MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Ordem e progresso. A qualquer custo?

Ordem e progresso. A qualquer custo?

Leonardo Lopes de Almeida Duarte

Protestar contra tudo é abstrato. Protestar contra algo, em particular, é específico e produz resultados mais concretos. Há que se ter sobriedade, uma vez que a linha entre o certo e o errado costuma ser tênue.

domingo, 18 de agosto de 2013

Atualizado em 16 de agosto de 2013 11:19

Corrupção, injustiça e impunidade são palavras que fazem parte do consuetudinário brasileiro. A má-fé conjugada de desonestidade é tema que contamina o seio do país desde as primeiras páginas dos livros que versam nossa História. A irresponsabilidade vista na saúde pública, nas escolas e nas ruas evidenciam os graves problemas que o Brasil enfrenta. O serviço público, onde a competência deveria ser elemento ético e não técnico, principalmente no que se refere aos governantes, caiu em absoluto desmerecimento. Trata-se de uma realidade alicerçada em violações de toda ordem e desobediências de toda sorte, abruptamente socada nas gargantas dos - até então - mudos brasileiros.

Desviar os olhares das reais mazelas de uma sociedade sofrida e faltar com o mínimo de sensibilidade são as principais atitudes que caracterizam os líderes de nossa capital, Brasília - onde o poder está entronizado. As últimas semanas demonstraram que o brasileiro resolveu escolher as batalhas e guerras que deseja travar. São muitas, de fato. Há as exceções, aqui representadas pelos desinteressados, pobres de espírito, vândalos e aproveitadores. Há o problema da descentralização que, de certa forma, gera um pouco de desorganização. Protestar contra tudo é abstrato. Protestar contra algo, em particular, é específico e produz resultados mais concretos. Há que se ter sobriedade, uma vez que a linha entre o certo e o errado, a luz e as trevas, costuma ser tênue. Não pretendo desmerecer aqui qualquer tipo de manifestação, por óbvio. No entanto, sou forçado a acreditar que trilhamos por um caminho perigoso. O objetivo do presente texto não é o de resmungar contra o povo brasileiro e suas manifestações, uma vez que o resmungo é o refúgio do preguiçoso. Preguiçoso não faz, não escreve. Não se revolta, não vai às ruas, não contribui. Não pensa, não reflete. Não oferece saídas, muito menos provoca o debate. O momento em que vivemos não pode, nem deve ser confundido com aventura do ponto de vista histórico, mas sim audácia. O audacioso se organiza, se prepara e vai à luta. O aventureiro simplesmente vai e morre, já que nunca possuiu foco ou objetivo a ser alcançado, nem soube por qual estrada trilhar. Para quem nunca soube para onde ir, nenhum vento é a favor.

Percebo que a sede de sangue de alguns revoltados continua. Todos se revoltam com a corrupção, é claro. Justo. No entanto, me refiro aos que são movidos pela emoção e pelo temperamento. Aos que se recusam a abrir as janelas da mente e, por isso, vivem no cárcere intelectual. Pensam na exceção, não na regra e acabam por prejudicar aos outros e a si mesmos. Agora gritam, imploram pela criação de um Direito Penal do inimigo [1], traduzido em normas de repressão e que assume caráter inquisitório e punitivista. Tudo movido pela pressão popular, pelo gosto de sangue na boca e pelo coração que nos engana de forma consuetudinária. Muitos preferem abrir mão de suas próprias garantias e direitos conquistados ao longo da História para arriscar uma perigosa manobra cujo objetivo é o de colocar corruptos na guilhotina a qualquer custo - o que configura verdadeira afronta aos dois grandes pilares de uma democracia: a liberdade e a legalidade. Cabeças penduradas costumam dar o exemplo, já pregava a Coroa. Novos tipos penais, aumento de penas e punições exemplares. Tudo para abrandar o coração, acalmar o espírito e trazer, ainda que de forma ilusória, aquilo que chamamos de sensação de segurança, além de errônea interpretação e sensação de justiça.

Espero, sinceramente, que não sejamos vítimas do óbvio, já que ele nos coloca no cárcere da mesmice. E que o povo brasileiro não se intimide, mas também seja prudente e sóbrio - uma vez que nos fora dada a maravilhosa capacidade da construção dos pensamentos, da arte de refletir e maturar as ideias. Que as lutas aconteçam, as mudanças venham e que jamais permaneçamos na janela, vendo o mundo passar e contemplando "a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores e o mesmo jardim..." [2].

___________

[1] Para Jakobs deve haver dois tipos de direito. Um que é dirigido ao cidadão, que, mesmo violando uma norma recebe a oportunidade de "restabelecer" a vigência desta norma através de uma pena - mas ainda assim, mesmo sendo punido, é punido como um cidadão - mantendo, pelo Estado, o seu status de pessoa e o papel de cidadão reconhecido pelo Direito. Há, porém, outro tipo de Direito, o Direito Penal do Inimigo, que é reservado àqueles indivíduos que pelo seu comportamento, ocupação ou práticas, segundo Jakob, "se tem afastado, de maneira duradoura, ao menos de modo decidido, do Direito, isto é, que não proporciona a garantia cognitiva mínima necessária a um tratamento como pessoa", devendo ser tratados como inimigos.

[2] Trecho da canção "A praça", de autoria de Carlos Eduardo da Corte Imperial, nascido na cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES, no dia 24 de novembro de 1935. Produtor artístico, envolvido no lançamento das carreiras de Roberto Carlos, Elis Regina, Wilson Simonal, Clara Nunes e outros artistas.

____________

* Leonardo Lopes de Almeida Duarte é advogado e professor de Direito na Academia do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de MG.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca