domingo, 29 de novembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Eleições OAB

O que esperamos do próximo presidente da OAB/SP ?

O que esperamos do próximo presidente da OAB/SP ?

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Na qualidade de presidente do MDA - Movimento de Defesa da Advocacia, entidade integrada por um Conselho composto por 66 (sessenta e seis) Conselheiros e de que fazem parte aproximadamente 400 (quatrocentos) Associados, voltada à defesa intransigente das prerrogativas profissionais e à valorização da profissão de Advogado, entendo importante consignar o que esperamos do próximo Presidente da OAB/SP.

Assim, esperamos que o próximo Presidente da OAB/SP seja absolutamente intransigente contra todas e quaisquer tentativas de intimidação da Advocacia, seja por parte dos demais operadores do direito, seja por parte de quem quer for.

Esperamos que o próximo Presidente da OAB/SP defenda, com veemência, o uso amplo do Habeas Corpus, sem limitações formais, permitindo que essa garantia constitucional seja levada até às últimas instâncias em ritmo compatível com a urgência dos casos criminais.

Esperamos que o próximo Presidente da OAB/SP faça cumprir a aplicação do princípio da paridade de armas, trabalhando para que, nas audiências criminais, os Membros do Ministério Público, na qualidade de representantes de uma das partes, sentem-se no mesmo patamar físico dos Advogados; e não ombro a ombro com o Juiz.

Esperamos que o próximo Presidente da OAB/SP faça garantir um atendimento prioritário para os Advogados, constituídos ou não nos autos, nas repartições públicas - viabilizando-se um atendimento compatível com a função, por exemplo, junto às Procuradorias da Fazenda Nacional, Estadual e Municipal.

Esperamos que o próximo Presidente lute pela ampliação do prazo de 5 (cinco) minutos conferido aos Advogados para produzir sustentação oral perante o TIT/SP.

Esperamos que o próximo Presidente da OAB/SP lute pela manutenção do exame de Ordem, de maneira a conferir à profissão do Advogado um importante filtro para aferição do preparo do bacharel, tal como ocorre para todas as demais carreiras jurídicas, que exigem concursos públicos rigorosos.

Esperamos que o próximo Presidente da OAB/SP apresente postura extremamente rigorosa em relação à atuação dos escritórios estrangeiros no Brasil, exigindo, no mínimo, (i) prévia capacitação profissional validada pela OAB/SP e (ii) reciprocidade de tratamento a ser conferido entre os países e seus respectivos mercados de trabalho.

Esperamos que o próximo Presidente da OAB/SP seja rigoroso em relação a todas as tentativas de aumento da carga tributária a ser imposta aos escritórios de Advocacia, permitindo que essa atividade seja contemplada pelo Simples Nacional, para todos os escritórios com faturamento até o limite imposto para as demais micro e pequenas empresas.

Essas são, portanto, e sem prejuízo de outras questões importantes voltadas à causa da Advocacia, as nossas expectativas em relação ao próximo Presidente da OAB/SP, com quem teremos a honra e a satisfação de trabalhar em conjunto.

___________

* Marcelo Knopfelmacher é advogado do escritório Knopfelmacher Advogados e presidente do MDA - Movimento de Defesa da Advocacia

Marcelo Knoepfelmacher

____________

Atualizado em: 23/10/2012 14:23

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Quésia Falcão de Dutra

Migalheira desde 2019

Diego Mancini Aurani

Migalheiro desde 2020

Carla Louzada Marques

Migalheira desde 2020

Miguel Reale Júnior

Migalheiro desde 2003

Leonardo Quintiliano

Migalheiro desde 2019

Cleanto Farina Weidlich

Migalheiro desde 2007

Antonio Pessoa Cardoso

Migalheiro desde 2004

Gustavo Binenbojm

Migalheiro desde 2005

Ivo Ricardo Lozekam

Migalheiro desde 2020

Justiliana Sousa

Migalheira desde 2020

Marília Lira de Farias

Migalheira desde 2020

Publicidade