MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Advogado líder: ser ou estar

Advogado líder: ser ou estar

Quais as habilidades necessárias para um advogado ser líder? A autora aponta os atributos imprescindíveis.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Atualizado em 21 de fevereiro de 2013 13:22

Caro advogado, vamos tratar neste artigo algo que talvez você já tenha lido por diversas vezes; contudo um assunto que considero inesgotável.

A figura do líder.

Desconheço a sua situação profissional ou familiar, mas quem sabe hoje tenha um papel fundamental na vida das pessoas que o cercam em seu escritório.

Qual o seu conceito sobre a liderança?

Provavelmente você considerar-me-á uma humanista; mas entendo que o líder, antes mesmo de focar-se nos resultados e atingir o grau de excelência que os escritórios demandam, deva ser alguém que, olhando ao seu redor, identifique potenciais, necessidades, expectativas, ansiedades e carências nas pessoas de seu grupo.

Tornar o outro feliz, completo, realizado, motivado é tarefa do líder.

O melhor mestre é aquele que forma mestres ainda melhores.

O líder sempre inspirará as pessoas a segui-lo, capturando seus corações e mentes.

Os desafios estarão presentes na vida do líder, ao mesmo tempo em que deverá criar situações desafiadoras à sua equipe.

Os desafios são os propulsores da criatividade, da realização, do aprendizado e, sobretudo, do prazer. O advogado liderado que frequentemente é desafiado não vê o trabalho como um sacrifício ou tortura.

Acredito que o principal atributo de um líder, em especial para o setor jurídico, seja a inteligência emocional. Esse atributo distingue um desempenho diferenciado daquele, meramente, adequado.

O verdadeiro líder deve aprender com as experiências mais negativas, ser humilde, mas com uma vontade profissional intensa.

Nesta semana li um pensamento de Friederich Ludwig Jahn que achei propício ao assunto e, inteiramente, aplicável ao líder:

"O segredo para viver em paz com todos, consiste na arte de compreender cada qual segundo sua individualidade".

Pura verdade. O líder que não é capaz de interpretar as individualidades, jamais usará o que cada um tem de melhor, suas potencialidades e, portanto, não inspirará as pessoas a segui-lo.

A pessoa que se sente respeitada passa a ousar mais, sem medo de ser diferente. A verdadeira inclusão só será possível com a aceitação das diferenças.

Reconhecer que as pessoas têm diferentes motivações para se envolver e participar é o primeiro passo para que elas contribuam.

Com as frequentes mudanças, sejam sociais, de mercado ou tecnológicas, os escritórios são forçados a desenvolver novas estratégias e maneiras diferenciadas de operacionalização. Com tamanho desafio, o líder advogado precisará mobilizar as pessoas a um grande trabalho de adaptação.

Quem assume o papel de liderança, mesmo que esteja no topo da pirâmide (leia-se aqui sócio e dono do escritório), precisa reconhecer e entender as suas fraquezas e saber preenchê-las com as habilidades dos outros. O líder tem a confiança e a humildade para reconhecer talentos e com essas qualidades brilhar. Reconhecer-se incompleto para completar-se com as habilidades do grupo.

Liderar não significa autoritarismo, rigidez. O líder que tem a equipe ao seu lado é capaz de deixá-la solta, à vontade para criar, opinar e até mesmo discordar.

Ao estabelecer a direção, o líder motiva seus colaboradores a incorporar a missão, visão e valores do escritório, harmonizar objetivos e estabelecer prioridades.

Até certo tempo atrás, usava-se a expressão "vestir a camisa da empresa".

Qual seria o significado dessa expressão?

Segundo o meu entendimento, o profissional amava tanto a empresa em que trabalhava, que se dedicava, intensamente, à realização de suas tarefas, para que a empresa prosperasse.

Hoje vejo com outros olhos.

O profissional, antes de tudo, deverá sentir-se como parte do negócio; como uma espécie de sócio, sabedor que também será beneficiado pelos bons resultados da empresa e, por isso, estará comprometido e motivado a novos desafios.

Nesse ponto, o papel do líder é imprescindível; pois conseguirá de sua equipe o atributo mais importante, a determinação. E se ele mesmo a tiver, será um líder querido, eficaz e inspirador.

Falarei um pouco sobre alguns pressupostos para que um advogado seja considerado líder.

Querer

Conhecemos pessoas que são excelentes tecnocratas, detêm habilidades extraordinárias, mas se recusam a ser lideres.

Verdadeiramente, quem determina se uma pessoa é líder ou não, são as pessoas que por ele são influenciadas. Não havendo aceitação dessa influência, não existirá a liderança.

Saber liderar

Aquele que deseja liberar deverá, constantemente, aprender pela observação, pelo estudo, pelas tentativas - acertos e erros, por suas próprias experiências ou pelo sucesso de outros líderes.

Saber aplicar as estratégias, habilidades, comportamentos e atitudes, a fim de atingir os resultados pretendidos.

Sentir-se merecedor

A liderança deverá ser entendida como um prêmio a ser conquistado em conjunto com a equipe.

O líder deverá ser capaz de manter o equilíbrio entre a razão e a emoção, entre o prático e o sonho. O líder é merecedor da liderança, porque deseja sê-lo, buscou aprender e sente-se capaz para o papel.

Destaco alguns estilos de liderança.

A compartilhada - o foco central é a participação. O líder compartilhador aprende e ensina, construindo visões comuns.

O líder eficaz sabe como envolver as pessoas. Ele partilha o poder, até porque o seu poder emana delas.

A persuasiva - o líder convence o grupo com argumentações, dados e fatos, construindo um objetivo comum.

A delegadora - essa liderança é capaz de dividir responsabilidades e poderes sobre as tarefas, ações e fatos com os liderados.

A determinadora - o líder pede e determina que se faça aquilo que é da competência de outros.

O líder é mobilizador. Capaz de mover um grupo de onde se encontra para outro onde deveria estar.

Quando o líder solicita o apoio de um grupo, deverá convencer de que a causa é justa, a intenção é nobre, o caminho é coletivo e o desafio é crítico. Deverá mostrar que o objetivo só poderá ser alcançado com o comprometimento de todos.

O líder precisa, constantemente, dar feedback a sua equipe. A motivação para o aperfeiçoamento e a preparação para novos desafios só virá por meio do reconhecimento de seu desempenho.

Mas, atenção, o advogado líder precisa solicitar feedback dos membros da equipe. Dessa forma, saberá se está atendendo às expectativas, bem como, buscará o aperfeiçoamento de sua liderança.

O exemplo de vida e conduta, mais do que as palavras, fará de você um verdadeiro líder, gerando credibilidade junto a sua equipe.

Os líderes de amanhã são capazes de gerenciar o presente, abster-se das coisas passadas, de forma seletiva e buscar combustível suficiente para o futuro.

Deverão implantar um estilo de gestão que vise ajudar as pessoas a usar, com eficácia, suas competências, criando um ambiente propício à discussão, permitindo que liberem suas capacidades criativas.

O bom líder terá uma visão futurista, encorajará, emocionará, ensinará, cultuará o desprendimento e a diversidade, respeitará as diferenças, e fará bom uso das peculiaridades para obter as melhores ações, intenções e soluções.

Sei que o que abordamos, nem de longe, esgota esse assunto.

Seria tema para um curso de extensão universitária, tendendo a constantes reciclagens; pois a cada dia a liderança incorpora nova gestão, a fim de adaptar-se às constantes mudanças ocorridas no mundo jurídico e corporativo.

__________

*Débora Pappalardo é sócia da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico.

_________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca