio, a Fence criou um sistema especial de atendimento para advogados e seus clientes, que proporciona padrões internacionais de segurança e viabiliza sua implantação. São serviços profissionais, que utilizam equipamentos e tecnologias de última geração e que observam integralmente os preceitos éticos e legais.

__________

* Enio Fontenelle é presidente da Fence Consultoria Empresarial Ltda.

____________

Atualizado em: 29/6/2012 08:21

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Luís Roberto Barroso

Migalheiro desde 2003

Ricardo Alves de Lima

Migalheiro desde 2020

Jeniffer Gomes da Silva

Migalheira desde 2020

Flávia Pereira Ribeiro

Migalheira desde 2019

Carlos Barbosa

Migalheiro desde 2019

Abel Simão Amaro

Migalheiro desde 2004

Antonio Pessoa Cardoso

Migalheiro desde 2004

Vanessa Mollo

Migalheira desde 2019

Lenio Luiz Streck

Migalheiro desde 2005

Valmir Pontes Filho

Migalheiro desde 2004

Publicidade